Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embu sedia debate de Plano de Carreira da Educação no estado

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

embu1

Sandra PereiraEmbu é sede de Plano de Carreira da Educação no Estado

O secretário Adjunto de Educação, João Cardoso de Palma Filho, se comprometeu a participar das discussões realizadas pelas cidades do Conisud  visando melhorar a política estadual de educação. Ele assumiu o compromisso durante o seminário Debate e Ação que discutiu o Plano de Carreira das (os) profissionais da educação no dia 2 de julho, na câmara municipal de Embu das Artes. O seminário foi realizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) e contou com mais de 100 participantes, entre professores, lideranças e militantes da educação.
 
“Esse tipo de debate é muito saudável. Espero que ocorram outros. Temos que discutir as questões da educação para avançar de forma consensuada. Confirmo plenamente que estarei aqui sempre que for convidado. Acredito que uma pessoa sozinha não avança é preciso avançar no coletivo”, salientou ele. 

O secretário disse que a rede estadual atualmente tem 30 mil professores temporários. Ele admitiu que as condições de trabalho dos professores são insalubres – realidade, comprovado pelo crescente número de afastamento por motivo de saúde.
 
João Cardoso de Palma Filho falou sobre a situação precária da educação que começou em 1978 durante o governo Maluf. O secretário afirmou esperar que no Plano de Carreira corrija as distorções feitas pelas leis complementares e disse que a  mobilização da categoria será fundamental para assegurar essas mudanças.
 
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, avaliou que o seminário foi positivo e defendeu a continuidade do debate. De acordo com ele a iniciativa foi feliz e produtiva.
 
“É importante esse tipo de acontecimento. O deputado está de parabéns. Levantamos demandas, problemas e necessidades da educação. Espero ter a oportunidade de participar de outros seminários desse tipo”, afirmou ele.
 
Bia Pardi, coordenadora do setorial de Educação do PT é militante da educação desde 1978. Ela conhece como poucos o retrato da educação paulista e se descreve como uma crítica contumaz da política educacional do governo do estado. Segundo Bia os alunos saem da escola sem saber ler e escrever. “É uma política de descaso, de ataque a categoria. O modelo atual é desumano, falta estrutura e investimento. A progressão continuada é um crime. As escolas não foram preparadas para esse processo”, disparou.
 
Ela salientou a importância do debate promovido pelo deputado Geraldo Cruz e defendeu que quanto mais gente estiver envolvida com o tema educação maior serão as chances de sucesso.
 
O seminário foi um dos mais produtivos e com melhor nível de debate já realizado na região.  Entre os temas discutidos destacam-se a progressão continuada, avaliação de mérito, baixa qualidade de ensino, a defasagem salarial, falta de professores em áreas como matemática e física, saúde do trabalhador da educação.
 
Ao longo do evento os professores relataram o descaso da política de educação do governo e lamentaram a falta de diálogo com a categoria.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.