Universitários coreanos reformam casas em Taboão da Serra

Por Outro autor | 1/08/2011

Um grupo de 60 universitários Sul-Coreanos iniciaram neste sábado, 30, trabalhos voluntários e apresentações artísticas na comunidade do Jardim Vale das Flores – no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra (SP). Eles vão revitalizar, restaurar e até mesmo reconstruir casas de famílias de baixa renda em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil.

Os jovens fazem parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia. Idealizado e organizado pela Hyundai Motor Company, essa ação se propõe a contribuir para a melhoria da sociedade ao ajudar a formar a consciência global em futuros líderes.

Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, Etiópia, Tailândia, Índia e China.

As vagas do programa são bastante concorridas e a seleção é árdua. Após numerosas entrevistas e testes teóricos, os candidatos ainda devem provar que possuem bom conhecimento sobre a cultura e a história do país que escolheram. Para vir ao Brasil, havia uma vaga para cada 80 candidatos.

O evento começa com os trabalhos voluntários pela manhã.  A partir das 15 horas, no CSU – Parque Pinheiros em Taboão da Serra, os jovens farão apresentação de danças e músicas coreanas para a comunidade local e também assistirão a demonstrações da cultura brasileira, como uma troca cultural entre os dois países. Durante a cerimônia, a Hyundai Motor Company fará a doação de 40 mil dólares à Habitat para a Humanidade Brasil. Entre demais autoridades, a presença do embaixador da Coréia no Brasil está confirmada. As casas serão reformadas pelos estudantes até a próxima quarta- feira (3), dia em que os trabalhos serão concluídos.

A parceria entre a Habitat para a Humanidade Brasil e a Hyndai Motor Company teve início em Janeiro de 2010, quando mais de 10 mil universitários coreanos disputaram cem vagas para integrar o primeiro grupo enviado ao Brasil. O segundo grupo de voluntários coreanos veio ao país em Agosto de 2010, quando em uma semana de voluntariado construtivo adiantaram quatro meses de trabalho de um conjunto habitacional de interesse social para 63 famílias, construído em sistema de mutirão. Em fevereiro deste ano, outro grupo de universitários coreanos trabalhou em mutirão para construir, revitalizar e restaurar casas de 27 famílias.

Habitat para a Humanidade Brasil - é uma organização global não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental e como meta a eliminação de todas as formas de moradia inadequada. No Brasil desde 1992, HPH Brasil faz parte da rede internacional Habitat for Humanity.  Organização fundada nos Estados Unidos em 1976, presente em mais de 90 países, que em 35 anos de trabalho construiu mais de 400.000 moradias em mais de 3.000 comunidades, no mundo todo são mais de 2 milhões de famílias vivendo em casas seguras e salubres.

A chave do sucesso da organização está no engajamento, na solidariedade, prontidão e disposição de milhares de voluntários em todo o mundo. Voluntários que se organizam para construir moradias, lado a lado de famílias em necessidade.

Comentários