Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Tapetes reúnem milhares de fiéis em Itapecerica

Por | 23/06/2011

tapete_itap

Karen Santiago Cerca de 30 mil fiéis prestigiaram tapetes no centro da cidade

Muita emoção, fé e trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi (Corpo de Cristo) nas cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra. Milhares de fiéis que hora participaram efetivamente da confecção dos tapetes ou prestigiaram a data ao conferir os lindos quadros que exigiram trabalho e muito esforço durante a madrugada foram montados cuidadosamente e com muito amor pelas ruas centrais dos municípios nesta quinta-feira, 23 de junho.

Apesar de ser uma tradição católica de muitos anos, a emoção e a surpresa sempre tomam conta dos munícipes e turistas que levam toda a família para conferir os lindos tapetes coloridos. Muitas fotos, posses e comentários sobre determinado tapete são constantes entre as famílias, que encantados com a diversidade e o trabalho bem feito esbanjavam alegria e elogiavam os artistas responsáveis pela confecção.

Milhares de fiéis foram conferir quilômetros de tapete com temas litúrgicos que enfeitaram as ruas centrais das cidades, após ser aberto ao público, uma missa foi realizada com a presença dos fiéis e na sequência a procissão onde o Santíssimo Sacramento passa sobre o tapete.

Em Itapecerica da Serra a tradição é realizada há mais de meio século e reúne além de milhares de fiéis, turistas. De acordo com o Assessor de Turismo, Carlos Nery, este ano a secretaria incorporou os eventos e trabalhos da pasta na confecção dos quadros. “Os Jipeiros da Serra participaram esse ano e montaram o seu tapete no tempo hábil, colaboraram e gostaram muito. A ideia é incorporar em 2012 o Moto no Mato e Família Bike”, explicou.

Carlos afirmou que este ano foram confeccionados cerca de 300 m² com diversos temas litúrgicos. Foram utilizados serragem tingida, além de pó de serra e dolomitas em pó, diferente do ano passado que eram de pedrinhas. “Foi um pedido dos artesãos que segundo eles, facilitou o trabalho e deu um acabamento melhor”, disse.

Cerca de 400 pessoas, entre alunos das escolas estaduais e particulares e comunidade Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia participaram da confecção dos 52 quadros, seis a menos que o ano passado que contou com 58.

Ao todo 30 mil pessoas foram prestigiar os lindos tapetes que enfeitaram a rua Ladeira Capitão Moraes e Treze de Maio (em frente a praça Largo da Matriz). Outros bairros da cidade, tais como: Parque Paraíso, Jd. Branca Flor, Valo Velho, Jd. Cinira, Jd. Jacira e Santa Júlia, também confeccionaram tapetes.

Para Maria Aparecida Silva, 39 anos, moradora do gleba 7, Parque Paraíso, as mensagens e os desenhos feitos nos tapetes emocionam porque conseguem tocar o fundo do coração. “Este ano eles estão mais coloridos, com frases bonitas que chamam a atenção. Um dos que eu mais gostei foi do Crucifixo escuro era como se eu estivesse vendo Cristo”, comentou.

Marcelo Rodrigo morador de Embu-Guaçu disse que as cores são contagiantes, que a confecção é uma arte e que além de serem bonitos são ecologicamente econômicos.

Segundo Carlos Nery cerca de 8 mil pessoas participaram da missa campal e em seguida o Padre iniciou a procissão levando o Santíssimo Sacramento passando por cima do tapete.

Confira fotos:

tapete_itap1

tapete_itap2

tapete_itap3

tapete_itap4

tapete_itap5

tapete_itap6

tapete_itap6_1

tapete_itap7

missa

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.