Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Servidores da usina continuam sem aumento

Por Sandra Pereira | 13/07/2011

usina

Sandra PereiraMesmo com mobilização de mais de 4 horas servidores saíram da câmara sem aumento

Foram mais de quatro horas de espera, expectativa e muito debate. Mesmo assim os funcionários da usina de Taboão da Serra deixaram a câmara municipal nesta terça-feira, 12,  sem garantias de que vão receber o tão sonhado reajuste salarial que a categoria almeja há 14 anos.  O vereador Cido apresentou uma emenda propondo reajuste de 11,32% aos servidores, mas a emenda motivou polêmica entre os vereadores e precisou ser vetada. 

Na mesma sessão a câmara aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentária, que estabelece as regras para a construção do Orçamento de 2012. Eles incluíram várias emendas a LDO. Além disso, aprovaram uma proposta de alteração do Plano Diretor possibilitando a construção de igrejas maiores em áreas especiais na cidade.

De um lado Cido (DEM) e Tales Franco (PRP)defenderam que a emenda garantia aos funcionários o reajuste. Do outro, os demais vereadores alegavam que a medida era arriscada já que dá aos servidores a falsa impressão de que o aumento já estaria assegurado. Diante da polêmica, os funcionários da usina que acompanharam a sessão se dividiram entre inconformados, revoltados e os que se recusavam a acreditar que o sonho do aumento ficou novamente para trás.

Os vereadores discutiram o assunto por mais de duas horas. Do lado de cá do plenário os servidores reclamavam da demora e alegavam que precisavam acordar cedo no seguinte para trabalhar. O debate sobre a emenda levou o vereador Valdevan Noventa (PDT) a usar a tribuna com uma convicção incomum a ele. 

Num discurso de sindicalista Noventa defendeu que é melhor conviver com a verdade de que o aumento precisa ser discutido com o prefeito do que “enganar” os servidores com uma aprovação que não terá nenhum efeito prático.

“Todos os vereadores aqui devem estar juntos com vocês participando dessa reunião com o prefeito”, sugeriu. 

Nesta quinta-feira  (14) o prefeito Evilásio Farias  (PSB) deverá receber uma comissão de funcionários .Comedido, Paulo Félix (PSDB) disse que na mesa de negociação ambas as partes devem ceder para chegar a um entendimento.


“Não estamos aqui falando de aumento, mas sim de reajuste, que ainda é muito pouco”, criticou Cido autor da emenda que pediu o reajuste.

27º

leandro

gostaria de saber quantos funcionarios saum concursados e quantos saum livre nomeados e a media de salariso deles? aposto que eles ganham mais. amigos do jornal da net me informem quanto a esta questao. obrigado

26º

Liliam

Sra Sheila Você não fez juizo de valor da ação política dos vereadores. Eu entendi o que você quis dizer, porém, é preciso ver além desta questão. Em tempo: eu tenho comigo a Lei Orgânica do Município. Inclusive, nela está um artigo que fala da data base que é 01 de maio. Por que será que nossos "nobres" edis não cobram do executivo que se cumpra esta lei???

25º

Jorge André

No caso da senhora lilian no 18 e 19, gostariamos de saber qual o cargo que a mesma exerce na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, Diretora? ou qual?

24º

Andre Santos

2º Recebido o projeto, o Presidente da Câmara, depois de comunicar o fato ao... Plenário,determinará imediatamente a sua publicação e distribuição em avulso aos Vereadores, os quais, no prazo de 10 (dez) dias, poderão oferecer emendas.... entendeu lilian

23º

Sheila

Sra Lilian se os parlamentares sabiam de todas estas informações, pq esles votaram e aprovaram a emenda na primeira apreciação da LDO, se é uma prerrogativa do executivo, pq pediram a retirada sabendo que não iria surtir efeito, de acordo com o regimento interno da cãmara, Art. 192. O projeto de Lei orçamentária anual será enviado pelo Executivo à Câmara até 30 de setembro... (Constituição do Estado, artigo 80). § 1º Se não receber a proposta orçamentária no prazo mencionado neste artigo, a Câmara considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente (Lei nº 4.320/64, artigo 32). § 2º Recebido o projeto, o Presidente da Câmara, depois de comunicar o fato ao Plenário, determinará imediatamente a sua publicação e distribuição em avulso aos Vereadores, os quais, no prazo de 10 (dez) dias, poderão oferecer emendas. § 3º Em seguida irá a Comissão de Finanças e Orçamento que terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias para emitir parecer e decidir sobre as emendas (Constituição da República, art. 65, § 2º).

22º

Sheila

...até 30 de setembro (Constituição do Estado, artigo 80). § 1º Se não receber a proposta orçamentária no prazo mencionado neste artigo, a Câmara considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente (Lei nº 4.320/64, artigo 32). § 2º Recebido o projeto, o Presidente da Câmara, depois de comunicar o fato ao... Plenário,determinará imediatamente a sua publicação e distribuição em avulso aos Vereadores, os quais, no prazo de 10 (dez) dias, poderão oferecer emendas. § 3º Em seguida irá a Comissão de Finanças e Orçamento que terá o prazo máximo de 15 (quinze) dias para emitir parecer e decidir sobre as emendas (Constituição da República, art. 65, § 2º).

21º

Sheila

§ 2º Recebido o projeto, o Presidente da Câmara, depois de comunicar o fato ao Plenário, determinará imediatamente a sua publicação e distribuição em avulso aos Vereadores, os quais, no prazo de 10 (dez) dias, poderão oferecer emendas. sendo assim observamos que a mesma está enganada, quanto ao limite da folha de pagamento cabe ao onerador adequar o limite contemplando efetivos e livre nomeados.

20º

Vida B. Mattos

E a reunião com o Evilásio na quinta-feira, aconteceu ? E no que deu? Ou o funcionalismo foi feito de otário mais uma vez.A essas alturas, os vereadores gracinhas já estão de férias na praia. E o funcionário da prefeitura ,top top top..........

19º

Liliam

Estes parlamentares estão mais uma vez, ludibriando os servidores municipais. A emenda foi vetada porque eles sabem que apenas o executivo pode colocar na LDO, o aumento dos funcionários. Isto depois de um estudo de viabilidade de aplicação do percentual. Eles sabem também que há margem para aumento, pois, a folha salarial ficou em média de 42% da arrecadação no 1º quadrimestre. De acordo com a LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal), pode chegar até 51% -limite prudencial- e 54% limite máximo. Estes "nobres" parlamentares estão "cozinhando o galo".... Eu também sou servidora deste município e lamento muito que meus colegas se deixam enganar por aqueles que "pagam de bonzinhos".

18º

Liliam

Sandra Você se esqueceu de publicar meu comentário. Lembre-se do direito à liberdade de expressão. Estou aguardando....

Resposta:Se vc enviou algum comentário que não foi postado peço que encaminhe novamente seguindo as normas pois não chegou.

17º

Maurício

A manipulãção, o embuste. Isso é o que entendo que ocorreu, no que se realciona à questão do aumento dos servidores. Eu, assim como outros servidores, que acompanham a luta dos trabalhadores sabemos que, esse movimento era falso; porque foi levado por pessoas(vereadores) antâgonicas as causas dos servidores, embora digam que não são. Os trabalhadores deveriam se precaver, pois, a tática não é nova. O grande lider desse movimento até outro dia era lider do prefeito(PSB) na Câmara, apesar de estar filiado a um partido teoricamente de oposição(psdb), eu acho que é por amor a Taboão.

16º

mariah

caros amigos da usina voces não entende que na camara de taboão e em qualquer lugar eles so pensam em si todos prometem ;na campanha são idealistas guando se elegem viram todos egoistas

15º

Vida B. Mattos

Quem deu o passa-moleque no funcionalismo por enquanto foram os vereadores. Nenhum pássaro na mão. Todos voando.

14º

Antonio Pereira

Funcionários públicos e seus familiares... NÃO VOTEM NELES em 2012. Esses vereadores que NÃO quiseram ajudar os servidores concursados estão do lado do mal da força. Quem manda nestes vereadores é o Evilásio, se esse prefeito diz NÃO os mesmo obedecem rapidinho, que vergonha. Dinheiro para ser roubado dos caixas da prefeitura tinha, para reajuste salarial não?

13º

Davi

O vereador Cido apresentou uma emenda propondo reajuste de 11,32% aos servidores, mas a emenda motivou polêmica entre os vereadores e precisou ser vetada. Por Alguns caros vereadores q não quiseram dar o reajuste digno aos excelentes funcionarios q merecem eles são (Paulo Felix, Olivio Nobrega,Fausta, Queiroz, Ronaldo Onishi, Valdevan Noventa, Wagner EIkstein, Alexandre Depieri, Aprigio) OBRIGADO VEREADOR CIDO por pensar em NOS. funciona

12º

Kamylla

Eu estive ontem na Camara, e vi o esforço do Vereador Tales Franco nas enumeras tentativa de fazer com que os outros vereadores aprovassem nosso aumento, ele esta de parabens e peço que todos os funcionarios lembre-se bem dele na hora de votar no proximo ano e vamos honra-lo pois ele é o vereador Cido que fez a Emenda foram os unicos que nos defenderam, os outros arrumaram um monte de desculpas, e onde estava o vereador Valter Paulo que nos prometeu ajudar? ainda tem coragem de mentir dizendo que estava doente....Vamos pensar bem nas proximas eleições POVO DE TABOÃO DA SERRA......

11º

Roberto pereira

esta camara é uma vergonha... levarâo seis anos para votar um almento para aos funcionalismo

10º

leandro

gostaria de que quando fosse votar o aumento dos sr vereadores, sr prefeito, este aumento teria que ser aprovado pelos funcionarios publicos. o pessoal do jornal da net me façam um favor pelo amor de deus vamos fazer uma proposta aos sr vereadores se eles conseguirem se manter durante 6 meses pagando agua, luz, telefone, iptu, aluguel, e compra do mes, somente com o salario de um funcionario da usina de 700,00 se eles conseguir manter a familia dele sem mais nenhuma renda a não ser esta, nunca mais precisa dar aumento ao funcionalismo, aceita sr vereadores???

rafael ribeiro

vamos começar uma campanha se o sr prefeito, e os srs vereadores conseguirem manter a familia deles ate o fianl do mantado com o salario de 700 reais ate o final do mandato nos garantimos a reeleiçao de todos,,, haaa fala serio so o meu aluguel é 550,00 em um quarto sala e cozinha os funcionarios que fazem esta cidade andar pelo amor ne

rafael ribeiro

vamos fazer o seguinte peguem o salario do vereador e do prefeito de 14 anos atras e ve quantos por cento ele ja aumentou e de o mesmo pra os funcionarios pode ser?? nada mais justo. ou melhor ainda pegue o salario do funcionario de 14 anos atras e vc faça uma comparaçao ao salario minimo pode dar o aumento proporcional. ai eles vao perceber que 11% de aumento que foi negado naum é nada em qualquer destas comparaçao.

Laurindo

Não acredito no que vi ontem, Vereadores tentarem justificar o injustficavel, primeiro aprovam uma emenda que garante o aumento para o funcionalismo, e depois se arrependem!!! que estranho!!!Até votaram um projeto de urgência, mas não era para o funcionalismo, e sim para interesses de alguns...e depois só blá-blá-blà...Srs Tales e Cido, os senhores Honraram com todo funcionalismo.

Jean Gonçalves

Fiquei indignado com a postura dos vereadores em retirarem uma emenda que que fazia a correção inflacionária dos servidores, o povo não é besta, o troco vem depois...nas urnas...as palavras bonitas não paga as contas e sim um salário decente.

amarildo

Infelizmente saimos decepcionados, mas hoje sabemos quem é quem Obrigado Cido e Tales Franco voces mostraram pra que vieram.

Marcos Paulo

Eu acompanhei toda a seção e vi o esforço do vereador Tales e o vereador cido em tentar aprovar nossa emenda..obrigado

Antonio José

A usina está com voce Tales e Cido voces sao os unicos q se salvam daquela camara.

Jeremias

Cade o vereador Valter Paulo fugiu com medo de apoiar o funcionalismo, francamente.

Carlos Alberto

está camara é uma vergonha.....

27/05/2017

Prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice inauguram abrigo municipal

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira,...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

27/05/2017

Prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice inauguram abrigo municipal

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira,...

27/05/2017

Atividades marcaram o Dia da Luta Antimanicomial em Taboão da Serra

Durante todo o mês de maio uma equipe de saúde mental da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra...

27/05/2017

Alunas da Escola de Moda, Beleza e Estética participam de workshop na Mart’bel

55 alunas do curso de Cabeleireiro da Escola Municipal de Moda, Beleza e Estética de Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.