Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ataque à liberdade de imprensa em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

shopping

Sandra PereiraVeículo usado para perseguir equipe de reportagem do Jornal na Net. Rua é "particular" mas está repleta de cavaletes da prefeitura

Desde que o shopping Taboão aumentou para R$ 4.50 o valor da cobrança do estacionamento a  reportagem do jornal na Net recebeu vários emails e ligações de leitores propondo uma matéria sobre o tema. Nesta quarta-feira (6), por volta das 16 horas, a equipe de reportagem do site estava tirando uma foto da fachada do shopping, em frente a portaria principal, na Avenida André Franco Montoro, no sentido da Estrada de São Francisco, quando um segurança da empresa que presta serviço ao estabelecimento afrontou a equipe de reportagem e ameaçou tomar a câmera fotográfica.  A foto seria utilizada na matéria sobre o aumento do estacionamento que provocou protestos e reclamações dos usuários.

O segurança repetia a todo instante que a área é particular e era preciso autorização do condomínio para fotografar o local. Entretanto, entre a portaria e o ponto de ônibus vários cavaletes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana impedem o estacionamento de veículos, levantando várias dúvidas. Afinal o espaço é publico ou privado? Se é particular porque a Semutrans mantém cavaletes e até aplica multas no local?

Após a abordagem agressiva do segurança a equipe de reportagem deixou a rua em frente ao shopping e parou novamente na Estrada de São Francisco, em frente ao Ecos Natura. O segurança saiu em perseguição à reportagem desde a avenida André Franco Montoro até o local, freando bruscamente atrás do veículo e reafirmando que era proibido fotografar o shopping.

shoppin1

Shopping Taboão estaria em área particular e só pode ser fotografado com autorização

Logo em seguida, o segurança exigiu a identificação da equipe alegando que a área é de propriedade do shopping e só poderia ser fotografada com autorização. O segurança só cessou as ameaças e foi embora depois que a reportagem disse que acionaria a polícia. “Pode chamar a polícia. Vocês não podem fotografar aqui. Toda a área é propriedade do shopping”, alegava, visivelmente alterado.

carro

Carro usado para intimidar reportagem 
Na terça-feira (5) a reportagem do Jornal na Net conversou sobre o tema com o vereador Olívio Nóbrega. Ele disse que a avenida André Franco Montoro é particular e não pode ter fiscalização da Secretaria de Transportes. Ele lembrou que a doação da rua não foi legalizada, assim como a alça de acesso no sentido da cidade de Embu das Artes, que consta no projeto de aprovação do shopping Taboão na prefeitura, não foi feita.

“Se tem cavaletes e viatura do trânsito na rua é errado. A responsabilidade é do shopping. Em área particular a prefeitura não pode autuar, então porque autua no shopping? Se a rua não é oficial e legalmente não existe, no meu entender as multas por ventura aplicadas lá são nulas”, revelou Olívio Nóbrega. “Em campanhas políticas, por exemplo, o shopping alega que a rua é particular e não pode ter cavalete e quando passa a eleição eles pedem que a prefeitura vá lá colocar cavaletes isso não pode”, completou o vereador.

O outro lado

Por telefone, a assessoria de imprensa do Shopping Taboão confirmou que a área é particular e que a equipe de reportagem precisava ter autorização para estar lá. A assessoria lamentou a tentativa de intimidação contra a reportagem do Jornal na Net e disse que o funcionário da empresa de segurança não está orientado a agir de forma agressiva. Mas, que deve informar a quem estiver fotografando que se trata de uma área particular.

A assessoria de imprensa informou também que o departamento de Marketing do shopping Taboão entraria em contato com a reportagem do Jornal na Net fato que até o momento não ocorreu. 

Ouça aqui na íntegra entrevista com vereador Olívio Nóbrega: http://www.jornalnanet.com.br/podcasts/134/olivio-diz-que-rua-do-shopping-e-particular-e-semutrans-nao-pode-agir-la

25º

Denise

Meu marido ao estacionar a moto nesta rua tomou uma multa isto foi no dia 11/06, esta multa é legal??

24º

roberto

fala da segurança e facil pq ele nao tem alternativa de resposta o jornalista pode alega o q for mas prova que a acao do seguranca foi essa q e dificil, o vigilante foi orientar sim tentar tomar a camera e mentira, e uma piada fala q teve perseguição, o vigilante vai orientar q nao pode tira foto o reporte  vai para outro lugar tira a foto se ele ja sabia q nao podia porque foi tentar de novo ? o vigilante foi atras reforca a orientacao. eu to comentado essa materia porque ja trabalhei la tenho contatos com os ex-companheiros e eu sei da capacidade Profissional do envolvido entao esse reporte tem q ser mais sincero fala mal de um ato q nao foi bem relatado e facil mas fala o que esses segurancas passa la isso ele nao tem capacidade de investigar a humilhação que eu passei q eles passao la no shopping

23º

daiane

(denuncia)eu gostaria que fizesse uma reportagem sobre os vigilantes que trabalham no shopping taboão pois segundo minha filha ela me relatou que ja viu um deles fumando maconha e jogando grasejos para as amigas dela.. um outro fato que me chamou a atenção e que eu uma serta ves olhei no cracha eo cargo dele é orientador de publico esse cargo existe??

22º

Eduardo

Bastaria os vereadores de Taboão criarem uma Lei ou o prefeito da cidade baixar um Decreto que tornaria essa via patrimônio público. Por que não acontece? Outro detalhe, cobrar R$ 4,50 para estacionar neste Shopping é um tremendo assalto aos clientes, jamais entro neste Shopping devido a este abuso. Fujam do Shopping Taboão.

21º

Duarte nogueira

Depois que o Shopping Taboão foi apontado como beneficiario na fraude do IPTU e ISS,sua administração deve ter orientado sua segurança privada para evitar qualquer tipo de reportagem.Afinal ta envolvido em crime contra os cofres publicos. Ali ta envolvido o shopping...o cinema...o estacionamento...e sabe lá quantas lojas pagaram propina de 30% do valor dos impostos. Veja bem...até na rua particular do shopping,o setor publico atua,enviando viaturas,guardas,para organizar o estacionamento. Lembrando que o trânsito é liderado pelo Carlos Andrade que parece ainda não ter perdido o poder. A jornalista deveria ter feito um B.O. Esse segurança estava muito seguro de si.

20º

rafael rezende

estou morando em taboao ha 1 ano e estou no site há 6 meses sempre disse desde entao que aqui ha um censura jornalistica muito forte em sao paulo onde eu trabalhava nunca passei por isso mais pode ter certeza que isso nao ficara assim

19º

rafael ribeiro

olha quem vcs poem a camara se for pela logica do olivio, kkkk "Se a rua não é oficial e legalmente não existe, no meu entender as multas por ventura aplicadas lá são nulas”, revelou Olívio Nóbrega. entao se vc tiver seu carro roubado, ou se envolver em um acidente!!! vc estara perdido por que seu carro foi roubado em um lugar que naum existe la naum é official, e cada coisa que eu tenho que ouvir kkk a policia naum pode ir la tambem se roubar seu carro la no semaforo pede pro shopping te ressarcire pro shop fazer o bo aiaiai so em taboao city

18º

antunes

Nem vou discutir, mas colocar aqui algo que poucas pessoas sabem. O Shopping Taboão há das eleiçõs passadas, chamou o vereador Wagner Eckstein, o vereador Maurício André, e o então candidato Salvador Grisafi para contribuir financeiramente para suas campanhas. Isso é fato e notório. O que fica dessa realidade é que esse shopping desde sua fundação, sempre teve todo o amparo político para agir e transgredir qualquer lei que contrarie seus objetivos.

17º

rafael ribeiro

gostaria de esclarecer o fato que o vereador olivio diz que a secretaria naum pode fiscalizar a av governador andre franco montouro, isso na verdade é um grande equivoco pois alem de poder eles devem fiscalizar, nao somente a via como dentro do shopping tambem, veiculos irregulares estacionados em vaga de deficiente fisico mas tudo isso de acordo com o ctb lei 9.503 no seu artigo 2 Art. 2º São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais. Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas. resumindo se existe sinalizaçao, se exite trafego, se existe infraçao deve ser punida.

16º

Jean centro

Olha onde chegamos...segurança particular proibindo jornalista de exercer suas funçoes em area pública, pois se a área não é pública, é melhor o shopping fechar a rua, nesta moita tem coelho... e muitos...espero que o legislativo investigue se ai não há irregularidades.

15º

Marcia

Que horror!!!estou chocada...Sandra, não se curve, faça valer a liberdade de imprensa.

14º

Karen Santiago

Onde fica a liberdade de imprensa pela qual lutamos tanto e trabalhamos honestamente para conquistar nosso espaço? É um absurdo o que aconteceu, e isso precisa ter um basta, afinal jornalista tem sim o direito que a lei garante de fazer matérias e tirar fotos. Vamos lutar contra a censura que está se tornando frequente na região.

13º

Manoel Rocha

Me solidariso com a jornalista Sandra Pereira, uma profissional brilhante que é pautada pela descência e ética. Quanto ao Shoopping Taboão cabe uma invetigação de toda a sua instalação no municipio, sabemos da geração de empregos e entretedimento que proporciona a região, mais não podemos deixar de verificar a legalidade tanto do IPTU como do habitese da prefeitura, da alça de acesso necessária para o escoamento dos veículos que la estão, e diversas outras denúncias que pairam sobre este empreendimento. As dúvidas são muitas e devem ser explicadas.

12º

Sueli

Bem vindos a Taboão da Serra terra dos coronéis. A cidade pertence a um pequeno grupo e os direitos individuais e coletivos são sempre ameaçados.

11º

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

É preciso que os proprietários do Shopping tomem providências quanto ao fato lamentável cometido pela segurança privada do Shopping. O estacionamento é uma concessão para a empresa que explora o estacionamento pago. O Shopping foi inaugurado no dia 10 de Julho de 2.002 com a presença de autoridades Municipais e do Governador de Estado. É uma pena que este fato repugnante tenha acontecida com tão notória JORNALISTA da nossa Cidade. Acredito que tanto o SHOPPING TABOAO DA SERRA, como a empresa que explora por concessão o estacionamento, deve um PEDIDO DE DESCULPAS publicamente. A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA TEM QUE SER RESPEITADA. A IMPRENSA TEM QUE SER LIVRE PARA LEVAR A VERDADE PARA SEUS ELEITORES.

10º

Márcia Palhares

INfelizmente vivemos em um mundo onde o "poder" ($$$), é tudo...Vergonhosa a falta de respeito que se tem por um profissional..Vergonhoso!

ADRIANO/CHEIO DE LIXA NA PORTA DE CASA SECRETÁRIO DE OBRAS DE ITAPECERICA

Olá Sandra________________caso o vigilante patrimonial esteja numa area que não faça parte do perimetro da empresa,e esse vigilante esteja armado,configura o crime de porte ilegal de armas. Ligue 190,apenas isso. Abraços!

beto

Aqui no taboao ainda existe a mentalidade provinciana.

Sandra Pereira

Desde que sai da faculdade de jornalismo em 2000 já vivenciei momentos delicados em coberturas, mas não lembro de passar uma situação semelhante a essa. Primeiro o segurança quer proibir a foto, depois me diz que a rua é particular eu deixo o local e  ele me segue raivoso. Quando parei na altura do Ecos Natureza, na Estrada de São Francisco ele quase bateu na traseira do meu carro e só foi embora depois que eu liguei para o 190. Se acontece isso com jornalista que tem o direito constitucional de trabalhar livremente imagine com outros. Onde vamos parar nessa cidade? Será que já não chega de tanta coisa errada? Tanta podridão? É preciso dar um basta aos grilhões que ainda teimam em nos manter presos. Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós...

Rodrigo Martins

Bela matéria. Só queria entender, agora fotografar é proibido? desde quando é necessário autorização para fotografar mais uma atitude errônea da prefeitura? O preço do estacionamento é um absurdo mesmo. LIBERDADE DE IMPRENSA JÁ.

silva

Queria saber uma coisa,esse estacionemnto em Itapecerica na padaria da serra,é partucular aquele espaço,ou teve algum acordo as escuras pra se estacionar apenas quem irá frequentar o comércio??

esquilo 5

eu queria saber se o shoping esta envolvido no IPTU?vamos ver.

Allan dos Reis

É uma vergonha que seguranças do shopping tentem barrar o trabalho LIVRE da imprensa. Nesses poucos anos como jornalista da cidade, não vi nenhum caso semelhante de afronta a liberdade dos profissionais. A pergunta que fica é: Afinal, aquela rua é da municipalidade ou do shopping? Allan dos Reis do site Taboão em Foco

Nico

Afinal, onde está a liberdade de IMPRENSA. Será que o bicho comeu sem mais e sem menos?

Maurício

O poder econômico é isso, se beneficia dos serviços públicos como se "dono" fosse. A avenida André F. Montoro, já que é paricular, pode ser fechada pelo shoping; abrindo acesso só para clientes, já imaginaram isso?!!.

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.