Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Administração Jorge Costa realiza I Painel Sobre Saúde da População Negra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/06/2011

saude1_1

DivulgaçãoEvento sobre Saúde da População Negra na sede da Prefeitura

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Igualdade Racial da Secretaria de Cultura, realizou o I Painel Sobre Saúde da População Negra, na manhã desta quarta-feira, 29 de junho. O evento realizado no Complexo Administrativo Norberto José da Costa, sede da Prefeitura, reuniu profissionais da área da saúde e autoridades regionais ligadas à luta pela igualdade racial.

Compuseram a mesa para o inicio dos trabalhos o secretario municipal de Cultura, Paulo Esteves Guedes; coordenadora de Políticas Públicas Para Igualdade Racial, Kátia Trindade; presidente do Conegro – Conselho Municipal do Negro, Paulo Sérgio; coordenadora administrativa da Autarquia Municipal de Saúde-IS, Simone da Luz; a técnica de Relações Públicas do MOPS/ANEPS, Luzia Aparecida; a presidente da Associação Pró-Falcêmicos Anemia Falciforme - APROFE, Sheila Ventura Pereira; a assessora da Saúde da População Negra de Embu das Artes, Dr. Regina Nogueira e, representando o Conselho Municipal de Saúde, Patrick da Luz.

No inicio do evento, Kátia Trindade ressaltou as diretrizes da Coordenadoria, que visa estreitar a relação com todas as secretarias em busca de igualdade racial, destacou a importância da saúde da mulher negra, que por sua origem étnica já traz algumas doenças hereditárias, e exibiu vídeos com matérias e debates sobre a saúde da população negra.

“Quero parabenizar a Coordenadoria por trazer este debate e assim lutarmos pela igualdade. Sabemos que a dificuldade de acesso à saúde atinge a todos, porém, historicamente a população negra sofre muito com esta dificuldade. Precisamos buscar soluções em conjunto para acabar com o preconceito e melhorar as condições de atendimento para esta população”, discursou o secretário Paulo Esteves Guedes.

Assuntos como a alto-declaração, doenças como hipertensão e diabetes, além da conscientização da melhoria nos atendimentos para a população negra na rede pública de saúde foram explanados pelos participantes.

Para finalizar o evento, uma palestra sobre Anemia Falciforme (doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, muito comum na raça negra) foi ministrada pela presidente da Associação Pró-Falcêmicos Anemia Falciforme – APROFE, Sheila Ventura. Ela falou sobre esta patologia e sobre as dificuldades dos pacientes em serem tratados adequadamente na rede pública de saúde.

Após as palestras foi aberta à plenária para sanar as dúvidas dos participantes e, em seguida, um café da manhã foi oferecido para finalizar o evento.

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.