Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos de Taboão da Serra são destaque na Olimpíada de Matemática

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/07/2011

matematica1

Divulgação Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo exibem medalhas da Olimpíada de Matemática

Determinação, dedicação e muito estudo. Essas foram as estratégias fundamentais utilizadas pelos cinco alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, que foram destaque na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP, realizada em 2010.

Apesar de ser uma das matérias mais temida pelos alunos, a matemática não assustou os alunos Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo, que superaram os desafios e alcançaram um ótimo resultado na Olimpíada.

Os estudantes completaram o Ensino Fundamental em 2010 na EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio, e foram finalistas da Olímpiada, que contou com mais de 19,5 milhões de inscrições, representando 99% dos municípios brasileiros.

Segundo eles, o apoio dos professores na sala de aula contribuiu com os estudos e na hora de tirar dúvidas. Além disso, os estudantes foram beneficiados, durante todo o ensino fundamental, pelas aulas do Programa Matemática Descomplicada - uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – que tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, tornando-o mais lúdico, fácil e divertido.

“As duas fases da Olimpíada foram muito difíceis, mas a ajuda dos professores e também das aulas de Matemática Descomplicada, em que podíamos realizar jogos divertidos e atividades em grupo, contribuíram muito. Na hora de fazer a prova, por exemplo, eu me lembrava das brincadeiras e conseguia resolver as questões”, explica Juliana Carvalho, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

O Programa Matemática Descomplicada prova que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico - por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

“Gosto e sempre me dediquei em matemática, e as aulas do Programa facilitaram muito na hora de participar da Olimpíada. Tive apoio da escola e da minha família. Sinto-me extremamente feliz pelo prêmio conquistado”, conta Victor Henrique Nunes, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

“Estou muito orgulhosa do Victor, pois ele sempre foi dedicado. Quero incentivá-lo ainda mais a continuar aprendendo e se destacando”, diz Quitéria Silva, mãe do Victor.

Além dos estudantes finalistas, outros três alunos da EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio também foram premiados, e receberam um certificado pela brilhante participação na Olimpíada. São eles: Isaque de Jesus Reis; Lorena Neves Rocha e Lucas Marques dos Santos.

“Os resultados do bom trabalho desenvolvido nas aulas de matemática podem ser percebidos através de conquistas como estas. Os alunos e ex-alunos que participaram são esforçados e motivados, e recebem respaldo do professor da rede e do mediador de aprendizagem. Temos certeza que outras vitórias ainda virão”, afirma Elaine Cristina Carvalho de Araújo, Diretora da escola.

“Fiquei muito feliz em participar da Olimpíada, procurei me dedicar e estudar bastante. Ganhei até presente dos meus pais quando eles souberam que eu recebi um certificado pela minha participação”, conta o aluno Lucas Marques dos Santos, 13 anos, atualmente no 8º ano.

A premiação referente à 6ª edição da Olimpíada aconteceu no dia 11 de junho de 2011, no Memorial da América Latina. “A colocação atingida pelos alunos de Taboão da Serra demonstra o constante comprometimento da Prefeitura em trazer melhorias  na  qualidade de ensino do nosso município”, conclui o Prefeito, Evilásio Farias.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT). O evento conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

12/08/2017

Vereador Carlinhos do Leme defende investimentos na Educação

A educação de Taboão da Serra vem se destacando nos últimos anos com boas notas no Índice de...

04/08/2017

Cursos gratuitos da Prefeitura de Taboão melhoram a vida da população

Milhares de taboanenses, em um momento de crise econômica nacional, têm buscado capacitação...

03/08/2017

Gestão em Foco estimula participação da comunidade nas escolas estaduais

O programa Gestão em Foco, da Secretaria de Estado da Educação, anunciado nesta quinta-feira (3)...

23/07/2017

Concurso de diretores teve mais de 44 mil candidatos inscritos na região

A Secretaria da Educação registrou 44.322 inscritos no concurso público de diretores de escola...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

19/07/2017

Prefeitura de Itapecerica revitaliza Espaço Cultural do Jardim Jacira

A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra entregou, na tarde do último dia 14 de julho, as...

14/07/2017

Rede emancipa de cursinhos pré vestibulares esta com inscrições abertas

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante...

11/07/2017

Gestão do Aprendizado é tema de palestra da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra proporcionou uma palestra aos gestores da rede...

07/07/2017

Encerram nesta segunda, 10, as inscrições para o vestibular da Univesp em Embu

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abriu desde o dia 12 do último mês,...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.