Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos de Taboão da Serra são destaque na Olimpíada de Matemática

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/07/2011

matematica1

Divulgação Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo exibem medalhas da Olimpíada de Matemática

Determinação, dedicação e muito estudo. Essas foram as estratégias fundamentais utilizadas pelos cinco alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, que foram destaque na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP, realizada em 2010.

Apesar de ser uma das matérias mais temida pelos alunos, a matemática não assustou os alunos Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo, que superaram os desafios e alcançaram um ótimo resultado na Olimpíada.

Os estudantes completaram o Ensino Fundamental em 2010 na EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio, e foram finalistas da Olímpiada, que contou com mais de 19,5 milhões de inscrições, representando 99% dos municípios brasileiros.

Segundo eles, o apoio dos professores na sala de aula contribuiu com os estudos e na hora de tirar dúvidas. Além disso, os estudantes foram beneficiados, durante todo o ensino fundamental, pelas aulas do Programa Matemática Descomplicada - uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – que tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, tornando-o mais lúdico, fácil e divertido.

“As duas fases da Olimpíada foram muito difíceis, mas a ajuda dos professores e também das aulas de Matemática Descomplicada, em que podíamos realizar jogos divertidos e atividades em grupo, contribuíram muito. Na hora de fazer a prova, por exemplo, eu me lembrava das brincadeiras e conseguia resolver as questões”, explica Juliana Carvalho, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

O Programa Matemática Descomplicada prova que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico - por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

“Gosto e sempre me dediquei em matemática, e as aulas do Programa facilitaram muito na hora de participar da Olimpíada. Tive apoio da escola e da minha família. Sinto-me extremamente feliz pelo prêmio conquistado”, conta Victor Henrique Nunes, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

“Estou muito orgulhosa do Victor, pois ele sempre foi dedicado. Quero incentivá-lo ainda mais a continuar aprendendo e se destacando”, diz Quitéria Silva, mãe do Victor.

Além dos estudantes finalistas, outros três alunos da EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio também foram premiados, e receberam um certificado pela brilhante participação na Olimpíada. São eles: Isaque de Jesus Reis; Lorena Neves Rocha e Lucas Marques dos Santos.

“Os resultados do bom trabalho desenvolvido nas aulas de matemática podem ser percebidos através de conquistas como estas. Os alunos e ex-alunos que participaram são esforçados e motivados, e recebem respaldo do professor da rede e do mediador de aprendizagem. Temos certeza que outras vitórias ainda virão”, afirma Elaine Cristina Carvalho de Araújo, Diretora da escola.

“Fiquei muito feliz em participar da Olimpíada, procurei me dedicar e estudar bastante. Ganhei até presente dos meus pais quando eles souberam que eu recebi um certificado pela minha participação”, conta o aluno Lucas Marques dos Santos, 13 anos, atualmente no 8º ano.

A premiação referente à 6ª edição da Olimpíada aconteceu no dia 11 de junho de 2011, no Memorial da América Latina. “A colocação atingida pelos alunos de Taboão da Serra demonstra o constante comprometimento da Prefeitura em trazer melhorias  na  qualidade de ensino do nosso município”, conclui o Prefeito, Evilásio Farias.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT). O evento conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

24/04/2018

Quer estudar na Etec de Taboão ou Embu? Fique atento ao prazo de inscrição

Os estudantes de Taboão da Serra interessados nos cursos da Etec devem ficar atentos ao prazo de...

23/04/2018

Enem 2018: resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição é divulgado

O resultado dos pedidos de isenção da taxa da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio...

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta alunos da Fecaf em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

17/04/2018

Educação reforça formação continuada de professores P2

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra realizou o curso de formação continuada para...

15/04/2018

Prefeitura de Taboão da Serra entrega uniforme e material escolar

Após distribuir logo no início do ano letivo os kits de material escolar para todos os alunos da...

12/04/2018

‘Ação Jovem’ oferece orientação profissional e ações educativas

Visando o apoio à iniciação profissional e transferência direta de renda, o Governo de São Paulo...

09/04/2018

Termina hoje inscrições de alunos remanescentes do Prouni

Termina nesta segunda-feira (9) as inscrições para as 112.800 bolsas remanescentes do Programa...

06/04/2018

Três Sobreviventes da Bomba de Hiroshima dão palestra a estudantes

Aos 21 anos de idade, Sr. Takashi Morita vivenciou a explosão da Bomba Atômica de...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

24/04/2018

Redução de peso pode evitar 15 mil casos de câncer por ano no Brasil

Estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil, ou 3,8% do total, poderiam...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.