Guarda Civil Municipal de Embu celebra 8 anos

Por Outro autor | 17/06/2011

Os oito anos de criação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes foi celebrado na sexta-feira (17) com direito a entrega de medalhas, homenagens e discursos festivos das autoridades presentes. A corporação que orgulha os moradores de Embu e ajuda a garantir a segurança da cidade tem atualmente 103 homens. Nos primeiros cinco meses do ano atendeu a 1.600 ocorrências, sendo 742 relacionada à poluição sonora que ocasionou a autuação de 319 veículos tunados, 188 notificações de residências e bares e no fechamento de 106 bares.

A GCM é a principal responsável na cidade pela aplicação de uma das leis mais populares da gestão do prefeito Chico Brito: o combate à poluição sonora e lei seca.

Criada em 2003, no governo de Geraldo Cruz, a GCM se tornou uma referência para a população. Prova disso é o aumento crescente da quantidade de atendimentos realizados.

Várias autoridades entre os quais o prefeito Chico Brito, o deputado estadual Geraldo Cruz, o vice-prefeito Natinha, o presidente da câmara Silvino Bonfim, a vereadora Ná e representantes das policias civil e militar acompanharam a solenidade.

O prefeito Chico Brito parabenizou a corporação e afirmou que eles são muito importantes na cidade. “Não queremos superar ou passar a polícia militar e nem civil, mas os próprios comandantes das policiais reconhecem o quanto é diferente a relação da guarda municipal, com a nossa prefeitura essas duas forças de segurança pública. Estamos colocando ordem na nossa cidade com as leis, praças revitalizadas, iluminação  (social) e vocês são peças fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, disse.

De acordo com ele, novos guardas já foram chamados e outros ainda vão compor a corporação. “Além disso, estamos estudando para a sede que é alugada, para se tornar sede própria para podermos construir, ampliar e melhorar ainda mais o espaço de trabalho de vocês”, comentou.

Para o secretário de governo Paulo Giannini a cidade trilhou o caminho correto quando criou a Guarda Civil Municipal com os princípios de GCM cidadã, voltada para o atendimento da população para cuidar dos prédios públicos e também para servir de apoio para a polícia civil e militar.

Paulo afirmou ainda que este ano mais 40 guardas serão incorporados a corporação e a ideia é que até o final de 2012 novos GCMs componham a Guarda Municipal. Em relação a uma possível pesquisa de credibilidade junto aos moradores, o secretário frisou que a corporação atinge o mais alto conceito.

“O exemplo disso é a quantidade de solicitações que nós recebemos de toda a sociedade civil, entidades que qualquer eventos que eles vão fazer sempre solicitam a presença da GCM para dar segurança. Acho que isso é fundamental, a credibilidade que dá força para continuarmos fortalecendo o trabalho”, finalizou.

Geraldo Cruz lembrou que a criação da Guarda municipal é responsabilidade do estado, mas em São Paulo o governo deixa a desejar obrigando as cidades a assumir junto com a Guarda Municipal o desafio de atender bem a comunidade.

Veja os GCMS homenageados
Medalha de 2º Grau: Itamar de Souza Lourenço

Medalha de 3º Grau: Rildo José Martins; Marco Antonio Pinto Viana; Douglas da Gama; Marcio Augusto da Silva;

Medalha de 4º Grau: Rafael Quaresma da Hora; Reginaldo Oliveira Rodrigues; Alexandre Farias Garcia; Marco Antônio Ferreira; Alexandre Felix de Lima; Ermstrong de Oliveira Bonaparte; Edivaldo Barbosa Dias; Cristiano Aggio Villela; Shirley Cardoso de Souza; Maria Aparecida Mendes.

Confira Fotos:

gcm1

GCM Viana recebe medalha

gcm2

Inspetor Hildo recebe medalha do prefeito Chico Brito

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira

Comentários