Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Tales Franco depõe na CEI e causa mais polêmica

Por Sandra Pereira | 17/06/2011

tales

Arquivo do Jornal na NetVereador confirmou suposta tentativa de culpar Márcio Carra, mas negou ter citado nomes em entrevista ao Jornal na Net

O vereador Tales Franco (PRB) confirmou nesta quinta-feira, 16, informação de que um funcionário da empresa Conam teria procurado os funcionários do setor de informática da prefeitura afim de incriminar o preso Márcio Carra como responsável pela criação da senha ‘Zelda’. Ele negou em seu depoimento à Comissão Especial de Inquérito (CEI), que tenha citado os nomes dos envolvidos nas denúncias que fez após a sessão da terça-feira (14).

Tales Franco disse que não citou o nome do funcionário da Conam que teria tentado jogar em Márcio Carra a responsabilidade pela fraude na arrecadação de tributos da prefeitura.

O vereador novato disse que os jornalistas deturparam as informações dadas por ele, já que não citou palavras como corrupção, suborno e corromper.

“Fiquei sabendo de forma superficial da denúncia, já os senhores souberam das informações de forma detalhada”, referindo-se a conversa entre os vereadores e os funcionários do setor de informática que possivelmente foram procurados por Rinaldo Abreu para tentar atribuir a Márcio Carra a criação da senha Zelda.

De acordo com ele, nomes não foram usados na entrevista. “O que eu disse é que a criação da senha zelda fosse encima do Márcio Carra, afinal ele já está preso mesmo”, ele explicou aos vereadores.

Tales Franco relatou a CEI que teria sido procurado pelo funcionário da prefeitura “Luis” que lhe confidenciou “que o Rinaldo [da Conam] propôs colocar a culpa no [Márcio] Carra que já está preso”.

Porém, um ofício encaminhado e assinado por três funcionários do setor de informática desmente a versão apresentada pelo vereador. “O depoimento do vereador [à imprensa] é inverídica. (…) Não houve qualquer tentativa de suborno dentro deste departamento”, esclarece o ofício. Porém, duas assinaturas foram feitas pela mesma pessoa. Fato que gerou muitas discussões entre os parlamentares, que devem receber outro ofício corrigindo o erro.

Por causa desse erro nas assinaturas os vereadores estiveram no CPD da prefeitura para ouvir os funcionários a respeito.


Declarações do vereador causam polêmica

Em seu depoimento Tales Franco tentou desmentir as informações veiculadas no Jornal na Net. Logo em seguida confirmou o fato relatado por ele aos vereadores da CEI. Na entrevista o vereador não citou à imprensa o nome do funcionário Rinaldo Abreu, da Conam, entrentanto, já o havia feito a outros vereadores que repassaram a informação à imprensa e ao Jornal na Net.Ouça aqui na íntegra o audio da entrevista públicado pelo site Taboão em Foco.

A Conam enviou ao Jornal na Net nota oficial sobre o assunto. Leia na íntegra:
A Conam, Consultoria em Administração Municipal, está há mais de 30 anos no mercado e atende, hoje, a mais de 30 prefeituras nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Seus consultores são especialistas altamente qualificados, com vasta experiência nas áreas jurídica, orçamentária, financeira, de recursos humanos, de suprimentos, de licitações, de planejamento, de educação e de saúde. A empresa também trabalha com engenheiros, analistas de sistemas e programadores para o desenvolvimento e a manutenção de modernos aplicativos de informática. Além de experiência comprovada no trato de questões de administração municipal, a Conam só trabalha com profissionais que atuem de acordo com princípios éticos e morais da empresa.

Assim, a Conam repudia veementemente a atitude do vereador Tales Franco, de Taboão da Serra, que acusou um funcionário da empresa de supostamente tentar subornar servidores do Centro de Processamento de Dados (CPD), durante sessão da Câmara Municipal, na última terça-feira (14/6). A acusação não tem qualquer fundamento e, por essa razão, a Conam irá à Justiça tomar as medidas cabíveis contra o caluniador.

Em Taboão da Serra, a Conam desempenhou um papel fundamental no esclarecimento das fraudes praticadas dentro da administração municipal. E foi a excelência de seus sistemas que permitiu a identificação dos responsáveis. Desde o início, a Conam tem cooperado com o Poder Judiciário na investigação das denúncias de fraudes, estando em contanto constante com a Justiça.

Reafirma-se sua disposição de cooperar para que o caso seja apurado, a justiça seja feita e os culpados, punidos.

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

12/04/2018

Prefeito no seu Bairro estará no Jd. São Marcos no próximo sábado, 14/4

No próximo sábado, 14/4, é a vez dos moradores do Jd. São Marcos receberem o programa Prefeito...

11/04/2018

Jovens iniciam cursos de qualificação profissional em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria do Trabalho e Emprego e por meio do Centro...

10/04/2018

Juíza de Embu cassa prefeito Ney Santos e o vice-prefeito Dr. Peter

A Justiça Eleitoral de Embu das Artes cassou a chapa do prefeito Ney Santos (PRB) e do vice Dr....

10/04/2018

Embu das Artes supera meta de inclusão de famílias em programas sociais

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, superou a...

09/04/2018

Projeto “Prefeito no seu bairro” movimentou Parque Pirajuçara em Embu

No último sábado (7), o projeto “Prefeito no Seu Bairro” esteve no Parque Pirajuçara, em Embu...

08/04/2018

Pré-candidatos da região trocam partido para disputar eleição de deputado

As últimas semanas foram marcadas pelas filiações partidárias com vistas à eleição de outubro,...

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta Faculdade em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.