Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Ministério Público pode acabar com rodeio de Itapecerica

Por Outro autor | 10/08/2011

rodeio

Arquivo do Jornal na NetPedido do Ministério Público pode acabar com rodeios em todo o Estado

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) ajuizou nesta quarta-feira (10) duas ações civis públicas para impedir a realização de rodeios em áreas urbanas nos municípios de Santo Antônio do Jardim, a 201 km da capital paulista, e Espírito Santo do Pinhal, a 189 km da capital. As ações fundamentam que diversos laudos e estudos técnico-científicos demonstraram que o uso de certos acessórios como esporas em provas de montaria provocam danos nos animais, além de dor e sofrimento. Se as ações obtiverem êxito o rodeio de Itapecerica da Serra poderá acabar. 

Se o MP conseguir acabar com os rodeios vai atender aos anseios de ambientalistas e dos críticos desse tipo de festa. Em Itapecerica, até o momento não dá para saber o retorno que a festa traz para a cidade.

Os promotores alegam que ficou comprovado, pelos mesmos estudos, que várias provas realizadas nos rodeios impõem crueldade contra os animais com destaque para a modalidade "calf roping", em que bezerros com 40 dias de vida são lançados e tracionados no sentido contrário ao que correm, e na sequência são erguidos pelos peões e atirados violentamente ao solo com três patas amarradas por meio de movimentos bruscos, causando sérias lesões em suas colunas e até a morte dos animais.

Os organizadores dos eventos sustentariam a prática dos rodeios como manifestação cultural brasileira, mas, segundo a ação, diversas modalidades realizadas são importadas da cultura norte-americana, incluindo os nomes das provas. A Promotoria de Justiça contesta ainda o argumento de que os rodeios representariam importante movimentação para a atividade econômica das cidades pois, segundo os dados oficiais, os shows musicais seriam o maior captador do grande público para as festas.

fabio g. paz

eu nem vou perter muito tempo discutindo esse assunto,so quero avisar estes mau informados que um touro de rodeio peça aproximadamente 1200kg e vivem mais de 15 anos e trabalhao como meu amigo celso falou menos de 5 minutos por ano. o rodeio para nos nao e uma diverçao mais sim uma profissao como qualquer outra que seja digna. convido os contra o rodeio em touros a vim ver a tratamento e cuidado que nos proprietarios temos com nossos animais que sao verdadeiros atletas.

Celso

seus filhos estão correndo risco de entrar para o mundo das drogas e voçes estão preocupados em acabar com o rodeio são muito hipocritas mesmo de churrasco voçes gostam né!! um touro de rodeio pula menos de 5 minutos por ano quem não acredita assista esse video http://www.youtube.com/watch?v=Ktg-opMI47o

Walkyria Bittencourt

Zé Mané é aquele que não sabe a diferença entre o prazer de se alimentar e se alimentar do prazer de ver o sofrimento do animal. Quer mostrar que é homem vai lutar MMA...

JOSÉ BERNARDO CAMBLOR NAVA

Perfeita atitude do MP.

Paula

Já estava na hora de não apenas o rodeio de Itapecerica, como TODOS os outros rodeios terem um fim. Não há motivos para maltratar um animal, seja um motivo 'cultural' ou não, isso não passa de uma barbárie. Tem pessoas que dizem que só vão no rodeio pelos shows, e é assim que deveria ser.

paulo roberto

justificar a tortura ou o sofrimento causado a um ser, seja ele animal ou humano,usando o argumento da ``manifestacao cultural`` e muita cara de pau.` se os defensores de tais atrocidades fossem as vitimas eu queria ver se eles manteriam suas opinioes. no dos outros tudo pode.... . se liga seus caras-de-pau. por que nao vao procurar causas mais nobres para defender?

gerson Lazarin

O cara come bife todo dia e vem encher o saco com esta historinha de boi sofrendo...para de comer carne e vai pastar cambade de zé mané... Aliás, esta juizada que não tem o que fazer gosta é de um novilho precoce...kkkkkk...

Junior B.

Finalmente, já éra tempo de alguém tomar essa postura. Em Itapecerica da Serra essa festa não traz benefício nenhum a não ser para os políticos que recebem dezenas de ingressos e depois saem por ai vendendo. A cidade fica somente com o transtorno no transito, com o prejuizo no comércio e com a sujeira deixada pelos visitantes. Vamos acabar com a festa do Peão em Itapecerica da Serra. Isso ai é uma cultura inútil.

Edson Lelis

Infelizmente em nosso país temos a mania de cultivar certas práticas em nome da cultura não importando ou questionando se tais práticas é certa ou não, apenas dizemos que é cultural e portanto merece continuidade......puro irracionalismo.......a falta de questionamento em nossas vidas nos deixa leigo e cego. Nada que ocasione dor e sofrimento seja lá o que for poderá ser correto.

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.