Prefeitos do Conisud inauguram Samu Regional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/07/2011

O Governo da Cidade de Embu das Artes e os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) convidam a todos a participar do lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional e da inauguração da Central de Regulação Médica, além da entrega de 12 ambulâncias para a região.

A Central de Regulação Médica, responsável por receber os chamados do telefone 192, será em Embu das Artes e estará interligada a outros quatro municípios: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Essa regionalização é resultado de uma ação concreta de política regional do Conisud, que vem ao encontro da proposta do Ministério da Saúde com o objetivo de integrar as diversas regiões geográficas.

Os chamados são realizados através do número 192. As ligações serão redirecionadas para a Central de Regulação do Samu. Um médico regulador atende a chamada e analisa o caso, por meio de uma conversa com o munícipe. As solicitações são organizadas por chamada e ordem de prioridade médica e, então, encaminhadas à ambulância.

A região receberá 12 ambulâncias divididas em duas categorias: a unidade de suporte básico e a de suporte avançado. A primeira é tripulada por um motorista/socorrista – treinado para auxiliar no atendimento às emergências – e um técnico de enfermagem. A de suporte avançado é UTI Móvel, tripulada por um médico intervencionista e um enfermeiro que, quando necessário, também dá suporte à unidade básica.

O Samu é responsável por atender emergências clínicas, traumáticas, obstetrícias (no caso de partos, por exemplo) e psiquiátricas. A equipe se desloca para os mais diversos locais abrangendo desde domicílios até vias públicas e locais de trabalho. Para garantir a eficiência e agilidade ao atendimento, a Central de Regulação Médica tem toda a infraestrutura necessária para fazer a localização, em tempo real, das ambulâncias mais próximas para atender a ocorrência, além de sistema de coleta de dados dos eventos para auxiliar na prevenção e radiocomunicação, com tecnologia digital, em canal aberto com todos os municípios.

Venha participar de mais essa conquista para a região. A cerimônia ocorrerá na quinta-feira, 30/7, às 10 horas no Condomínio Hines – rua Pataxós, 109 – Jardim Magali – Embu das Artes.

Júlio Marcondes

Comentários