Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Tapetes realçam o charme do Centro Histórico de Embu

Por | 23/06/2011

tapete4

Karen SantiagoLindos tapetes emocionam fiéis na cidade Galeria de Fotos

O Centro de Embu das Artes ficou ainda mais charmoso nesta quinta-feira, 23, dia de Corpus Christi. Lindos tapetes em meio a feira mais famosa da região, que recebe milhares de turistas nos finais de semana, foram contemplados, admirados e elogiados pelos milhares de fiéis que ficaram encantados com a arte exposta no calçadão do Centro Histórico e nas ruas adjacentes. A oportunidade ainda reuniu as famílias que pela correria do dia-a-dia acabam deixando de aproveitar os passeios com os entes queridos.

Neste ano de 2011, os tapetes de Corpus Christi foram espalhados por 13 comunidades, e todos os moradores puderam participar da confecção dos quadros litúrgicos. Com serragem colorida, café, sal grosso e areia, os participantes viraram a noite desenhando no chão o tapete com temas religiosos.

Elizabeth dos Santos Silva, moradora da cidade de São Caetano ficou admirada com a arte exposta em cada tapete. E, por saber da tradição da montagem dos tapetes e depois exposição dos mesmos, decidiu visitar Embu para conferir de perto a tradição, já que sua cidade (São Caetano) não conta com os mesmos.

“Estou achando muito lindo. Além de me sentir bem na cidade, porque os moradores são bem acolhedores e a cidade é bem gostosa. Acredito que a exposição dos tapetes é maravilhosa, porque realça a história e ainda reúne famílias e valores já perdidos na sociedade. Além de proporcionar amor ao coração das pessoas, embora quem confecciona não seja reconhecido, na minha opinião, eles deveriam serem recompensados pelo trabalho árduo que executaram ”, opinou.

Para a pequena Mercedes, 11 anos, as cores usadas para montar os tapetes são lindas. “Todo ano visito os tapetes e cada dia eles estão melhores. Mais lindos e coloridos”, disse.

Milhares de fiéis foram conferir quilômetros de tapete com temas litúrgicos que enfeitaram as ruas centrais das cidades, após ser aberto ao público, uma missa foi realizada com a presença dos fiéis e na sequência a procissão onde o Santíssimo Sacramento passa sobre o tapete.

A festa de Corpus Christi, introduzida no Brasil pelos portugueses e que é uma tradição em várias partes do mundo, em Embu das Artes foi resgatada em 2001 e conta com apoio do governo municipal para sua realização. A cada ano aumenta o número de comunidades participantes: em 2010 eram 10 comunidades, agora são 13.

Confira fotos:

tapete

tapete1

tapete2

tapete3

tapete5

tapete6

tapete1_1

 tapete_1

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.