Defesa Civil de Taboão participa da 2ª etapa do curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/08/2011

A Defesa Civil de Taboão da Serra participou, no final do mês de julho, da segunda etapa do curso de Prevenção em Acidentes e Primeiros Socorros. O curso que teve o objetivo de ensinar os princípios básicos de primeiros socorros a serem utilizados em ocorrências atendidas pela Defesa Civil teve o inicio no mês de maio e será dividido em quatro etapas.

O coordenador da Defesa Civil, Carlos Senna, explicou que, “estamos dando continuidade ao curso porque não tem como atender os 80 funcionários da Defesa Civil de uma só vez. Dividindo em quatro turmas conseguimos aplicar as aulas de forma didática e igualitária”.

Assim como na primeira etapa a capacitação teve a duração de seis horas e contou com um material institucional mostrando alguns acidentes de trânsito e uma aula prática ministrada pelo 2º Sargento, Dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Itapecerica. “É importante frisar que o trabalho da Defesa Civil auxilia o atendimento do Corpo de Bombeiros porque geralmente eles são os primeiros que chegam ao local do acidente”, disse o sargento.

Senna enfatizou que as aulas são iguais para todos e mostra como a Defesa Civil deve agir quando acionada em casos de acidentes e incêndios.  “Para um acidente de carro com vitimas fomos orientados a primeiro ligar no 192 e 193 (Bombeiro e SAMU), depois isolar a área com cones e fitas zebradas, verificar a origem do problema e se consta vazamento de gasolina, desligar a bateria do carro, retirar as pessoas próximas do acidente e colocar a pessoa acidentada na prancha. Já o incêndio, além de isolar o local tem que desligar a energia elétrica e procurar saber de que forma começou”, explicou Senna.

Para Marcelo Balarini, integrante da Defesa Civil, “o curso só veio a somar mais conhecimentos para nossa profissão e até mesmo no nosso cotidiano”.

Serviço
Defesa Civil de Taboão da Serra
Telefone: 199

Ricardo Vaz

Comentários