Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Quebra de multas de trânsito são investigadas em Taboão

Por Karen Santiago | 4/08/2011

pc1

Arquivo Jornal na NetNovo relatório aponta irregularidades em esquema de multas de trânsito

Novas investigações mais detalhadas sobre os possíveis cancelamentos de forma fraudulenta em multas de Taboão da Serra, envolvendo o atual secretário da pasta na época, Claudinei Pereira foi divulgada no novo relatório da Polícia Civil da cidade nesta quinta-feira, (4). Um pedido à Justiça decreta 29 mandados de prisão de suspeitos na fraude, ao menos cinco vereadores podem estar diretamente envolvidos no esquema, segundo aponta o relatório.

Entre vereadores, o relatório ressalta nomes até do prefeito Evilásio Farias que pode ter sido beneficiado com o cancelamento de uma multa a qual trafegava sem o cinto de segurança conforme determina a Lei de trânsito municipal e estadual. Guardas municipais, um delegado e até policiais militares estão entre as pessoas que supostamente foram beneficiadas com a quebra de multas.

O relatório detalha uma série de recursos apresentados à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). Informações apontam que a cidade de Taboão tem em média 56% de recursos deferidos,  a média do Estado de São Paulo é de 35%. 

O esquema fraudulento com a participação de políticos na cidade é investigado desde 2006. Até agosto de 2011, mais de 7 mil multas foram canceladas, o total de pedidos soma 12.651. O relatório da Polícia demonstra em mais de suas 230 páginas que mais de R$ 1 milhão deixou de ser arrecado com o esquema.

Em entrevista à Folha On-line o prefeito Evilásio Farias se defendeu dizendo que não fez nenhum pedido da multa e afirmou que irá procurar entender o que aconteceu para o seu nome configurar entre os envolvidos da fraude investigada.

Por sua vez, o ex-secretário de Mobilidade Urbana Claudinei Pereira dos Santos, assinou o pedido de cancelamento do prefeito, alegando que a sua assinatura foi um erro. Em relação ao alto índice de cancelamento, para Claudinei os cancelamentos não ultrapassavam os 4%.

Exemplos de recursos:
Entre tantos recursos apontados no relatório, elaborado pelo Chefe dos Investigadores da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, Ivan Jerônimo da Silva, muitos chamam atenção pelas desculpas utilizadas para o cancelamento das multas.

"Eu não estava com celular, usava uma pulseirinha preta na mão esquerda", "pelo meu velocímetro não estava marcado velocidade acima do permitido" ou "talvez me excedido na velocidade, mas tenho pena conssiencia de que não vi a placa que marcava a velocidade determinada nesta avenida, conserteza si tivese visto teria reduzido a velocidade a determinado pela mesma" (sic).

Prisões

Vinte e três prisões, sendo 4 vereadores, três secretários municipais e vários funcionários e ex-funcionários da prefeitura de Taboão da Serra. Quatro acusados foragidos. Dezenas de computadores, centenas de pastas de documentos e pelo menos 10 veículos apreendidos. Este é o saldo inicial da maior operação já realizada pela Polícia Civil de Taboão, que investiga a fraude na arrecadação de tributos como o IPTU e o ISS.

Novas prisões não são descartadas e as investigações prosseguem a todo o vapor na cidade.

Confira matéria da Folha On-line e o relatório na íntegra:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/953886-metade-das-multas-de-transito-sao-anuladas-em-taboao-da-serra.shtml

Ronaldo

Nada me espanta a desculpa da pulseirinha, pq já participei de uma situação, q o cidadão q levou a infração por dirigir utilizando telefone celular, retornou momentos após e segurando na mão o acendedor de cigarros do carro, disse q era isso q ele usava no momento. Foi autuado pq a orelha não estava queimada para comprovar a desculpa

Agente

Se a moda pega, cuidado autoridades limeirense.

Suzana

Isso é uma vergonha para Taboão da Serra, mas será pior quando as investigações chegarem à Embu, isso é se a policia de fato correr atras para verificarem as irregularidades. Por favor acabem com essa pouca vergonha em Embu.

Cristiane

Ao amigo do comentário 4º.... pior que esta justificativa, foi aquela que consta na 25ª, que diz que o infrator disse que cometeu a multa por distração.... isto é uma piada, um absurdo, uma afronta a qualquer pessoa de bem, pelo amor de Deus isto é o fim do mundo....

operador de trânsito

kkkk como um cara alega que estava com uma pulseira preta no braço e o agente confundiu com um celular e ele ganha um recurso desse,que porcaria de jari é essa???uma vergonha,tem que prender tudo mundo mesmo,se pelo menos ele alegasse que estava coçando o ouvido passava batido pq a maioria das pessoas fazem isso e se o agente não prestar atenção comete esse erro mesmo,eu só faço se tiver certeza que eu vi o celular,pq a pior coisa é punir uma pessoa injustamente,e o pior ele foi multado 2 vzs conforme o relatório da p.civil e alegou a mesma coisa e ganhou no recurso,um absurdo!!!

Neco do Leme

Parabéns policia civil de Taboão da Serra pela seriedade e a excelente investigação. Precisamos moralizar a cidade e que os culpados paguem pelos crimes na justiça.

Antonio Fagundes

Tem muito político nessa lista das multas que estão envolvidos também no caso do IPTU, configurando reincidencia de corrupção. Nesse caso devem ser presos imediatamente.

19/07/2017

Policial à paisana reage a assalto e deixe um morto em Embu das Artes

Um policial a paisana foi vítima de tentativa de assalto na noite da ultima segunda-feira (17)...

19/07/2017

Alckmin entrega 76 novas viaturas para reforço da frota da Polícia

O governador recebeu nesta quarta-feira, 19/07, da Secretaria Nacional de Segurança Pública...

18/07/2017

Três pessoas são presas ao tentar subornar PMs e Delegado em Taboão

Policias da CGP IV, efetuou na noite da última segunda-feira (17), a prisão de três pessoas...

18/07/2017

PRF captura na Régis Bittencourt homem procurado por estupro de vulnerável

A PRF conseguir efetuar a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável na manhã desta...

17/07/2017

Prefeitura de Embu inaugura base da GCM 24 horas no Jardim Santo Eduardo

O Governo de Embu das Artes inaugurou no último sábado, dia 15 de julho, uma base da GCM 24...

15/07/2017

PM apreende três menores com carro roubado e simulacro em Embu

Policiais do 36º Batalhão conseguiram recuperar no início da manhã deste sábado (15), um veículo...

15/07/2017

GCM e Policia Militar realizam Operação Saturação no Jardim Monte Alegre

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Taboão (GCM) e a Policia Militar deu inicio...

15/07/2017

Guarda Civil Municipal de Taboão conta com novos coletes balísticos

A corporação da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra (GCM) adquiriu 135 novos coletes de...

13/07/2017

Equipe Alpha da ROMU prende menor com grande quantidade de droga em Taboão

A equipe Alpha da ROMU de Taboão da Serra conseguiu apreender nesta quinta-feira (13), uma...

12/07/2017

Inauguração da base da GCM no Santo Eduardo em Embu será neste sábado 15

Com custo zero para Prefeitura de Embu das Artes, através de parceria com a iniciativa privada,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.