Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Força tarefa se une contra Cracolândia em Taboão

Por Sandra Pereira | 8/08/2011

capa

Sandra PereiraMáquinas da prefeitura trabalham para limpar terreno chamado de Cracolândia Galeria de Fotos

Uma verdadeira força tarefa formada por várias secretarias municipais de Taboão da Serra, as policias civil e militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), moradores e comerciantes se uniu no combate à área denominada de Cracolândia de Taboão da Serra.  Nesta segunda-feira 8, pela manhã, uma ação conjunta iniciou a limpeza e desocupação da área. Ao menos 12 pessoas estavam no local consumindo drogas foram abordadas pelas equipes que foram in loco constatar o problema. 

Dos 12 usuários somente um aceitou tratamento, os demais deixaram o terreno. Três se dispuseram a receber, posteriormente, visita dos profissionais da Secretaria de Assistência Social e as demais deixaram a área temendo ser identificadas.

A Cracolândia de Taboão da Serra está localizada num terreno abandonado na avenida Kizaemon Takeuti e foi denunciada numa reportagem do jornalista Rodrigo Martins no site O Taboanense.

O desafio agora, segundo Alerte Silva, secretária de Assistência Social é provocar os governos estadual e federal para ajudar no combate ao consumo de drogas. De acordo com ela, a Frente Parlamentar contra as drogas da Assembleia Legislativa será informada sobre os casos envolvendo o consumo de drogas na cidade.

A secretária criticou o fato da legislação impedir a internação à revelia do paciente no sistema público de saúde. Arlete lembra que quando a família tem condições financeiras encaminha as pessoas para tratamento, entretanto, quando não tem condições financeiras e a pessoa se recusa a ser tratada não há opção.

“Eles não querem mais precisam. Infelizmente hoje a lei impede que a pessoa seja internada para tratamento nos órgãos públicos sem o seu consentimento. Outro problema é que existem poucos locais onde esse atendimento é feito”, salientou Arlete Silva.

Ela contou que ao chegar no terreno de propriedade particular localizado na Kizaemon Takeuti ouviu os usuários falarem em tom de desabafo: “maldita droga”. A secretária orientou que para denunciar uso de drogas, prostituição e outros crimes em Taboão basta ligar para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) - 4139-9093 ou 4138-7155. 

O secretário de Manutenção e Obras, Carlos Eduardo de Toledo, disse que as intervenções da prefeitura na limpeza do terreno devem se estender por uma semana. O custo da manutenção será cobrado posteriormente aos proprietários do terreno.  Segundo o secretário a polícia e a GCM vão fiscalizar a área.

“Todos vão fazer a sua parte. Inclusive os moradores e comerciantes. Nesse espaço aqui não haverá mais consumo de drogas”, sentenciou. 

to passado futebol clube

Pessoal to passado mesmo , fiquei sabendo que a GCM de taboao esta acabada, as viaturas são alugadas, as poucos que são patrimonio são do ano de 95, não tem uniforme pro pessoal, e falta muita coisa, como o secretario se compromete a fazer rondas pelo local, acordem nossa GCM que muitos serviços ja prestou ao povo taboanense precisa ser vista como melhores olhos, sempre que precisei da GCM sempre fui prontamente, rapidamente atendida, mas hoje ta igual o 190 da policia militar quando voce liga ou não tem viatura para atender ou dizem que estão mandando uma viatura e voce espera, espera, cansa e vai dormir........Eu ja disse particularmente adoro a GCM de taboão pois sempre fui bem atendida, mas adoro os Guardas, que fazem de tudo para servir a população da melhor forma mas a administração ta deixando a desejar, boa sorte a voces meus queridos Guardas Municipais.....

FRANCISCO ALVES

Terreno de politicos é so olhar o nome da rua, a PMTS queria construir uma escola ai e não conseguiu a desapropriação, que vergonha, tenho um amigo que por falta de calçada e muro foi multado em mais de mil reais e ai como fica essa vergonha !!!!!!

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

1ª Caminhada contra as drogas mobiliza Embu-guaçu e reúne mais de 2 mil pessoas

Mais de duas mil pessoas participaram da 1ª Caminhada contra as drogas realizada pelos Policiais...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

27/06/2017

Região do INSS e AME Taboão ganha ponto de ônibus, pintura de faixas e semáforo

As imediações do prédio do AME e do INSS em Taboão da Serra, na Estrada de São Francisco,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.