Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu comemora dia do Agricultor, 28/7

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/07/2011

2201

DivulgaçãoDia do agricultor será comemorado em Embu

“O agricultor é responsável pelo crescimento do Brasil.” Por acreditar nisso, nos 100 anos de criação do Ministério da Agricultura, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou decreto que tornou 28 de julho o Dia do Agricultor. Neste ano, Embu das Artes comemora a data com evento das 18 às 20 horas, no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320), ocasião em que agricultores do município serão homenageados. Às 18h30 será realizado seminário, com, duas palestras de interesse do produtor rural: “Tributação rural”, por João Matsui, contador do Sindicato Rural de SP, e “Relacionamento com o varejo: esteja preparado”, com Cleber Yamaguishi Ide, professor de Empreendedorismo da Universidade Paulista.

Embu das Artes está entre os 35 municípios, dos 645 existentes no Estado de São Paulo, que fazem parte da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, produtos, serviços e políticas públicas do setor. Entre os 35 também estão outras cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), como Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, além de outros municípios da região como Cotia e Osasco.

As cadeias produtivas mais importantes dessa região são as hortaliças, a bananicultura e as plantas ornamentais. O Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (IEA/Cati) mostra 1.704 unidades de produção, com uma área total de 66.912 hectares e uma área média de  propriedade de 39 hectares. Da área total dessas unidades de produção, cerca de 57% é preservada em vegetação natural.

Apoio do governo municipal
Criar programa de desenvolvimento e incentivo às atividades de agricultura, nas áreas e mananciais, para geração de trabalho e renda consta do Plano de Governo do prefeito Chico Brito. Entre outras ações para desenvolver a agricultura no município, foi realizado em junho, em parceria com a Casa da Agricultura, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise) e o Sindicato Rural de São Paulo, o Seminário de Agricultura Regional, como atividade preparatória para a 9ª Edição do Festival de Flores e Plantas Ornamentais 2011 (dias 30/9, 1º, 2, 7, 8 e 9/10).

O  objetivo é fortalecer a organização dos produtores do setor e buscar alternativas tecnológicas e de financiamento para melhorar a produção e ativar novos mercados. A iniciativa faz parte do esforço do governo municipal, entre outras ações que vem promovendo, para incentivar o desenvolvimento da agricultura e mostrar aos produtores da cidade como se tornar aptos para ter acesso ao financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Atualmente o governo municipal tem de contar com fornecedores da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de outros municípios, por não ter área rural local, condição para que produtores façam parte do programa.

O PAA foi lançado em Embu das Artes em junho de 2010 para fortalecer a política de segurança alimentar. Faz parte do programa federal que busca valorizar o trabalho do homem no campo, incentivar o produtor rural a produzir com garantia de venda por meio de repasses de verbas federal e municipal, promovendo inclusão social e econômica. Além disso, o projeto, que faz parte do Fome Zero, garante a qualidade do alimento sem agrotóxicos. Diariamente, em Embu das Artes, são fornecidas 50 mil refeições nas escolas e 2.400 famílias são atendidas no Banco de Alimentos, cada uma recebendo cesta de 25 quilos.

O Dia do Agricultor em Embu das Artes é uma realização do Escritório Regional de  desenvolvimento Rural de São Paulo, em parceria com o Governo da Cidade de Embu das Artes e o Sindicato Rural de São Paulo. Informações: 4785-3493.

Elke Lopes Muniz

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

10/10/2017

Servidores de Itapecerica que atendem ao público participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Administração, através do setor de Treinamento e Capacitação, promoveu...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.