Prefeitura recebe até dia 15 exposição fotográfica “África em Nós”

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/07/2011

Na última sexta-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura realizou a abertura da exposição fotográfica “África em Nós”, que está exposta na recepção do Complexo Administrativo Norberto José da Costa até o dia 15 de julho.

A mostra traz 62 imagens vencedoras da campanha fotográfica homônima, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, que retratam a influência africana no cotidiano brasileiro. A exposição é dividida em oito categorias: Cotidiano, Festas Populares, Gastronomia, Contrastes, Paisagem, Religiosidade e Retratos.

O secretário de Cultura, Paulo Flamingo, agradeceu a presença de todos e agradeceu a Secretaria de Estado da Cultura por proporcionar a vinda desta mostra ao município. “É uma honra temos sido contemplados com essa bela exposição que vem percorrendo diversas cidades, e agora nos traz a oportunidade de ver imagens do cotidiano e nos resgata detalhes que às vezes não são vistos pela sociedade”, discursou o secretário.

“Esta campanha foi realizada em 2009, e a exposição mostra o que a comunidade negra trouxe de bom para o Brasil. Parcerias como esta entre o Estado e o Município são ações que através da cultura beneficiam a população com arte”, disse o assessor de cultura para gêneros e etnias da Secretaria do Estado da Cultura, Cássio Reis.

Na abertura da mostra houve declamação de poesia de Solano Trindade por Josias Patrolino, do grupo Itapoesia, e apresentação do grupo de capoeira Tupinambá.

“A herança da cultura africana em nossa população é muito forte. É sempre uma alegria poder valorizar e ressaltar a importância de nossas raízes africanas”, falou o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

Participaram também da abertura do evento a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Kátia Trindade; o subcomandante da GCM, Fábio Pinto; o vereador Zé Maria; o assessor especial de projetos para hip hop da Secretaria de Estado da Cultura, Marcio Santos; Marcos Freitas e Sara Aparecida Mendes da Secretaria de Estado da Cultura; Marcos de Santana Sena representando o Conegro, entre outras autoridades.

Comentários