Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Universitários coreanos reformam casas em Taboão da Serra

Por Outro autor | 1/08/2011

casas1_2

DivulgaçãoMais de 500 Universitários participam do programa

Um grupo de 60 universitários Sul-Coreanos iniciaram neste sábado, 30, trabalhos voluntários e apresentações artísticas na comunidade do Jardim Vale das Flores – no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra (SP). Eles vão revitalizar, restaurar e até mesmo reconstruir casas de famílias de baixa renda em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade Brasil.

Os jovens fazem parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia. Idealizado e organizado pela Hyundai Motor Company, essa ação se propõe a contribuir para a melhoria da sociedade ao ajudar a formar a consciência global em futuros líderes.

Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, Etiópia, Tailândia, Índia e China.

As vagas do programa são bastante concorridas e a seleção é árdua. Após numerosas entrevistas e testes teóricos, os candidatos ainda devem provar que possuem bom conhecimento sobre a cultura e a história do país que escolheram. Para vir ao Brasil, havia uma vaga para cada 80 candidatos.

O evento começa com os trabalhos voluntários pela manhã.  A partir das 15 horas, no CSU – Parque Pinheiros em Taboão da Serra, os jovens farão apresentação de danças e músicas coreanas para a comunidade local e também assistirão a demonstrações da cultura brasileira, como uma troca cultural entre os dois países. Durante a cerimônia, a Hyundai Motor Company fará a doação de 40 mil dólares à Habitat para a Humanidade Brasil. Entre demais autoridades, a presença do embaixador da Coréia no Brasil está confirmada. As casas serão reformadas pelos estudantes até a próxima quarta- feira (3), dia em que os trabalhos serão concluídos.

A parceria entre a Habitat para a Humanidade Brasil e a Hyndai Motor Company teve início em Janeiro de 2010, quando mais de 10 mil universitários coreanos disputaram cem vagas para integrar o primeiro grupo enviado ao Brasil. O segundo grupo de voluntários coreanos veio ao país em Agosto de 2010, quando em uma semana de voluntariado construtivo adiantaram quatro meses de trabalho de um conjunto habitacional de interesse social para 63 famílias, construído em sistema de mutirão. Em fevereiro deste ano, outro grupo de universitários coreanos trabalhou em mutirão para construir, revitalizar e restaurar casas de 27 famílias.

Habitat para a Humanidade Brasil - é uma organização global não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental e como meta a eliminação de todas as formas de moradia inadequada. No Brasil desde 1992, HPH Brasil faz parte da rede internacional Habitat for Humanity.  Organização fundada nos Estados Unidos em 1976, presente em mais de 90 países, que em 35 anos de trabalho construiu mais de 400.000 moradias em mais de 3.000 comunidades, no mundo todo são mais de 2 milhões de famílias vivendo em casas seguras e salubres.

A chave do sucesso da organização está no engajamento, na solidariedade, prontidão e disposição de milhares de voluntários em todo o mundo. Voluntários que se organizam para construir moradias, lado a lado de famílias em necessidade.

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

19/10/2017

Embu recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento

No próximo domingo (22/out), o Teatro Popular Solano Trindade recebe o espetáculo de dança...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.