Prefeitura de Taboão encaminha “ex-flanelinhas” para o PAP

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/08/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE) esta acolhendo as pessoas que atuavam como “flanelinhas” nos centros comerciais do município.

Depois de uma triagem essas pessoas serão encaminhadas para o Programa de Apoio ao Profissional – PAP. Neste programa, os cidadãos recebem uma bolsa-auxílio e treinamento em diversas áreas como Limpeza Industrial Hospitalar, Portaria e Zeladoria, Recepção e Organização de Eventos, Limpeza de Vidros, entre outros.

“Com a implantação da Zona Azul, nosso serviço na rua vai acabar e graças à Prefeitura, com o PAP vamos conseguir nos manter em atividade, aprendendo alguma coisa diferente e o melhor, vamos poder sair da rua”, afirma Daniel João de Oliveira, ex-flanelinha.

No atendimento realizado na Secretaria de Desenvolvimento, são identificadas as pessoas que ainda não têm os documentos em ordem, muitas delas estão com documentos desatualizados, elas são encaminhadas para os órgãos competentes, a fim de regularizarem sua situação.

“Esse é um trabalho que não tem preço. Além de ajudarmos a esses profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho, há todo um acompanhamento acerca do histórico de cada um, muitos deles já tiveram problemas com a justiça, alguns são egressos do sistema prisional, o que diminuem muito as chances de recontratação, sem o nosso auxílio”, afirma a secretária de Desenvolvimento, Jacira Moreti.

Os colaboradores do PAP podem atuar apenas 6h por dia, já que o grande intuito é um treinamento e o objetivo final é possibilitar a reciclagem desses profissionais por meio dos cursos. Eles recebem a capacitação por um ano, perído que pode ser prorrogado por mais um ano, caso a pessoa não consiga voltar ao mercado de trabalho. Depois disso, o contrato é rescindido e ela é encaminhando pela SDE para as vagas de emprego disponíveis, de acordo com o perfil de cada profissional.

Marcelo Valladão

Comentários