Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Semestre Espetacular: Inaugurado o Posto Avançado de Saúde do Jardim Mimás

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/07/2011

ps

DivulgaçãoJd. Mimás, em Embu ganha Posto Avançado de Saúde

A felicidade tomou conta do Jardim Mimás no sábado, dia 16 de julho. Centenas de crianças, jovens e adultos acompanharam atentos a cerimônia de entrega do Posto Avançado de Saúde. Um equipamento público com espaço diferenciado, com consultórios, salas multiuso, brinquedoteca, jardim e parque infantil. Aluisio Antonio Brasil Fernandes é o médico generalista, responsável pelo atendimento clínico, ginecológico e pediátrico. Uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, seis Agentes Comunitários de Saúde e dois auxiliares administrativos completam a equipe. É a primeira experiência desse modelo de atendimento no município, responsável por cuidar de uma população de 4 mil pessoas,  desafogando, assim, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Vista Alegre.

O número 107  da rua Ceilão foi ocupado por uma bonita estrutura de tijolo ecológico. O espaço tem 216m2 e teve investimentos na ordem de R$ 234 mil reais. Aurineide Cavalcante não escondeu a alegria de ter ganhado um posto de saúde: “Eu adorei! É uma conquista muito grande. Eu tenho pressão alta e antes eu tinha que deixar as crianças sozinhas e ir correndo no posto buscar meus remédios. Agora, vou receber tudo em casa” – disse a moradora da rua Japão, mãe de três filhos.

Vestindo a camiseta da Associação Amigos de Bairro do Jardim Mimás, que existe desde 1982, o prefeito Chico Brito lembrou das lideranças da região, do papel de cada vereador, dos avanços da cidade com o prefeito Geraldo Cruz, que construiu seis postos de saúde, a maternidade municipal e o pronto-socorro. “Em quatro anos, serão construídos mais postos de saúde, o Centro de Especialidades Médicas do Jardim Vazame, que será entregue no próximo sábado, e o Pronto-socorro do Jardim Dom José, previsto para o ano que vem” – disse o prefeito. Ele também ressaltou que na história política de Embu até 2001, não havia ninguém que governasse para o povo. “Mudamos a história. Na primeira reunião do Orçamento Participativo, a população estava entalada e graças a vontade política estamos no poder para fazer mais pelo povo da nossa cidade” – afirmou Chico Brito, que fez questão de anunciar e agradecer toda a equipe do Posto Avançado de Saúde pela presença. 

Profundo conhecedor do Jardim Mimás, o ex-prefeito de Embu das Artes e atualmente deputado estadual, Geraldo Cruz, ressaltou a importância do modo petista de governar. “Existia uma parcela da elite de Embu das Artes que tinha nojo de andar aqui no Mimás por conta da lama. No bairro não tinha nada, apenas os terrenos. Hoje, o Mimás é um dos melhores. Cruz também afirmou que, diferente do Governo do Estado, “nosso pronto-socorro não tem porta especial para quem tem plano de saúde. Todos são tratados com a mesma qualidade”;

A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro, destacou que a inauguração tem um simbolismo muito grande “por ter sido uma unidade construída a mil mãos”. Emocionada, ela disse: “foi a primeira vez na minha vida que eu participei da construção de um equipamento de forma intersecretarial e também com o envolvimento da comunidade” – afirmou. Sandra também frisou que a equipe foi escolhida a dedo e informou que os remédios de uso contínuo para pressão alta e diabetes serão entregues na casa do paciente e concluiu: “o posto funcionará com o modelo da Estratégia Saúde da Família e tem tudo para ser uma referência na região”.

O presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Silvino Bomfim, lembrou que os avanços na região começaram com o ex-prefeito Geraldo Cruz; e o  vereador João Leite relatou as conquistas do bairro nos últimos anos, dentre elas a passarela na Rodovia Régis Bittencourt, ruas asfaltadas e a reforma da escola. Segundo o vice-prefeito de Embu das Artes, Natinha, a entrega do Posto Avançado de Saúde é uma festa de vários partidos.

A Banda Municipal e o Coral da Melhor Idade de Embu das Artes participaram da cerimônia, assim como: secretários municipais (Milton Oliveira – Obras, Edificações e Orientação Urbana, Helton Rodrigues – Chefe de Gabinete, Edson Bezerra – Participação Cidadã, Marcos Rosatti – Controladoria Geral do Município, Franciso Carlos Pereira – Trânsito e Transporte, Nelson Pedroso – Serviços Urbanos, Paulo Oliveira – Cultura, Cristina Santos – Comunicação Social, Selma Fernandes – Assistência Social e Paulo Giannini - Governo); o presidente da Companhia Pública Municipal Pró-Habitação (João Honório), vereadores (Ná, Didi, Gilvan, Arthur, pastor Edgardo e Beth), o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu (Dirceu Alves), a gerente do posto, Dulce Previati Clen, além de secretários adjuntos, lideranças comunitárias e a sociedade civil.


Daniela Karin

 

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

29/11/2017

Mais de 1,1 mil cidades estão em alerta para dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) o Levantamento Rápido de Índices de...

28/11/2017

ABES apóia a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é uma das entidades que apoiam a...

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Prefeitura de Itapecerica da Serra abre vagas para frente de trabalho

A Prefeitura de Itapecerica da Serra abriu inscrições para a equipe da Frente de Trabalho 2018....

12/12/2017

Parentes de mortos em acidente da TAM fecham acordo de R$ 30 milhões com Airbus

Dez anos após o acidente que matou 199 pessoas, na queda do avião da TAM em São Paulo, parte dos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.