Jogos Regionais: Embu se consolida como líder na região

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 2/08/2011

Embu das Artes teve uma atuação histórica na 55ª edição dos Jogos Regionais, que encerrou na sexta-feira, 29/7. A delegação da cidade ficou na terceira colocação no quadro geral com 150 pontos, conquistando, no total, 34 medalhas, sendo 14 de ouro, seis de prata e 14 de bronze. Se comparado com 2010, Embu conquistou 11 medalhas a mais e subiu duas posições no ranking.

A cidade também se destacou como a melhor da região se considerar os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e também as cidades de Cotia e Barueri. Cotia ficou na quinta colocação, com 136 pontos, Barueri em sétimo com 122, e Taboão da Serra em oitavo, com 111 pontos. (confira abaixo a tabela completa). No total a delegação de Embu, segundo Alex Macedo, diretor de Esportes e Lazer e coordenador da equipe nos Jogos Regionais, participou com 310 atletas em 25 modalidades.

A equipe se destacou em algumas delas como: tênis, basquete, xadrez, tênis de mesa e karatê, que ficou como vice-campeão, na categoria feminina e conquistou a terceira colocação na masculina. Além da equipe de vôlei de praia que, pela primeira vez, conquistou a medalha de ouro. Outro destaque foi a atleta Janaina Ingrid da Silva na modalidade natação PCD (Pessoa com Deficiência). Ela conquistou três medalhas de ouro, superando o resultado de 2010, quando trouxe para Embu das Artes uma medalha de ouro.

“Isso é resultado dos investimentos em políticas públicas e da democratização do esporte na cidade, garantindo a acessibilidade”, destaca o prefeito Chico Brito. Um desses investimentos foi a implantação de projetos como o Esporte Cidadão, que atende mais de 10 mil pessoas e oferece mais de 30 modalidades esportivas em 35 praças de esportes espalhadas pela cidade.

O outro é o Segundo Tempo, que é um programa, oferecido em 10 espaços públicos, em que as crianças, jovens e adolescentes, da periferia, praticam esporte e lazer no contra turno escolar e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de e reduzir os índices de violência. O próximo passo, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Humberto Panzetti, é elevar a classificação de Embu das Artes nos Jogos Abertos do Interior. O evento reúne toda a elite do esporte nacional.

“Nosso resultado vem melhorando nos últimos anos”, diz Panzetti. A equipe de Embu foi classificada em cinco modalidades para disputar os Jogos Abertos do Interior, a maior competição esportiva da America Latina. 

Júlio Marcondes

Comentários