Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura ameaça fechar abrigo para cães em Itapecerica

Por Karen Santiago | 26/06/2011

canil2

Karen Santiago Prefeitura diz que canil não conta com alvará de funcionamento da Cetesb

A falta de uma licença ambiental da Cetesb e uma ação judicial do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pode fechar definitivamente, nesta segunda-feira, 27 de junho, o abrigo Cão Sem Dono na Estrada Borba Gato, 56, no bairro Potuverá, em Itapecerica da Serra. Ao todo 150 cachorros vivem no local. Correndo contra o tempo, voluntários e funcionários da ONG realizaram neste final de semana duas feiras de adoção em São Paulo, em busca de um novo lar para os animaizinhos.

Em visita ao local, neste sábado, (25), a reportagem do Jornal na Net constatou o cuidado com os cachorros, que ficam divididos em canils, e passam por revezamento para desfrutarem da área verde de 250 mil m2. Vacinação, cuidados médicos e comida são disponibilizados para os animais, que contam também com um apadrinhamento realizado pela internet. “São por meio desses apadrinhamentos, que os cachorros recebem os cuidados”, explicou Vicente Define, representante da ONG.

Vicente disse que desde 2008, o abrigo passa por problemas. “O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Itapecerica entrou com uma ação judicial contra a ONG. Eles alegam que precisamos de uma licença ambiental da Cetesb para funcionar, já que as fezes dos animais contaminam o solo. Nós procuramos atender a todas as exigências já feitas por eles, mas a Cetesb não sabe informar o que seria esse documento”.

De acordo com Vicente a Ceteb por meio de uma carta ressaltou que a Cão Sem Dono não precisa desta licença. “Os canis não precisam de alvará somente indústrias, máquinas, pois podem poluir o meio ambiente”, disse referindo a carta que a reportagem não teve acesso até o fechamento da matéria.

Segundo informações o problema começou em 2008, quando um vizinho incomodado com a presença do abrigo denunciou a ONG para a Vigilância Sanitária e a Zoonoses. “Todos os documentos exigidos pelos órgãos para o funcionamento do abrigo foram apresentados, exceto o alvará da Cetesb. Este só costuma ser fornecido para grandes indústrias que tenham tratamento de água e esgoto, só para implantar esse sistema seria necessário um investimento de R$ 250 mil”, finalizou Define.

No último dia 14, em vistoria pelo local, a Guarda Civil Municipal juntamente com Zoonoses notaram que um indivíduo de nome Rafael está desrespeitando o embargo do canil imposto pelo município. O desrespeito, segundo o boletim de ocorrência já gerou processo de desobediência no Juizado Especial Criminal da cidade.

O embargo conforme aponta o boletim de ocorrência justifica-se, pois o canil não cumpre as posturas municipais e estaduais para a instalação. “O canil não possui alvará para as atividades e nem a devida licença da Cetesb. Verificou-se também que a alocação precária dos animais está causando poluição ambiental, afinal não existe sistema de tratamento de esgoto e influentes”.

No decorrer da briga na Justiça, a ONG move uma ação civil pública contra a prefeitura para impedir o fechamento do abrigo. Uma petição online coleta assinaturas de internautas para anular o pedido da CCZ. Até a noite deste domingo, mais de 19 mil pessoas haviam endossado o documento.

A ONG  criada há seis anos, doou cerca de 900 animais, mais de 3 mil cachorros foram adotados e 4 mil foram resgatados durante o ano de 2010.

A reportagem do Jornal na net entrou em contato com o CCZ e a Vigilância Sanitária da cidade, neste sábado, mas até o fechamento da matéria nenhum funcionário foi localizado para comentar sobre o assunto.

canil

canil1

canil4

Funcionários cuidam de cachorra machucada

35º

Alda

Arrombaram meu portão e escaparam 02 rottweiller no bairro de Portuvera , estamos desseperados a procura por favor se acharem nos avisar 01 macho e uma femea estamos na Estrada Joaquim Cardoso Filho , 97368-3237 Alda muito obrigada

34º

Mariana

Que coisa orrivel não é certo tirar os pobres cachorrinhos dali.

33º

jackeline

olha vcs tem q pensar melhor pois nao e todo diaa que se encontra gente q quer tratar dos cachorros vcs tem q saber q o mesmo frio que vcs sente eles tbm sente agora vcs vao tirar o unico lugar ddeles so digo mais uma coisa se foi o prefeito jorge costa q falou isso então me descupa não e pq ele nao gota de bichos que agora ele vai joga-los na rua obrigado e descupa se fui groça.

32º

DAYSE MARTINS

ALGUNS COMENTÁRIOS FEITOS NESTE ESPAÇO DEMONSTRAM OS SERES DESPREZÍVEIS QUE NEM SABEM ESCREVER DIREITO. EXEMPLO DISSO SÁO OS NUMEROS 26,27 E 28. MAL SABEM SE EXPRESSAR, DEVIAM POUPAR SUAS BURRR.....

31º

Noemi

Felizmente a ONG conseguiu outro lugar e vai sair dessa cidadezinha de m que é Itapecerica da Serra. O prefeito sabe promover Festa do Peão e não quer cuidar da cidade. Falta transporte, saúde, falta tudo mas pra b do rodeio tem organização.

30º

José Franson

Protetores do cão sem dono, esqueçam Itapecerica, esqueçam quem não tem ética nem coração. Os animais humanos não evoluirma o suficiente para entender que ele não é o senhor dos viventes. Vamos fazer de tudo para diminuir a natalidade de cães e gatos, para que não estejam facilmente disponíveis.Vamos focar em "convencer" os prefeitos a executar o projeto "postos veterinários de proteção aos animais" - Solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados. Tudo de bom amigos, boa sorte para todos nós, especialmente para os amigos quatro patas que vocês de coração altivo resgataram, em nome deles fica meu eterno agradecimento.

29º

Ana Caroline

Nossa pelo que li nos comentários tem gente ai que é mto sem coração e eu só não levo esses bichinhos para casa porque não dá.Porque que não contratam funcionários,achem um novo sitío que não atrapalhe ninguém e continuem com essa ong que ajuda muitos animais que merecem muito companheirismo e carinho e também pedem ajuda a empresas para doar rações e materiais fundamentais para esses animais! Só o salário do prefeito ja daria pra ajudar muito mesmo mas fazer o que se não tem coração essa gente! s zoonozes: para de matar os animais isso é muito feio !! que decepção se o bichinho não tem dono e vocês ja cansaram dele não matem joguem pra rua pelo menos la ele vai ter vida !

28º

pamela

EU SINTO MUITO PELOS ANIMAIS, MAS TENHO QUE CONCORDAR QUE O DONO DO ABRIGO "CÃO SEM DONO" É UMA FRAUDE. POIS A "ONG" É HOTELZINHO E NÃO UMA ONG. TEM QUE SER INVESTIGADO TUDO QUE SE DIZ RESPEITO A ELE...

27º

JEFFERSON

É FACIL ACABAR COM ESSA DISCUÇÃO VAMOS VOLTAR A CARROCINHA E ACABAR COM ESSAS ONG E ESTA TUDO RESOLVIDO ANIMAL SEM DONO VAI PARA CARROCINHA É O SERTO

26º

luis

esse rafael é um  eles são hotel de cachorro tem mais é que se ferrar so tenho do dos animais bem feito

25º

silva

espero que a limpeza chegue por aqui logo. o cabide de empregos cada vaz aumenta mais,ser amigo de (a) ou (b),assim vc consegue uma vaguinha. esepro que na próxima eleição o povo daqui lembre-se disso,chegou a hora de mudar. enquanto isso vivemos sem calçadas,transporte alternativo caindo aos pedaços,postos de saúde ruins,hospital que nem inaugurou já precisando de reformas. e o povão só pensando na festa do peão... quando precisar de uma ambulância e a porta de trás não esteja caindo aos pedaços,lembre disso!! enquanto isso as arinhas que provavelmente estarão na próxima eleição como vereador,já estão aparecendo em matérias aqui toda semana.. acorda povo....lerdooooooooooooooo

24º

carlos da silva nogueira

isso que estao fazendo com essa ong, e uma pouca vergonha, porque moro no potuvera, ja fui visitar esses animais, sao bem cuidados, neles nao recebem qualquer ajuda da ´prefeitura, ao contrario a prefeitura tem que se preocupar coma as festas de bois que fazem com o dinheiro publico, muitas pessoas ficando ricas e a maior parte dos itapecericanos ficando na miseria, ainda bem que as sujeiras estao começando a desenrolar, ja começou em taboa e outras cidades logo chega em itapecerica da serra, se preocupem com isso, e nao com os ca chorros que estao sendo tratados CIDADE DE LAVAGEM DE DINHEIRO E CORRUPÇAO, ainda bem que estamosd chegando perto de outra eleiçao, deixem o pessoal trabalhar em pas se preoocupem com a farra do boi que ocorre na prefeityra, isso sim, um dia chega ao fim, e alguem vai ter que prestar contas com a justiça PESSOAL DA ONG BOA SORTE

23º

WALETER DO AMARAL

PREFEITURA E ZOONOSE, VOCEIS TEM QUE CUIDAR DO SEUS NARIZ E NAO SE METER NO SERVIÇO DOS OUTROS, NOSSA CIDADE ESTA ABANDONADA ESBURACADA, ADMINISTRAÇAO FALIDA, NAS MAOS DE INCOMPETENTES, GENTE GANHANDO MUIDO DI NHEIRO SEM FAZER NADA, SO PORQUE E AMIGO OU PARENTE DE PREFEITO, ITAPECERICA ESTA UNS CAOS PORQUE O QUE TINHAM PARA TIRAR JA TIRARAM, AGORA VEM CERTOS POLITICOS MOSTRAREM AS CARINHAS, AH VAI CUIDAR DE SUA VIDAS, DEIXEM O PESSOAL DA ONG EM PAZ, PORQUE AJUDAR VOCEIS NAO AJUDAM MESMO, ALIAS VOCEIS SO AJUDAM SEUS BOLSOS, CAMBADAS DE IMPRESTAVEIS.

22º

ADRIANO/CHEIO DE LIXO NA PORTA DE CASA/PREFEITOVEREADORES/SECRETARIO

HERCULES_______________________Acho que vc caiu de paraquedas aqui,se o problema é meu,resolva os seus,se conhecesse meu caso saberia que não moro em area publica,só pra constar,meu terreno mede 260 mts por 13 de frente,pelo menos é o que consta no contrato.rsrssrrs Nem deveria responder ao seu questionamento,já que vc caiu de paraquedas,será a primeira e ultima vez que lhe responderei. Se vc está incomodado,resolve p mim,então fica na sua...as pessoas iguais a vc que aparecem por aqui,são apenas pra defender essa gestão,se fazem favores a vc,que bom,sempre tem gente p isso! E quem é vc pra concordar com alguma coisa aqui????? Acho que não mora no Parque Paraiso,pelo menos vejo todos os dias um monte de lixo espalhado por todos os lados,não só pela falta de coleta mas tbm pela falta de organização dos moradores. Se estiver incomodado comigo,resolve meu problema,caso contrário segue sua vidinha...

21º

FABIANA MORAES

Gosto de caes mas trazer de outros lugares tambem nao concordo com isso.Quem os tenha que os ature.

20º

ClaraLiz

Só por curiosidade, gostaria que os "advogados" dessa prefeitura de m... me esclarececem: existem criadores de gado em Itapecerica da Serra? E todos eles tem uma licença da CETESB? Ou cocô de vaca não representa perigo de contaminação já que é fonte de lucro para os agronegociantes do município? Também não devem ser usados defensivos agrícolas nas lavouras, né? Será que os cidadãos de Itapecerica não sabem que a ONG é que devia mover uma ação contra a prefeitura por não cumprir sua obrigação de proteger os animais da cidade? Acordem formas humanóides de vida! O Planeta Terra não foi inventado só pra vocês...

19º

ADRIANO/CHEIO DE LIXO NA PORTA DE CASA/SECRETÁRIOS/VEREADORES PREFEITO

ESSA PREFEITURA SÓ NÃO CONSEGUE NOTIFICAR OS MORADORESA ONDE MORO,DOIS ANOS TENTANDO SEM SUCESSO QUE RETIREM A SERRA DE SACOLAS DE LIXO DA PORTA DE CASA. ESSE É O LUGAR QUE VIVEMOS,ESSAS SÃO AS PESSOAS QUE DIZEM NOS REPRESENTAR. MAS O PIOR DE TUDO É QUE O POVO IRÁ ESCOLHER OS MESMOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO... É ISSO AI....E A COLETA DE LIXO,MUDOU PRA UMA VEZ POR SEMANA??? DESCULPE O (CAPS LOCK),MAS NEM ASSIM (ELES)COINSEGUEM ENXERGAR E RESOLVER. NA PRÓXIMA ELEIÇÃO QUERO VER...

18º

HERCULES

ADRIANO SERA QUE VC TEM TANTO LIXO ? OU VC MORA EM TERRENO PUBLICO ? SÓ VC RECLAMA SEMPRE DO MESMO CASO , PÓ AO RECLAMAR TANTO RESOLVA ,SOU MORADOR DO PARQUE PARAISO E CONHEÇO O SEU CASO E NÃO CONCORDO COM MUITAS COISAS MAS NESTE CASO VC ESTA ERRADO TÁ.

17º

ROSELI TROLESI

PREFEITO JORGE COSTA TIRE MESMO ESTA CACHORRADA DE NOSSA CIDADE AQUI NÃO É DEPOSITO DE ANIMAIS DOS OUTROS MUNICIPIOS .

16º

Lobo

Tenho sítio em Itapecerica. A cidade é um lixo, só melhora em tempos de eleição. A prefeitura deveria apoiar quem cuida de animais abandonados, porque na verdade é de obrigação dela cuidar. É uma vergonha o que estão fazendo, e quem não conhece o assunto fica jogando areia, deve ter ali perto um sítio de gente influente que não gosta de cães.Caso contrário , não teriam nem feito ação de despejo. Temos que divulgar essa vergonha, para todo país e pro mundo, para saberem a verdade.

15º

fabio

É só vcs andarem pela estrada do Borba Gato que vão constatar varios animais soltos e abandonados pelo canil. A prefeitura não tem nada haver com essa ONG, não existe ajuda alguma. A vizinhança é incomodada pelo barulho e mal cheiro. Se não tem a devida documentação tem que fechar mesmo.

14º

Claudia Nicora Pinheiro

Tem pessoas que tem vidas tão vazias e infelizes que resolvem denunciar um ONG que só faz o bem. Desejo tudo de ruim a pessoa que denunciou o Cão sem Dono.

13º

ADRIANO/CHEIO DE LIXO NA PORTA DE CASA/SECRETÁRIOS/VEREADORES/PREFEITO

mas onde tem tratamento de esgoto em Itapecerica???? Mas tem gente pagando por isso não tem???

12º

alison rogerio

dr alvaro e sr ´paulo silveira presta atençao,nós estamos em itp da serra nao em new york,aqui só eles tem razao e dinheiro da prefeitura nao é empregado em ong de estranho nao.a prefeitura nao cuida nem dos funcionarios irá cuidar de cachorro?,nem roupas e luvas os lixeiros tem.... mas dinheiro pra fazer festa tem...ambulancia em perfeitas condiçoes de uso nao tem mas fusion novo pra andar tem!!!!! nós somos os maiores otarios da cidade....

11º

Eliane

Eu amo demais todos os animais mas, o risco de contaminação do solo e aguas subterraneas é imenso em uma ong com esta quantidade de animais sem saneamento básico (se não foi possível atender os requisitos da Cetesb, acredito que não possuam este tipo de estrutura). Tanto a saúde dos seres humanos quanto dos proprio animais é prejudicada nestas condições e, de nada acaba adiantando a boa vontade da Ong. O que me deixa triste é saber que só são interditados empreendimentos que não geram nenhum lucro para o governo. Já pararam pra pensar quantos deles funcionam sem os devidos documentos e, por pagarem impostos entre outras taxas não são fechados? Os cemitérios por exemplo, poluem tanto quanto...quantos deles são licenciados. Não há bom censo.

10º

Svani Biagini

"Eu sou a favor dos direitos dos animais, bem como dos direitos humanos. Esse é o caminho do ser humano íntegro. Abraham Lincoln"."Se existem homens que excluem qualquer uma das criaturas de Deus do abrigo da compaixão e piedade, existirão homens que agirão da mesma forma com seus companheiros. São Francisco de Assis" Acho que não preciso dizer mais nada. São palavras sábias de um ser humano íntegro e de um Santo.

DR. ALVARO TOMINI

Existe uma lei em Itap. da Serra de autoria do vereador DR. JOSÉ MARTINS que proibe um certo numero de cães por propiedades ,portanto essa ong esta fora da lei e tem sim que obter licença ambiental fornecida pela CETESB ,este jornal deveria de saber ou no minimo conhecer do que escreve.

Angela

Essa ong já veio corrida de outro municipio , pois respondem por varios processos vivem de padrinhos que acreditam neles e faturam milhões de reais. Sera que são serios...

ADRIANO

Na minha humilde opinião,tudo que se venha desses vereadores ou prefeito é uma verdadeira piada. Espero que na próxima eleição as pessoas se toquem pra mudar essa turma. As pessoas dão uma duro danado pra cuidar desses animais...ajudar que é bom... Esses são os vereadores que temos rsrsrsr..

Honorio

Quanta besteira , estão com dó leve os animais para sua casa....

Marluza Brambilla

Sr. Paulo Silveira, informe-se melhor antes de fazer comentario. O canil não utiliza "dinheiro e recursos da saúde pública" p/cuidar dos cães, muito embora a prefeitura tenha o dever de cuidar também dos animais abandonados e dos cérebros de certos "serumanos", fazendo campanhas pela posse responsável.

Chris Rodrigues

Paulo Silveira, cada um cuida do qua achar melhor, o que tem de Ong que cuida de crianças e seres humanos não é brincadeira. Temos que pensar em todos os seres vivos, seria uma damagogia tremenda a pessoa dizer que faz o bem ajudando outras pessoas e ao mesmo tempo passar na rua, ver um cão faminto e passar por cima. Pensa antes de falar.

Emiliana

Já assinei a petição. O site da ong é http://www.caosemdono.com.br A petição está no link: http://www.peticao24.com/cao_sem_dono_-_pelo_direito_de_poder_ajudar_os_animais A prefeitura de Itapecerica deveria começar a se preocupar mais com a população ao invés de ficar interditando ongs...

Paulo Silveira

O dinheiro e recursos da Saúde pública municipal de Itapecerica da Serra, que estão sendo gastos para cuidar destes cachorros, seriam muito melhor utilizados com seres humanos - muitos em condições de vida pior que daqueles cães.

Vera Jorge

Tirar os animais abandonados da rua a prefeitura n&257;o quer,porem ficar perseguindo a ONG que cuida com recursos proprios,eles est&257;o sempre dispostos.Vamos ajudar essa ONG pois a adoç&257;o e doaç&257;o desses animais somente a ONG pode fazer atravez de sites de relacionamento e protetores animais que s&257;o muito unidos.Oque o CCZ tem a oferecer a esses animais é a morte na câmara de gáz.

27/07/2017

Prefeitura de Embu implanta taxa do lixo para moradores da cidade

Com o argumento de que a arrecadação do IPTU é baixa e não é suficiente para garantir serviços...

27/07/2017

Câmara de Embu lança nota negando ligação com criação da Taxa do Lixo

Após a  repercussão negativa provocada pela criação da Taxa do Lixo, anunciada pela prefeitura...

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

28/07/2017

Bairros de Embu das Artes recebem oficinas de horta

O bairro Santa Tereza, situado no extremo leste de Embu das Artes, município da Grande São...

28/07/2017

Delegado diz que empresário desaparecido de Taboão deve ter sido executado

Delegado do 1º DP, Ivan Teixeira da Polícia Civil de Taboão que investiga o desaparecimento do...

28/07/2017

Carga de cigarro avaliada em 3 milhões é apreendida pela PRF em Taboão da Serra

Uma carga de cigarros contrabandeados e sem nota fiscal foi apreendida pela PRF na manhã desta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.