Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Plano Diretor Embu: nota de esclarecimento

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/07/2011

diretor

DivulgaçãoPrefeitura esclarece suspensão de audiência

Por decisão judicial, a Audiência Pública de apresentação e debate do Projeto de Lei Complementar de Revisão do Plano Diretor Municipal não foi realizada em 18/7. As entidades ambientalistas Ibioca Nossa Casa na Terra e Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae) ingressaram com medida cautelar, deferida pela justiça, sob alegação da falta de tempo hábil para analisar os documentos juntados pela Prefeitura na ação civil pública. A decisão foi acatada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes e pela Câmara Municipal, que realizariam a audiência pública. Um dos questionamento apresentados pela Seae e pela Ibioca é a implantação de um Corredor Empresarial na região da Área de Proteção Ambiental (APA).

A minuta do Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor proposto traduz, na esfera da política urbana, uma série de propostas para estruturação sustentável da cidade, sob os aspectos ambientais, urbanísticos, de infraestrutura e sociais.A decisão suspende todo o processo de revisão do Plano Diretor, sendo que o questionamento se refere apenas a uma parte dele, que é a criação da Zona de Corredor Empresarial (ZCE), nas regiões de Itatuba e Ressaca. O Plano Diretor é um projeto para a cidade, do qual áreas de proteção fazem parte, incluindo a APA Embu Verde, situada na região dos bairros de Itatuba e no Ressaca.

A área em questão é de cerca de 2, 9 milhões de metros quadrados, sendo que 29% é dentro da APA Embu Verde. Desse montante, excluem-se Áreas de Preservação Permanente (APP - rios, nascentes, declividades), maciços florestais significativos e mata com porte vegetal médio. Portanto, da área útil aproveitável dentro da APA, somente 9% do Corredor Empresarial está disponível para ocupação, atendendo obrigatoriamente as restrições da legislação estadual e federal, além dos estudos de impacto que são exigidos pelo município.

A APA Embu Verde tem um Conselho Gestor, criado em 2009, composto por membros da sociedade civil e pública, municipal e estadual, que na sua última reunião extraordinária, em 14/7,  aprovou, conforme consta em minuta da ata, a implantação do Zoneamento Corredor Empresarial, por maioria do plenário.

O zoneamento propõe a clara definição e diversificação de atividades na região. Permite o uso da área para turismo, hotelaria, comércio e serviços, industrial de baixo impacto, além de habitação, visando o desenvolvimento econômico do município, atendendo as demandas de moradores residentes na região através das propostas elaboradas nas 39 audiências públicas.

A minuta, proposta amplia as questões referentes à proteção ambiental, na medida em que define as áreas de preservação, bem como os maciços vegetais, as urbanizações, sobretudo as localizadas em beiras de córrego, possibilitando a melhora e recuperação dos recursos hídricos. O processo foi participativo, com a presença de mais de 3 mil pessoas.

Alexe

Os interessados estão querendo desmatar uma área de "apenas 8 campos de futebol". O LOTEAMENTO que contaminou a FONTE DOS JESUITAS era de cerca de dois campos de futebol.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Vocação NATURAL "Conheça a Estância Turística de Embu das Artes" Quando se fala em TURISMO em todos os cantos do planeta a Cidade "Estância Turística de Embu das Artes" faz parte do roteiro de viagens dos terráqueos. Início século 1900 - Embu das Artes " ....terras,....... impróprias para a cafeicultura, principal atividade econômica da época. Assim, Embú entrou noutro período de retração que durou até meados do século XX, quando a capela e convento foram tombados pelo Estado que procedeu às devidas restaurações. A partir disso, a comunidade local, liderada por ANNIS NEME BASSITH, COMEÇOU A DESENVOLVER AS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, EXPLORANDO O TURISMO COMO FONTE DE RENDA DO MUNICÍPIO, CRIADO EM 1959. Moro em Taboão da Serra desde 1975, é muito gratificante visitar e fazer compra na Cidade Estância Turística de Embu das Artes - SP. Parabéns a todos os EMBUENSES pelo carinho que todos tem com a Cidade.

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

13/05/2017

Joice e Johnatan aprovam lei contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A vereadora Joice Silva (PTB), presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, e o vereador...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova regulamentação da Escola do Legislativo

A mesa diretora da Câmara Municipal de Taboão da Serra apresentou um projeto de resolução...

22/05/2017

Mais de cem pessoas são atendidas no Mutirão da Saúde em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Governo e Autarquia Municipal de...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

22/05/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne professores para entrega de kits desportivos

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Esporte e Lazer, reuniu...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.