Mais 10 ônibus adaptados serão incluídos à frota de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/12/2009

A partir do início de janeiro de 2010, as pessoas portadoras de necessidades especiais e com dificuldade de locomoção poderão contar com mais 10 ônibus adaptados que serão integrados à frota municipal. 

Os ônibus serão distribuídos entre as linhas circulares da cidade e com essa nova frota, Taboão terá o total de 32 veículos, ou seja, mais de 40% da frota adaptada circulando nos bairros.

De acordo com a da Secretaria de Transporte e Trânsito de Taboão da Serra, a meta é chegar em 100% até 2012.

Segundo o prefeito Evilásio Farias, a entrega dos novos ônibus visa efetivar a melhoria do sistema de transporte coletivo da cidade.

''Damos um passo muito grande na modernização do transporte coletivo de nossa cidade. Ainda enfrentamos muitos problemas, mas tenho certeza, e estamos trabalhando muito para que em curto espaço de tempo, Taboão esteja com uma frota eficiente e moderna que garanta o acesso e qualidade aos usuários”.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Josemar de Luna comemora a ampliação.

“Hoje segundo censo do IBGE, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida representam 10% da população.

Projetos e melhorias de acessibilidade tem sido um ponto forte do governo do Dr. Evilásio, mas ainda tem muita coisa para ser feita.

Essa conquista de mais ônibus adaptados garante aos usuários maior locomoção, principalmente nos locais como o Centro de Reabilitação Social do Jardim Vitória e o alto do Maria Rosa”.  

Os novos carros possuem elevadores automáticos para o transporte de cadeiras de roda capazes de suportar até 250 quilos em plataforma elétrica, cintos e travas de segurança e espaço entre o corredor e as cadeiras adequados à movimentação dos demais passageiros.

Em Taboão da Serra as pessoas portadores de necessidades especiais e os idosos com mais de 65 anos tem o benefício de andar de ônibus gratuitamente.

Para solicitar a carteirinha de isenção de tarifa, basta comparecer ao Serviço Especializado em Reabilitação (SER). No local, estará disponível à população um médico que garantirá mais agilidade e eficiência no atendimento.

Além da apresentação dos documentos pessoais, no caso dos deficientes é necessária uma avaliação médica realizada por um profissional da Secretaria da Saúde.

Comentários