Protesto contra corrupção reúne 500 participantes

Por Sandra Pereira | 21/06/2011

A região central de Taboão da Serra  foi tomada no final da tarde desta terça-feira (21) por um grupo de 500 manifestantes em protesto contra a onda de corrupção na cidade, após a prisão em flagrante do funcionário Márcio Renato Carra, quando ele dava baixas indevidas em tributos como o IPTU e o ISS Taboão mergulhou numa crise nunca antes vista na cidade. Atualmente 23 pessoas estão presas acusadas de participação no esquema da fraude, sendo quatro vereadores, três secretários municipais e vários funcionários e ex-funcionários públicos. 

Gritando palavras de ordem pedindo o fim da corrupção, empulhando faixas e até cantarolando os manifestantes pediam a saída do prefeito Evilásio Farias e denunciavam os gastos “elevados” da câmara municipal. O protesto foi organizado por entidades, professores, sindicalistas, estudantes e lideranças partidárias. Entre os organizadores estão a Apoesp, o MTST, Psol e o PSTU.

Os organizadores da manifestação prometem se mobilizar todas as terças-feiras alternando o protesto entre a câmara e a prefeitura. Eles ameaçam que só parar as manifestações após o prefeito Evilásio Farias deixar o cargo.

Os manifestantes se concentraram na praça Nicola Vivilechio de onde seguiram para prefeitura. Eles chegaram a parar a Régis Bittencourt na região central de Taboão por alguns instantes. O protesto foi acompanhado de perto pela polícia militar e a Guarda Civil Municipal.

Na chegada dos manifestantes à prefeitura aconteceu o momento mais tenso do protesto. Eles chegaram a ameaçar invadir a prefeitura. Vários manifestantes chutaram o portão principal, enquanto outros empurravam e incentivavam os demais a entrar no pátio da prefeitura. Um manifestante chegou a jogar água nos Guardas Municipais que estavam no local.

Pouco tempo depois houve um boato de que a GCM usaria gás de pimenta contra os manifestantes. As lideranças responderam alegando que se o gás fosse jogado a prefeitura seria invadida e a ameaça parou. Apesar do clima tenso não houve registro de violência.
A frente da prefeitura foi completamente tomada pelos manifestantes e acabou se tornando um palco aberto para quem quis protestar contra os atos de corrupção na cidade. Com discursos inflamados e firmes as lideranças que fizeram falas no local não pouparam a administração do prefeito e nem a câmara municipal.

A advogada Júlia Collet que ficou conhecida na cidade em razão da luta contra o aumento do IPTU em 2010 denunciou que a câmara “suga” R$ 14 milhões por ano dos cofres públicos municipais. “Vamos dizer não à corrupção e dizer sim à população lembrando a luta contra o aumento abusivo do IPTU”, salientou ela.

O estudante João Paulo Ávila, 13 anos, integrante do grêmio estudantil da escola Antônio Rui Cardoso, no Jardim Salete, fez um discurso maduro cobrando melhorias na saúde e na educação, principalmente. O adolescente criticou a corrupção e disse que vai chamar os colegas para participar do movimento contra os desvios nos cofres municipais. “Estamos lutando por uma cidade melhor. Isso vai ficar na história. Podem jogar até spray de pimenta, isso passa. Mas o que estamos fazendo aqui não vai passar”, ponderou.

A moradora Valéria Maria classificou a corrupção como sendo uma vergonha e falta de respeito. Para ela a cidade virou alvo de brincadeiras de mau gosto em razão da repercussão negativa das prisões dos vereadores e secretários municipais.

Veja o vídeo do protesto:

http://www.youtube.com/watch?v=9DjJ6lYohlQ&feature=player_embedded


Comentários