Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Ataque à liberdade de imprensa em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

shopping

Sandra PereiraVeículo usado para perseguir equipe de reportagem do Jornal na Net. Rua é "particular" mas está repleta de cavaletes da prefeitura

Desde que o shopping Taboão aumentou para R$ 4.50 o valor da cobrança do estacionamento a  reportagem do jornal na Net recebeu vários emails e ligações de leitores propondo uma matéria sobre o tema. Nesta quarta-feira (6), por volta das 16 horas, a equipe de reportagem do site estava tirando uma foto da fachada do shopping, em frente a portaria principal, na Avenida André Franco Montoro, no sentido da Estrada de São Francisco, quando um segurança da empresa que presta serviço ao estabelecimento afrontou a equipe de reportagem e ameaçou tomar a câmera fotográfica.  A foto seria utilizada na matéria sobre o aumento do estacionamento que provocou protestos e reclamações dos usuários.

O segurança repetia a todo instante que a área é particular e era preciso autorização do condomínio para fotografar o local. Entretanto, entre a portaria e o ponto de ônibus vários cavaletes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana impedem o estacionamento de veículos, levantando várias dúvidas. Afinal o espaço é publico ou privado? Se é particular porque a Semutrans mantém cavaletes e até aplica multas no local?

Após a abordagem agressiva do segurança a equipe de reportagem deixou a rua em frente ao shopping e parou novamente na Estrada de São Francisco, em frente ao Ecos Natura. O segurança saiu em perseguição à reportagem desde a avenida André Franco Montoro até o local, freando bruscamente atrás do veículo e reafirmando que era proibido fotografar o shopping.

shoppin1

Shopping Taboão estaria em área particular e só pode ser fotografado com autorização

Logo em seguida, o segurança exigiu a identificação da equipe alegando que a área é de propriedade do shopping e só poderia ser fotografada com autorização. O segurança só cessou as ameaças e foi embora depois que a reportagem disse que acionaria a polícia. “Pode chamar a polícia. Vocês não podem fotografar aqui. Toda a área é propriedade do shopping”, alegava, visivelmente alterado.

carro

Carro usado para intimidar reportagem 
Na terça-feira (5) a reportagem do Jornal na Net conversou sobre o tema com o vereador Olívio Nóbrega. Ele disse que a avenida André Franco Montoro é particular e não pode ter fiscalização da Secretaria de Transportes. Ele lembrou que a doação da rua não foi legalizada, assim como a alça de acesso no sentido da cidade de Embu das Artes, que consta no projeto de aprovação do shopping Taboão na prefeitura, não foi feita.

“Se tem cavaletes e viatura do trânsito na rua é errado. A responsabilidade é do shopping. Em área particular a prefeitura não pode autuar, então porque autua no shopping? Se a rua não é oficial e legalmente não existe, no meu entender as multas por ventura aplicadas lá são nulas”, revelou Olívio Nóbrega. “Em campanhas políticas, por exemplo, o shopping alega que a rua é particular e não pode ter cavalete e quando passa a eleição eles pedem que a prefeitura vá lá colocar cavaletes isso não pode”, completou o vereador.

O outro lado

Por telefone, a assessoria de imprensa do Shopping Taboão confirmou que a área é particular e que a equipe de reportagem precisava ter autorização para estar lá. A assessoria lamentou a tentativa de intimidação contra a reportagem do Jornal na Net e disse que o funcionário da empresa de segurança não está orientado a agir de forma agressiva. Mas, que deve informar a quem estiver fotografando que se trata de uma área particular.

A assessoria de imprensa informou também que o departamento de Marketing do shopping Taboão entraria em contato com a reportagem do Jornal na Net fato que até o momento não ocorreu. 

Ouça aqui na íntegra entrevista com vereador Olívio Nóbrega: http://www.jornalnanet.com.br/podcasts/134/olivio-diz-que-rua-do-shopping-e-particular-e-semutrans-nao-pode-agir-la

22/02/2018

Moradores do Saint Moritz reclamam do aumento do IPTU

Os moradores do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, reclamam do aumento do IPTU 2018 no...

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

25/02/2018

Embu está entre as cidades que Sabesp vai contratar através de concurso

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai divulgar a abertura de edital...

25/02/2018

Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de hoje

A partir de hoje (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão...

25/02/2018

Termina nesta quarta-feira prazo para inscrição no Projovem

Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para inscrição de jovens entre 18 e 29 anos que...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.