Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Número de homicídio em Embu cai em dez anos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/08/2011

2901

DivulgaçãoNúmeros indicam queda do crime na cidade

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) na segunda-feira, 25/7, apontou que nos últimos dez anos o número de homicídios em Embu das Artes teve uma redução de 86%, caindo de 197, em 2001, para 27, até junho de 2011. Ao observar a taxa de homicídio por 100 mil habitantes a redução chega a 75%, caindo de 92,46, em 2001, para 22,48, em 2011.

A segurança pública é  de responsabilidade do governo estadual, no entanto, o Governo da Cidade de Embu das Artes está fazendo diversos investimentos para melhorar ainda mais a segurança da população. Uma delas é o reforço do efetivo com a contratação de 48 guardas que já estão em treinamento. A GCM conta atualmente com 104 guardas, sendo 86 homens e 18 mulheres, além de 15 viaturas.

Mensalmente o prefeito Chico Brito se reúne com representantes das Polícias Civil e Militar, além da GCM. O objetivo dos encontros é fazer uma avaliação da segurança pública no município e promover ações conjuntas com o governo municipal que visam agilizar as investigações, promover rondas ostensivas e ações preventivas de combate à criminalidade, realizando o mapeamento dos pontos críticos da cidade. Com isso, reduzem-se ainda mais os índices de criminalidade e aumenta a sensação de segurança da população.

Sistema de Monitoramento Urbano 24 horas
Em 2010, o Governo da Cidade de Embu das Artes implantou sistema de monitoramento urbano 24 horas. Na primeira etapa do projeto foram instaladas 26 câmeras de última geração no Centro Histórico. As imagens são monitoradas por três profissionais, com auxílio de um telão de  7 metros de largura por 1,70 de altura. Até o final de agosto, serão instaladas mais 36 câmeras no Centro Expandido e mais cinco no bairro Santo Eduardo, região de forte comércio. Elas já colaboraram com as Polícias Militar e Civil na prevenção, investigação de crimes e até prisão de bandidos. Além de reduzir os índices de roubos conhecidos como “saidinhas de banco”, que praticamente zeraram no centro.

O governo municipal também  está investindo na iluminação de praças, sete desde 2009 – Jardim Laila, São Marcos, Jardim dos Moraes, Jardim Independência, Santa Tereza, Liberty e Bíblia. Além de  ruas, vielas, campos de futebol, pontos de ônibus e entradas da cidade, tornando esses locais mais seguros tanto para motoristas quanto para os pedestres. 

Aliado a isso, foram desenvolvidos programas de geração de emprego e renda e investimentos em estrutura e projetos voltados ao esporte e lazer. Um exemplo é o Esporte Cidadão que incentiva a prática esportiva e dá oportunidade a mais de 10 mil crianças no município.

A Prefeitura também criou duas leis que resultaram em redução da violência na cidade e aumentaram o bem estar da população. Implantada em 2003, a Lei Seca determina que bares não poderão ficar abertos após às 23 horas. Apenas no primeiro semestre de 2011, 115 bares foram notificados. Já a Lei da Poluição Sonora, que entrou em vigor em maio de 2010, tem por objetivo combater os abusos por excesso de barulho em casas, comércios e carros. Após um ano, já foram feitas mais de 2 mil autuações, demonstrando que a GCM e a fiscalização da prefeitura estão agindo com firmeza.

Para o comandante Dirceu Alves, um fator que contribui para a violência é a proximidade que o município está de bairros como Jardim Ângela, Capão Redondo e Campo Limpo, zona Sul de São Paulo, que têm alto índice de assassinato. Outro ponto importante é que Embu das Artes é cortada pela rodovia BR 116 e pelo Rodoanel, o que facilita o acesso de criminosos que abandonam corpos na cidade, aumentando as taxas de violência na cidade.

Por meio dessas ações é que Embu das Artes terá índices cada vez menores de violência promovendo maior bem estar e segurança à população.

Júlio Marcondes

 

Antonio Pereira

Essa conversinha do comandante da PM de abandono de corpos é conversa para boi dormir. Embu é muito violenta, tem ladrão e traficante aos montes e a PM finge que não vê!!

cristiano de assis santos

e isso ai EMBU ESTAR NO CAMINHO CERTO SAUDE;SEGURANÇA;EMPREGOS TEM QUE SER PRIORIDADES DO GOVERNO DE EMBU DA ARTES TAMO JUNTO ASS: REI DAS FAVELAS

21/07/2017

GCM de Itapecerica prendeu três homens e apreendeu dois caminhões após crime

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra prendeu em flagrante nesta sexta-feira, 21,...

21/07/2017

Novos Guardas Municipais serão incorporados a GCM de Taboão

Aprovados no Concurso Público da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra uma nova turma de 29...

19/07/2017

Policial à paisana reage a assalto e deixe um morto em Embu das Artes

Um policial a paisana foi vítima de tentativa de assalto na noite da ultima segunda-feira (17)...

19/07/2017

Alckmin entrega 76 novas viaturas para reforço da frota da Polícia

O governador recebeu nesta quarta-feira, 19/07, da Secretaria Nacional de Segurança Pública...

18/07/2017

Três pessoas são presas ao tentar subornar PMs e Delegado em Taboão

Policias da CGP IV, efetuou na noite da última segunda-feira (17), a prisão de três pessoas...

18/07/2017

PRF captura na Régis Bittencourt homem procurado por estupro de vulnerável

A PRF conseguir efetuar a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável na manhã desta...

17/07/2017

Prefeitura de Embu inaugura base da GCM 24 horas no Jardim Santo Eduardo

O Governo de Embu das Artes inaugurou no último sábado, dia 15 de julho, uma base da GCM 24...

15/07/2017

PM apreende três menores com carro roubado e simulacro em Embu

Policiais do 36º Batalhão conseguiram recuperar no início da manhã deste sábado (15), um veículo...

15/07/2017

GCM e Policia Militar realizam Operação Saturação no Jardim Monte Alegre

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Taboão (GCM) e a Policia Militar deu inicio...

15/07/2017

Guarda Civil Municipal de Taboão conta com novos coletes balísticos

A corporação da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra (GCM) adquiriu 135 novos coletes de...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

23/07/2017

Habitação: inscrições abertas para moradias no centro de São Paulo

A Secretaria da Habitação recebe até o dia 24 de julho inscrições de interessados em concorrer...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.