Governo Lula garante Universidade Federal para a região Sudoeste

Por Sandra Pereira | 14/12/2009

A mobilização pela instalação de uma Universidade Federal na Região Sudoeste conquistou uma vitória importante na terça-feira, dia 8. O Ministro Fernando Haddad anunciou que a Universidade Federal da Região Sul da Grande São Paulo será implantada.

O anúncio foi feito durante uma reunião com parlamentares (deputados federais e estaduais), o senador Suplicy, e os prefeitos de Itapecerica da Serra (Jorge Costa), de São Lourenço da Serra (Capitão Lerner) e do Embu das Artes (Chico Brito), além de lideranças populares e os padres José Carlos (Zona Leste) e José Wilson-Lulinha (Taboão da Serra).

O prefeito Chico Brito está empenhado em garantir que a Universidade seja instalada na cidade. Ele já chegou até mesmo a apresentar uma área que poderá receber o investimento. Chico conta com o apoio dos demais prefeitos da região.

Eles entendem que se a Universidade Federal for instalada no Embu vai beneficiar toda a região.

Caso a Universidade não seja instalada no Embu a alternativa seguinte é Santo Amaro, que pela proximidade com as cidades também pode ser contemplada.

O Projeto de Lei (nº 4796/2009), autorizando o Poder Executivo criar essa Universidade Federal é de autoria do Dep. Carlos Zarattini, apresentado em março deste ano e visa ao atendimento da população da Zona Sul de São Paulo (Campo Limpo, Capão Redondo, Jd. Ângela, M'Boi Mirim, Jd. São Luiz, Piraporinha), além dos municípios vizinhos. Para mobilizar a população e discutir o assunto, em agosto, foi organizada uma grande plenária junto com a Diocese de Campo Limpo. Nessa data, participaram aproximadamente 300 pessoas.

Além da Universidade da Região Sul, o Ministro Fernando Haddad anunciou também a criação da Universidade da Zona Leste. Ambas serão extensões da Unifesp (Universidade Federal do Estado de S. Paulo).

Por sugestão do Dep. Zarattini, serão criadas duas comissões de trabalho (uma para a Zona Sul e outra para a Zona Leste) para acompanhar os trabalhos junto ao MEC, como indicação das áreas para a implantação ou construção das universidades. As pessoas indicadas para coordenar as comissões foram: prefeito Chico Brito do Embu das Artes e padre José Wilson (Lulinha), da Diocese de Campo Limpo; Luis França e padre José Carlos (Zona Leste).

Ao final da reunião, o chefe de gabinete do Presidente Lula, Gilberto Carvalho, informou que a decisão de criar os dois campi universitários foi do próprio Presidente. Também reforçou o empenho que o Governo Federal tem dispensado para ampliar o ensino público superior no país.

Zarattini elogiou a decisão anunciada pelo presidente Lula de ampliação da Universidade Federal de São Paulo: "Essas duas extensões visam atender à periferia da região metropolitana de São Paulo. Com isso, vamos melhorar o nível educacional e a empregabilidade da juventude. É isto que necessitamos: mais escolas, mais universidades. O presidente Lula já instalou mais de 100 campi universitários em todo o Brasil"

Com informações da assessoria do deputado Carlos Zarattini

Comentários