Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos de Taboão da Serra são destaque na Olimpíada de Matemática

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/07/2011

matematica1

Divulgação Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo exibem medalhas da Olimpíada de Matemática

Determinação, dedicação e muito estudo. Essas foram as estratégias fundamentais utilizadas pelos cinco alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, que foram destaque na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP, realizada em 2010.

Apesar de ser uma das matérias mais temida pelos alunos, a matemática não assustou os alunos Victor Henrique Nunes e Juliana Carvalho da Silva Macedo, que superaram os desafios e alcançaram um ótimo resultado na Olimpíada.

Os estudantes completaram o Ensino Fundamental em 2010 na EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio, e foram finalistas da Olímpiada, que contou com mais de 19,5 milhões de inscrições, representando 99% dos municípios brasileiros.

Segundo eles, o apoio dos professores na sala de aula contribuiu com os estudos e na hora de tirar dúvidas. Além disso, os estudantes foram beneficiados, durante todo o ensino fundamental, pelas aulas do Programa Matemática Descomplicada - uma iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – que tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, tornando-o mais lúdico, fácil e divertido.

“As duas fases da Olimpíada foram muito difíceis, mas a ajuda dos professores e também das aulas de Matemática Descomplicada, em que podíamos realizar jogos divertidos e atividades em grupo, contribuíram muito. Na hora de fazer a prova, por exemplo, eu me lembrava das brincadeiras e conseguia resolver as questões”, explica Juliana Carvalho, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

O Programa Matemática Descomplicada prova que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico - por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

“Gosto e sempre me dediquei em matemática, e as aulas do Programa facilitaram muito na hora de participar da Olimpíada. Tive apoio da escola e da minha família. Sinto-me extremamente feliz pelo prêmio conquistado”, conta Victor Henrique Nunes, 15 anos, finalista da Olimpíada, que ganhou medalha de bronze.

“Estou muito orgulhosa do Victor, pois ele sempre foi dedicado. Quero incentivá-lo ainda mais a continuar aprendendo e se destacando”, diz Quitéria Silva, mãe do Victor.

Além dos estudantes finalistas, outros três alunos da EMEF Prof. Antônio Carlos Fenólio também foram premiados, e receberam um certificado pela brilhante participação na Olimpíada. São eles: Isaque de Jesus Reis; Lorena Neves Rocha e Lucas Marques dos Santos.

“Os resultados do bom trabalho desenvolvido nas aulas de matemática podem ser percebidos através de conquistas como estas. Os alunos e ex-alunos que participaram são esforçados e motivados, e recebem respaldo do professor da rede e do mediador de aprendizagem. Temos certeza que outras vitórias ainda virão”, afirma Elaine Cristina Carvalho de Araújo, Diretora da escola.

“Fiquei muito feliz em participar da Olimpíada, procurei me dedicar e estudar bastante. Ganhei até presente dos meus pais quando eles souberam que eu recebi um certificado pela minha participação”, conta o aluno Lucas Marques dos Santos, 13 anos, atualmente no 8º ano.

A premiação referente à 6ª edição da Olimpíada aconteceu no dia 11 de junho de 2011, no Memorial da América Latina. “A colocação atingida pelos alunos de Taboão da Serra demonstra o constante comprometimento da Prefeitura em trazer melhorias  na  qualidade de ensino do nosso município”, conclui o Prefeito, Evilásio Farias.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCT). O evento conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

30/05/2017

Anhanguera disponibiliza vagas de emprego e qualificação em Taboão

No dia 8 de junho, das 10h às 19h, as unidades da Anhanguera de Taboão da Serra e outras...

30/05/2017

Faculdade FECAF apoia o esporte profissional em Taboão

Como visto no Globo Esporte (Rede Globo), da última quinta-feira (25), a Faculdade FECAF apoia o...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.