Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Campanha de doação de sangue acontece na região

Por Karen Santiago | 19/08/2011

pm

Karen Santiago PMs doam sangue durante campanha que se estende até o dia 27 de agosto

O ponta pé inicial para a campanha de doação de sangue, intitulada como Doar é Legal foi dada pela Polícia Militar do 25º Batalhão em parceria com a Autarquia de Saúde, Hospital do Pirajuçara, Fundação Pró-Sangue e prefeituras municipais, na manhã desta quinta-feira, 18, na faculdade Anhanguera. Um misto de solidariedade com amor ao próximo e preocupação com tantas pessoas que precisam de ajuda marcou a abertura da campanha.

Antes do início das doações uma palestra foi ministrada com intuito de conscientizar sobre a importância de doar sangue, quem pode e quem não pode doar. Um vídeo de oito minutos ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre a doação e na sequência a doação iniciou-se.

Policiais militares, funcionários da autarquia de saúde, prefeitos de São Lourenço e Itapecerica, além de Guardas Civis Municipais doaram sangue após passar por triagem, exames de glicemia, anemia e pressão e responder perguntas sobre sua vida sexual, em entrevista e em um programa de computador que gera um código de barras que, após a resposta verdadeira libera, ou proíbe a pessoa de doar sangue.

Para o prefeito Jorge Costa, a iniciativa é espetacular. “Tem aquele ditado que diz: Hoje pros outros e amanhã para nós. Temos que fazer nossa parte e iniciativa como essa são importantes. Parabenizo o 25º Batalhão pela iniciativa”, disse.

A superintende de saúde, Michele Sales, também parabenizou a polícia militar. “Estamos salvando vidas e por este motivo conseguimos unificar para realizar um dia de coleta. Sabemos da dificuldade nos bancos de sangue, o aumento no número de acidentes e uma diminuição no número de doadores, por isto essa parceria com a PM unifica o número de doadores que continua durante a semana. Os funcionários que irão doar serão beneficiados com um dia de folga”, afirmou.

Recém-chegado no Batalhão da cidade, o Tenente Coronel PM Taguti falou da importância da doação e, além disso, frisou que a polícia militar não realiza somente policiamento, mas também a parte humanitária. “Lidamos com pessoas e por este motivo precisamos fazer o bem. Iniciativas como essa precisam torna-se rotina das pessoas, uma prática natural, constante”, ressaltou.

A ideia da campanha também, segundo ele, é incentivar para que todos os policiais doem sangue. “Quanto mais doadores melhor para abastecer o banco de sangue da região”, avaliou. Tenente Coronel PM Taguti se colocou a disposição para a comunidade geral em relação ao policiamento e necessidade de segurança para amenizar o problema.

A campanha “Doar é Legal” se estende até o dia 27 de agosto. Todas as coletas serão realizadas no Hospital Regional do Pirajuçara (HGP), onde é localizado o Banco de Sangue da região. Para doar é necessário, se caso você for morador de Itapecerica, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço, marcar hora e dia no 25º Batalhão da Polícia Militar, pessoalmente ou pelos telefones: (11) 4666 2422/ 3637/ 7725 e 3677.

Faça sua parte, salve uma vida.

Giane

A nossa região vem crescendo graças a Deus e aos governantes da nossa região que vem se empenhando pra melhorar em todos sentidos. Agora acho que nosso amigo está exagerando já que a iniciativa é muito importante pra nós, moradores de municípios distantes do HC, caso nos aconteça algo é na região que procuramos ajuda. Que temos problemas com transportes isso é um fato mas não vamos desmerecer o trabalho de quem ta trabalhando.

Anderson

Sou doador a anos, sempr no hospital das clinicas. Entre pagar R$3,00 e ir até o Hc ou pagar R$2,70 pra andar poucos Km pelo Taboao,prefiro ir até as clinicas. Fica aqui meu protesto em relaçãoa passagem de ônibus e olha que muitas vezes deixei de ir no Hospital do Pirajussara justamente por isso. E publiquem por favor

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.