Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Conselho de Saúde critica sindicância contra Akira Tada

Por Sandra Pereira | 6/07/2011

akira

Arquivo Jornal na NetConselho de Saúde saiu em defesa de funcionários do Akira Tada

O Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra vai se posicionar contrário a sindicância aberta a pedido do vereador Olívio Nóbrega contra o Pronto Atendimento do Akira Tada, no centro, após o vereador acompanhar um familiar no local. O representante dos usuários no Conselho, Narciso Favaro, criticou a sindicância e anunciou que pela primeira vez o órgão vai defender o médico Jaime e propor a volta dele ao plantão.  O Conselho tem 16 integrantes eleitos democraticamente nas UBSs da cidade. 

Para Narciso Favaro a sindicância prejudica o funcionamento do Akira, já que os profissionais envolvidos nela, ou seja, a equipe do plantão seja afastada até a conclusão da investigação. 

“Foi muita vaidade de uma pessoa. O vereador fez uma tempestade no copo de água. Abriu uma sindicância que é um processo seríssimo não levará a nada porque o Conselho vai defender o funcionário, até porque seria deslealdade não fazê-lo”, avaliou o conselheiro. “Para nós a sindicância veio para fazer movimentação política”, completou.

Narciso Favaro avaliou que o fechamento do Akira, proposto pelo vereador Olívio na tribuna, durante a sessão da terça-feira (28) seria uma medida irresponsável já que levaria à morte dezenas de pacientes atendidos no local. 

“Fechar o Akira significa decretar a morte dos pacientes atendidos lá que não conseguem vagas no HGP, tem pacientes que ficam entubados 20 dias. A equipe do Akira é altamente capacitada. Os médicos cumprem os plantões. O Conselho está agindo para evitar a troca de plantões entre eles mas é preciso dar as condições corretas”, observou.

Segundo Narciso o Akira atende 2,5 mil pessoas de fora da cidade mensalmente, incluindo São Paulo, Embu e Itapecerica e Cotia. Somente de Taboão da Serra são mais de 6 mil atendimentos ao mês. Segundo ele, o número de atendimentos no Akira é elevado o que aumenta a necessidade de padronização do atendimento.

“Chegou na tribuna a informação que o paciente tinha morrido Akira naquela noite e isso não é verdade . Ele não morreu estava entubado. A família ficou transtornada houve um princípio de tumultuo na emergência e o Conselho estava acompanhando o paciente que depois foi levado para o Antena”, disse o conselheiro.

Narciso disse que o Conselho iria ler na Tribuna uma carta do CRM reafirmando a conduta do médico e pedindo aos vereadores que ajudem a melhorar a saúde e proponham no orçamento a aquisição de um gerador avaliado em R$ 8 mil. O equipamento seria necessário para impedir que as constantes quedas de energia afetem o atendimento aos pacientes em razão do não funcionamento dos equipamentos de emergência.

“Queremos resolver os problemas e a câmara pode ajudar nisso ao invés de ficar se preocupando com questões menores”, alfinetou.

O vereador Olívio Nóbrega reafirmou na tribuna que a sindicância terá continuidade. Ele disse que no acompanhamento ao paciente no Akira constatou irregularidades. Olívio revelou que seu familiar não chegou a ser atendido no Akira. Ele disse que posteriormente foi informado de que o paciente idoso que estava no local não havia falecido conforme ele declarou anteriormente na tribuna.  

Marcio Nascimento

É evidente e bem sabido que as pessoas que fazem parte do conselho municipal de saúde são também funcionários de Taboão da Serra, sendo assim será difícil apontarem irregularidades, pois amanhã ou depois teriam de trabalhar nesta mesma unidade sob o comando dos denunciados.

José Pereira

prezados Srs Funcionários da prefeitura e Srs Eleitores de Taboão da serra, Chegou o Ano dos agitos politicos! todo mundo agora vê coisas erradas, os Vereadores são amigos de todos querem atender a todos e nunca fizeram e não fazem...!especialmente agora todos os vereadores de taboão estão sem saber o que fazer porque eles sabem que os eleitores de Taboão da Serra vai mudar o quadro! e vamos vota em candidatos que numca foram vereador e que não traga nomes de vereador atual, se um candidato aceita um vereador desse no palanque ele perdeu a eleição!

José Pereira

Eu José Pereira Continuando, Em 2013 o Povo de Taboão da Serra vai ver a diferença na; Saude,Segurança, transporte e outras secretárias mais, a onde eu e você caro eleitor vai fazer a diferença! vamos mostra para os que se dizem donos de Taboão que metem a cara pra fazer o que quer achando que os Eleitores são palhacinhos deles que toda eleição eles tão lá! acabou vereadores de Taboão acabou! vocês vão ver novas pessoas legislando e fazendo as leis que Taboão merece!

ludimlla drac

Acredito que deveriamos observar oque realmente acontece no akira, pois a meu ver muitas coisas estao indo de mal a pior. e tantas foram as vezes que foi reclemada e nunca houe atnção necessaria não sera agora que sr. vereador foi levar um paciente para fazer média que teremos solução... muitas mortes acontecem no ps e tudo fica na pizza..e este sera somente mais um pedaço

selma fatima dos santos de Souza

Conforme resolução 333/03, ao visitar unidades de saúde,os Conselheiros podem ouvir usuários e trabalhadores de saúde,elaborando relatório da situação encontrada.Esse relatório deve ser apresentado em reunião do plenário do Conselho de Saúde.É importante que o conselheiro se lembre de que,ao visitar um hospital ou centro de saúde,ele não pode, por conta própria, exigir providências dos profissionais existentes.Ele deve relatar a situação ao Conselho de Saúde para que o Conselho adote as medidas legais nacessárias.Portanto na condição de Presidente do Conselho Municipal,de acordo com atribuições que me são conferidas pela Lei nº 8.080 de 19 de Setembro e 8.142 de 28 de Dezembro de 1990,venho solicitar ao jornal a não veiculação da matéria usando o nome do Conselho Municipal de Saúde.Porque A Presidência deste Conselho emitiu um oficio ,ao Secretário Municipal de Saúde e estamos aguardando informações oficiais.Com certeza quando recebermos estas informações , que será levada para pleno,iremos tomar as medidas cabivéis.Porque não queremos se cometa injustiças e prejuizo aqueles que dedicam seu trabalho em prol da população que ali são atendidas. Atenciosamente Selma Fatima dos Santos de Souza Presidente do Conselho Municipal de Saúde Representante do Segmento Trabalhador

jose da silva

é so falar em investigar algo errado que vem gente querendo proteger,isso é muito estranho um conselheiro da saude falando que a saude vai bem,Falar que a saude de taboão vai bem, falar que no Akira as pessoas são bem atendidas,só falta o narciso falar que em taboao ninguem baixou iptu.Um absurdo.

jose alves

Tem que investigar sim,não importa o que motivou o vereador, o importante é melhorar o Akira,que vai muito ruim por sinal.

claudio duarte

Sera que o conselheiro tem rabo preso com os maus medicos do Akira,sera que ele tem vantagens em consultas por isso que veio defender o Akira.Acho que precisa ser investigado tudo em taboao ate este conselheiros que quer defender op indefenssavel.

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.