Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

CEI descobre origem do CD denúncia em Itapecerica

Por Karen Santiago | 12/08/2011

joao

Karen SantiagoJoão Miranda depõe na CEI e diz que os nomes citados no CD não tem envolvimento com os bota-foras

Os depoimentos do vereador João Miranda (PSB) e seu ex-assessor Vítor Rangel na Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para apurar as denúncias contidas na gravação de uma conversa comprometedora entre os dois nesta quinta-feira, 11, desvendaram que o estopim das denúncias foi após a nomeação de Soraia Miranda, mulher do vereador, como secretaria de governo. “A nomeação causou intrigas, divergências e uma grande disputa política”, afirmou Vítor Rangel.

A origem do cd contendo o diálogo entre o vereador e seu ex-assessor também foi desvendada. Segundo Vítor Ragel a conversa foi gravada em sua casa após um membro do partido PSB, conhecido como Tinho, orientá-lo para tal gravação com a justificativa de que João Miranda estava se apoderando do partido, da secretaria e nada estava sobrando para eles. “A conversa foi gravada há um ano (2010), no quintal da minha casa, pela minha mãe. Usei um gravador digital emprestado pelo Tinho. Chamei para uma conversa o vereador, após a minha exoneração e pedi ajuda a ele”, disse.

Vítor contou que a ideia da gravação partiu após a sua exoneração do cargo de subprefeito da regional do Jacira e de problemas pessoais. “Cheguei a usar muito entorpecente e até ficar internado por quatro meses, mas afastado do trabalho por nove. Queria ajuda do vereador e ele disse que primeiro tinha que me tratar como fui afastado por nove meses, ele ajudou a minha mulher com um cargo de livre nomeação na prefeitura”.

vitor1

Vítor esclarece origem da gravação e afirma não saber do envolvimento dos nomes citados no CD


Com relação ao conteúdo da gravação, especialmente os nomes dos vereadores José Hélio, Tonho Paraíba, Amarildo Gonçalves (Chuvisco) e vice-prefeito, Antônio Trolesi, citados na gravação, Vítor Rangel e João Miranda afirmaram que não existem provas que incriminem eles e que os citados não têm envolvimento algum com os bota-foras.

“Tenho até que pedir perdão por ter citados os nomes, porque as pessoas não têm envolvimento algum com os fatos narrados. Essa gravação não poderia ter se tornado pública porque incrimina inocentes”, observou Vítor.

“Quando ouvi o cd fiquei perplexo com as minhas falas, uma vez que fui induzido a falar coisas que não existem. Todos os nomes citados eu não tenho nenhum conhecimento de envolvimento em esquema de bota-fora e nem que receberam algum dinheiro referente ao crime”, disse o vereador João Miranda.

O vereador afirmou durante seu depoimento que a conversa comprometedora entre ele e seu ex-assessor não passa de uma conversa informal, onde não houve, em nenhum momento comprometimento com as palavras e alega que foi induzido a fazer denúncias e envolver outros nomes da administração municipal e poder legislativo.

“Falei fatos que eu mesmo desconheço. Tudo que falei são coisas absurdas, não passam de palavras mentirosas, afinal não sei do envolvimento dos vereadores, nem do presidente da câmara e vice-prefeito, Antônio Trolesi. Ninguém recebeu dinheiro e nem tinha envolvimento com bota-foras”, se explicou.

Para João Miranda essas denúncias que vieram à tona por meio da gravação, após um ano de sua origem, são de cunho político. “A gente sabe na rua, na secretaria de governo que tinha acordo entre eles (membros do partido) para que Renato assumisse a vaga de vereador (hoje sendo minha), Paulinho na secretaria de governo e Tinho assumisse o cargo de assessor especial da secretaria de governo”, detalhou.

O depoimento do vereador também esclareceu o interesse dos membros da comissão do partido PSB, no comando da pasta da secretaria de governo, uma vez, que o assunto, foi abordado, no cemitério após o sepultamento do vice-presidente do partido, José David e “amplamente imposto”, segundo o vereador em uma conversa fora do partido e na chuva.

“Me senti pressionado, pois o Paulinho queria de qualquer jeito assumir a secretaria e acabou me obrigando a marcar uma reunião com o prefeito, Jorge Costa, para indicar o seu nome. Na reunião, Jorge disse que tinha outros planos para a secretaria e que até poderia fechá-la. Uma lista de três nomes foi apresentada, dias após, a reunião e a Soraia assumiu o cargo, a escolha partiu do prefeito”, explicou.

A exoneração de Vítor Rangel do cargo de subprefeito da regional do Jacira, também foi abordado em seu depoimento. Segundo o depoente, o fato se deu por seu relacionamento conturbado e problemático no âmbito político com Cleber Bernardes, na época, diretor do Almoxarifado.

“Nunca tinha materiais suficientes para trabalhar, por exemplo, se pedia 60 sacos de cimento, chegavam 10. Pneus que seriam utilizados em um caminhão de lixo sumiram e na sequencia uma máquina da prefeitura que ficava guardada em uma residência durante uma obra foi vista pela GCM e fui chamado para dar explicações na delegacia. Eles disseram que a máquina estava trabalhando, mas ela estava parada”, salientou.

Vítor contou em seu depoimento que nunca foi beneficiado pela administração pública para obter licença ou tocar, dar andamento em uma obra na cidade. “Nunca usei do poder público para conseguir licença, tocar bota-fora. Toda vez que tentei fazer obra, fui notificado, por falta de licença da CETESB e a obra foi embargada, não consegui fazer nenhuma obra em Itapecerica”, observou.

De acordo com Vítor, os bota-foras são esporádicos em Itapecerica, que segundo ele, é o local mais procurado para a prática do crime. “Um proprietário / empreiteiro pode conhecer o outro, mas não há parceria e ligação nenhuma com o outro bota-fora”, afirmou.

Outros depoimentos
A CEI também ouviu desde às 13h desta quinta-feira, 11, os responsáveis por protocolar o cd denúncia na câmara municipal da cidade, fato que gerou a instauração da comissão. Os três funcionários da secretaria de governo, Ivone Cooler, José Barbosa, Paulo Sérgio e Vicente Fausto, Tinho, além de Paulo Pereira (assessor especial do prefeito) afirmaram durante depoimentos que se sentiram pressionados pelo vereador e sua mulher, Soraia Miranda, após protocolarem o cd na casa.

“Houve perseguição, fui mudado da secretaria de governo para o gabinete do prefeito. Após protocolarmos o cd na casa de leis, o vereador foi até a secretaria avisar que haveriam mudanças, e na sequencia, fui mudado de função”, disse Paulo Pereira. O funcionário José Barbosa também disse ter sofrido perseguição, uma vez que foi remanejado de departamento.

cei_1

Tinho é ouvido após protocolar o CD na câmara; Ele é apontado por Vítor como idealizador da gravação


Paulo Sérgio afirmou que foi após o partido ter acesso ao CD, que segundo depoimentos dos funcionários, foi deixado na porta do departamento de governo e adquirido pela funcionária Ivone, que avisou sobre o ocorrido e uma reunião na sede do partido foi marcada, mas terminou na casa de Renato.

“A ideia da reunião era ouvir o conteúdo do cd, até o momento, o assunto não era de meu conhecimento. Antes da reunião, a secretaria Soraia me chamou na sua sala, pedindo para que eu não fosse à reunião, mas mesmo assim eu fui”, contou.

Todos os depoentes funcionários da prefeitura e membro do partido disseram que o objetivo de protocolar na câmara, MP e Polícia Civil, é para que o fato seja investigado, para que o nome do partido seja mantido limpo e para mostrar que os membros não compactuam com o crime.

CEI (Comissão Especial de Inquérito)

Zé Martins é o presidente da CEI, Paulinho PM o relator e  Regina Corsini é membro. Nas mãos dos três está a tarefa de melhorar a imagem do legislativo na cidade desgastada em razão da onda de denúncias contidas no cd de João Miranda.

 

 

 

12º

Grannah

Esta é a politica Itapecericana que eu conheço, não vejo nada de estranho neste conversas, pois a politicagem so trata de interesses individuais e quem pode mais chora menos. Pena que nossos politicos tem a mente de uma criança. não se faz nada de substancial para a cidade, enquanto se ver Barueri, embu, Cotia, Carapicuiba Osasco crescendo e se modernizando nossa cidade fica ao Deus dará, e nem preciso exemplificar basta dar uma volta nos bairros para se ver a situação; recapear ruas e quebrar calçadas prontas para se refazer deixando por fazer aquelas que nunca viram um concreto "estranho" Quando este políticos vão aprender que uma cidade rica em desenvolvida pode trazer muito mais benefícios para todos, incluindo eles

11º

VIVIANEOLIVEIRA

ESTAMOS TODOS TORCENDO PARA QUE A VERDADE APAREÇA E VC DE A VOLTA POR CIMA CONTE COM O APOIO DA FAMILA AMAMOS VC . VIVIANE TIA KIKA E TODOS .DEUS TE ABENÇOE.

10º

Sueli Ribeiro

Estou aqui colacando meu ponto de vista em relação a falta de respeito ocorrida em nossa cidade e nada me tira da kbça q o vereador é o com menor culpa nesse meio afinal de contas como foii dito na CEI pelo senhor vitor é tudo foi bem montado pelo TINHO para pegar o João e assim conseguir derruba-lo para deixar o cargo livre para o Renato da Padaria e claro a secretaria de governo para o senhor Paulo pereira q é sim conivente com o ocorrido, em relação a secretaria que se dane afinal de contas nunk fui a favor do nepotismo mas em relação ao vereador ele foi eleito portanto deve ir ate o final de seu mandato onde ai o povo itapecerica ira ver se ele deve ou ñ ser reeleito. em Relação a Sra Ivone sem comentarios afinal de contas falei somente de sua votação vergonhosa e com certeza os eleitores de Itapecerica ñ te conhecem tanto assim ñ viu caso contrario teriam se lembrado de ti no dia da eleição passada rs mas isso ai vai tentando que um dia vc consegue passar dos 100 votos kkk

Ivone Forte Cooley

Srª Suely da Silva tive esta pequena votação mas foi sem iludir, usar e dar falsas promessas a estes eleitores que conhecem minha criação, pois sou filha de Itapecerica onde nasci, cresci e casei portanto, este comentário infeliz que a senhora teceu a meu respeito é IRRELEVANTE.

Mauro

É pura sacanagem o cara chegar para depor e falar que está fazendo um favor à população, como fizeram Tinho, Paulo Pereira e PC. Como não conseguiram morder uma fatia do bolo eles resolveram soltar um cd que já conheciam a mais de um ano. Estariam fazendo um grande serviço à população se não houvesse o interesse nos cargos da Secretaria de Governo, mas, esse foi o estopim da crise. Não adianta posarem de justiceiros, uma vez que agiram por puro interesse. Todos os envolvidos devem pagar, porém eles, os acusadores, não são inocentes em nada também, devem ser penalizados por serem coniventes por mais de um ano com esse crime, pois conheciam as falcatruas e nada fizeram, somente quando viram que não ia sobrar nada para eles é que eles agiram. Também conheciam a respeito desse suposto fúncionário fantasma e só agora é que resolveram vir a público para falar, que dizer que se o Paulo Pereira fosse Secretário e os outros tivessem belos cargos no Governo nada disso estaria acontecendo. Para mim todos estão no mesmo barco e de uma forma ou de outra envolvidos neste esquema de corrupção.

Paola

E o Funcionario Fantasma que foi revelado na CEI? Ninguem vai comenta porque é uma vergonha gente, Fala serio alem de ser feito de laranja o tal funcionario fantasma citado pelo TINHO e pelo Paulo Pereira Não Recebia nem metade de seu salario ( Nada na Verdade) Pois o Vereador João Miranda Ficava Com o Cortão do mesmo, Pois na CEI Foi entregue um Documento da Empresa a Onde ele trabalha na verdade.Entao vamos dizer pessoal o cara nem Sabe a Cor do Cartão que "tinha". O que a Camara de Vereadores Está Esperando para Cassar Este VEREADOR CORRUPTO ????? Isso sim e uma Vergonha para nossa cidade.. Cadeia nele.... E leva a mulher de Brindeeeee................

Resposta:Paola, o Jornal em breve fará uma matéria sobre o assunto.

alison rogerio

quem tem que tomar vergonha na cara somos nós.

Anonimoooooooo.... tenho ate vergonha

"pelo jeito ainda é inocente em relação as outras cobras que se tem no PSB itapecericano" essa é boa kkkk de inocente só temos nós como eleitores colocar um cara para poluir nossa cidade... essa foi boa... inocente me ajuda ai ooooooooooooooooo que  de inocente esse nao tem nada... bota investigação nele .... vamos ver se ele é inocente... Aff q vergonha

2012 Queremos ficha limpa

Nossa SUELI RIBEIRO vc deve tar sendo bem paga pra tentar restaura a imagem, não chamo de joão chamo logo de jão miranda pois, Vereador de primeiro mandato e dar esse presente isso sim é um tapa na cara do povo itapecericano....claro que sabemos que ele é peixe pequeno da historia ... agora TROLESI e JAIME DAMASENO ... já tem historicos de picaretagem mas sempre souberam da um geitinho ,,, quem sabe agora ... não pague pelas concequecias .... não podemos esquecer de que muitos outros nomes tem importantes participaçoes ... assim como o vice do PDT que representa muito bem o Erlon ... a A NENE da chamada faixada uniaçao ...que atua com CNPJ falso..... tudo tem seu tempo determinado ... mas sinto vergonha de ver minha querida ITAP da SERRA passando por essa isso p... ..por outro lado feliz em saber que ha grandes probabilidades de encarcerar muitos bandidos que estão disfarçados . um abraço ao JORNAL NA NET nos itapecericanos agradecemos o espaço ...

Sueli Ribeiro

O que a inveja ñ faz né ? os candidatos derrotados nas eleições Paulo Pereira, Tinho e Renato da Padaria alem da Ivone(essa nem comenta pela vergonhosa votação) de olho na cadeira do então vereador João Miranda articulando em relação a um esquema conhecido e mtu bem dentro da administração do prefeito Jorge Costa pelo qual ñ deve ter pedido sua fatia por achar o valor mtu baixo a receber afinal de contas gosta de comissões bem maiores, levam uma gravação a público 1 ano depois de feita agora me digam uma coisa, isso sim é falta de respeito para com o eleitor afinal de contas sabiam do q estava acontecendo com nossa cidade a tanto tempo e só na hora da revolta q soltam assim acorde povo itapecericano João Miranda pode sim ter sido enganado em relação a isso afinal de contas pelo jeito ainda é inocente em relação as outras cobras que se tem no PSB itapecericano.

josé

Que vergonha,depois de falar em um cd por 2 horas esse verador tem a cara de pau de dizer que foi induzido,conversa pra boi dormir.Conta outra história que nesta ninguém acredita.

thyago

colocaram a pizza no forno?

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.