Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Plano Diretor Embu: nota de esclarecimento

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/07/2011

diretor

DivulgaçãoPrefeitura esclarece suspensão de audiência

Por decisão judicial, a Audiência Pública de apresentação e debate do Projeto de Lei Complementar de Revisão do Plano Diretor Municipal não foi realizada em 18/7. As entidades ambientalistas Ibioca Nossa Casa na Terra e Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae) ingressaram com medida cautelar, deferida pela justiça, sob alegação da falta de tempo hábil para analisar os documentos juntados pela Prefeitura na ação civil pública. A decisão foi acatada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes e pela Câmara Municipal, que realizariam a audiência pública. Um dos questionamento apresentados pela Seae e pela Ibioca é a implantação de um Corredor Empresarial na região da Área de Proteção Ambiental (APA).

A minuta do Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor proposto traduz, na esfera da política urbana, uma série de propostas para estruturação sustentável da cidade, sob os aspectos ambientais, urbanísticos, de infraestrutura e sociais.A decisão suspende todo o processo de revisão do Plano Diretor, sendo que o questionamento se refere apenas a uma parte dele, que é a criação da Zona de Corredor Empresarial (ZCE), nas regiões de Itatuba e Ressaca. O Plano Diretor é um projeto para a cidade, do qual áreas de proteção fazem parte, incluindo a APA Embu Verde, situada na região dos bairros de Itatuba e no Ressaca.

A área em questão é de cerca de 2, 9 milhões de metros quadrados, sendo que 29% é dentro da APA Embu Verde. Desse montante, excluem-se Áreas de Preservação Permanente (APP - rios, nascentes, declividades), maciços florestais significativos e mata com porte vegetal médio. Portanto, da área útil aproveitável dentro da APA, somente 9% do Corredor Empresarial está disponível para ocupação, atendendo obrigatoriamente as restrições da legislação estadual e federal, além dos estudos de impacto que são exigidos pelo município.

A APA Embu Verde tem um Conselho Gestor, criado em 2009, composto por membros da sociedade civil e pública, municipal e estadual, que na sua última reunião extraordinária, em 14/7,  aprovou, conforme consta em minuta da ata, a implantação do Zoneamento Corredor Empresarial, por maioria do plenário.

O zoneamento propõe a clara definição e diversificação de atividades na região. Permite o uso da área para turismo, hotelaria, comércio e serviços, industrial de baixo impacto, além de habitação, visando o desenvolvimento econômico do município, atendendo as demandas de moradores residentes na região através das propostas elaboradas nas 39 audiências públicas.

A minuta, proposta amplia as questões referentes à proteção ambiental, na medida em que define as áreas de preservação, bem como os maciços vegetais, as urbanizações, sobretudo as localizadas em beiras de córrego, possibilitando a melhora e recuperação dos recursos hídricos. O processo foi participativo, com a presença de mais de 3 mil pessoas.

Alexe

Os interessados estão querendo desmatar uma área de "apenas 8 campos de futebol". O LOTEAMENTO que contaminou a FONTE DOS JESUITAS era de cerca de dois campos de futebol.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Vocação NATURAL "Conheça a Estância Turística de Embu das Artes" Quando se fala em TURISMO em todos os cantos do planeta a Cidade "Estância Turística de Embu das Artes" faz parte do roteiro de viagens dos terráqueos. Início século 1900 - Embu das Artes " ....terras,....... impróprias para a cafeicultura, principal atividade econômica da época. Assim, Embú entrou noutro período de retração que durou até meados do século XX, quando a capela e convento foram tombados pelo Estado que procedeu às devidas restaurações. A partir disso, a comunidade local, liderada por ANNIS NEME BASSITH, COMEÇOU A DESENVOLVER AS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, EXPLORANDO O TURISMO COMO FONTE DE RENDA DO MUNICÍPIO, CRIADO EM 1959. Moro em Taboão da Serra desde 1975, é muito gratificante visitar e fazer compra na Cidade Estância Turística de Embu das Artes - SP. Parabéns a todos os EMBUENSES pelo carinho que todos tem com a Cidade.

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.