Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Itapecerica da Serra em busca da excelência em acessibilidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/07/2011

jorge_costa_350

Arquivo do Jornal na NetPrefeito Jorge Costa quer excelência em acessibilidade no município

Sensibilização e respeito ao próximo. Essas duas características marcaram o evento realizado pela Comissão de Acessibilidade e Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade de Itapecerica da Serra, no Complexo Educacional Ari Pereira de Moraes, na última quinta-feira, 21 de julho.

Durante o café da manhã, os presentes participaram de uma atividade dinâmica em que puderam vivenciar as dificuldades que os deficientes passam durante uma refeição comum. Divididos em duplas, em que uma pessoa possuía uma deficiência e a outra tinha a função de cuidador, todos perceberam a importância de valorizar e investir em ações voltadas a facilitar o dia-a-dia dos portadores de deficiência. A atividade foi ministrada por Cristiane Ecker da Fenavape – Federação Nacional das Avapes - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, ressaltou a importância da dinâmica. “Hoje, no momento em que vivenciamos uma deficiência, ficou bastante claro o que acontece. Ainda temos muito a fazer, mas o início do nosso trabalho, que está sendo realizado no centro da cidade, já vem surtindo efeitos positivos. A região central deve ficar pronta até o fim do ano que vem e em seguida vamos dar continuidade à adaptação do restante da cidade”.

Durante sua palestra, Cristiane avaliou a reação dos participantes enquanto estavam em condições de cadeirantes, com deficiência auditiva, sem visão completa ou parcial ou imobilizados e ressaltou a importância de mostrar na prática as dificuldades que são enfrentadas por aqueles que têm algum tipo de privação como forma de sensibilizar as autoridades competentes.

A palestrante falou dos tipos de deficiências, explicou os direitos e destacou a atividade desenvolvida pela Fenavape. Cristiane também apresentou as características da cidade de Socorro, que é um exemplo em receber turistas com deficiências.
Denilson Nalin, da Revista Sentidos, também ministrou palestra. Ele falou sobre inclusão da pessoa com deficiência e explicou o trabalho que a revista e o site www.sentidos.com.br desenvolvem.

Para finalizar o evento, a Comissão de Acessibilidade apresentou um vídeo com as primeiras mudanças realizadas na infraestrutura do município para propiciar a acessibilidade.

 “Quero agradecer o apoio de todas as pessoas que estão envolvidas neste projeto, além de todas as secretarias que nos ajudaram. Ainda há muito a ser feito. A própria adaptação de uma cidade para a outra varia, porque a tipologia e a topografia são diferentes, assim como as técnicas de construção. Vamos chegar a rotas acessíveis aos pontos interessantes para o município, não só pontos turísticos mas culturais e educacionais. Esses pontos serão interligados por calçadas acessíveis, pontos de ônibus adaptados e, apesar das dificuldades da topografia, vamos conseguir chegar num desenho universal junto com o sistema de transportes beneficiando todos os seguimentos”, destacou Sérgio Gazal, do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade.

Também participaram do evento o vice-prefeito Antonio Trolesi; os secretários de Administração (Olga Jonge), Cultura (Paulo Famingo), Esportes e Lazer (Cleber Bernardes), Finanças (Antonio de Godoi), Planejamento e Meio Ambiente (Luis Pires), Governo, Ciências e Tecnologia (Soraia Cris da Conceição), Segurança, Trânsito e Transporte (Carlos Maximiliano) e Turismo (Antonio França); o comandante da GCM, Marques; entre outras autoridades.

Adriano

Queria muito ver renovação nesse lugar,é uma pena que nada muda. Não gosto de ver as mesmas carinhas por longos anos,não cheira bem! Ainda mais quando não temos as reivindicações atendidas,se vc quiser,entre na justiça e gaste seu dinheiro c/ advogado. Infelizmente estou fazendo isso.

Aroldo

Jorge Costa é o unico que sempre se preoculpa com as pessoas especiais basta ver que construiu o arco iris que cuida de crianças com deficiencias e agora esta fazendo as calçadas para quem tem problemas,parabens e muito obrigado sr. prefeito.

PAULINA

Tenho dois filhos especiais só tenho a agradecer ao prefeito JORGE COSTA.

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.