Emoção e nível elevado de palestras marcaram 9º Encontro de Autismo em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 8/04/2024

O 9º Encontro de Autismo de Taboão da Serra ocorrido neste sábado, 6, no Cemur, foi marcado pela emoção de ver jovens autistas expressando seus talentos, desejos e sonhos enquanto pediam empatia e inclusão. A participação dos autistas e o nível elevado das palestras fez o evento ser considerado o melhor já realizado. 

 Os jovens autistas Giovanna Bonfim (Gigi) e Gustavo de Andrade arrebataram os corações do público relatando os sonhos que alimentam para a vida adulta. Gigi está cursando o ensino médio e sonha em ser treinadora de cães guia. Gustavo quer tirar a CNH, fazer faculdade e intercâmbio. Os dois mostram na prática que autismo não impede sonhos e conseguiram patrocinadores para concretizar seus objetivos. 

Idealizador do encontro, o vereador Dr. Ronaldo Onishi lembrou que quando foi convencido pela Gigi a atuar na causa, o autismo era desconhecido e cercado de preconceitos. Ele fez um balanço das conquistas na área entre as quais citou as leis que criou a semana do autismo, a carteira municipal de identificação do autismo e a criação do Centro de Referência do Autismo. 

 “Tenho a felicidade de ser autor de várias leis sobre o autismo. Entendo que a inclusão deve ser da sociedade. É nisso que eu acredito e foi o que praticamos neste encontro que marca a história como o melhor que já realizamos”, afirmou Dr. Onishi na abertura do 9º Encontro de Autismo, em Taboão da Serra.

Gigi ensinou aos participantes que para lidar com os autistas é preciso unir respeito, paciência e confiança. Ela presenteou o público com uma música. Quem também fez bonito foi o autista Leonardo Moura que tocou teclado na abertura do evento.

“O encontro foi emocionante. Sem sombra de dúvidas o melhor já realizado”, sentenciou uma profissional de saúde da cidade que todos os anos marca presença no evento. 

Dra. Bruna Ituassu, especialista em autismo, mãe atípica e CEO da ExpoTea (exposição internacional de empresas no ramo do autismo) ministrou uma palestra inovadora voltada ao autismo em adultos, passando por temas como comportamento, convívio social, afetividade e sexualidade saudável. 

Com o título “Meu filho autista cresceu, e agora?”, ela descreveu detalhes que impressionaram a todo o público atento de um Cemur lotado.

A Dra. Ituassu também presenteou o evento com o sorteio de mentorias exclusivas sobre o tema da sua palestra.

A médica pediatra Adriane Yamamoto desmistificou o autismo na infância numa palestra cheia de conteúdo e aprendizado.

Outro momento muito importante foi a palestra da Dra. Andreia Cristillo, especialista em Direito Previdenciário sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). 

De forma muito didática, ela explicou as mudanças após a lei Berenice Piana, em 2012. Além disso, deu o passo a passo de como solicitar os benefícios junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), quais são as principais causas da não aprovação do benefício, observações importantes para responder ao questionário biopsicossocial e como proceder em caso de recursos e judicialização. Um verdadeiro caminho das pedras.

Arte, musicoterapia e meditação através do mindfullness também fizeram parte do 9º encontro de Autismo.O evento teve a participação de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Conselho Tutelar e da Saúde do município. Além de jovens e adultos atípicos e suas famílias.

Serviço: 
Dra. Bruna Ituassu: @bruna_ituassu (instagran)
Dra. Andreia Cristillo: 11 947266699 (whatsapp)
Dra. Adriane Yamamoto: @adriane_yamamoto (instagran)
ExpoTea: https://expotea.com.br/

Comentários