Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Chico Brito visita produtores de agricultura familiar

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/06/2011

agricultura

DivulgaçãoPrefeito de Embu visita produtores

O prefeito Chico Brito esteve nesta sexta-feira, 10/6, em Barra do Turvo/SP (340 Km de Embu das Artes) para conhecer o trabalho dos agricultores familiares da região do Vale do Ribeira, que fornecem frutas e verduras para Embu, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele também apresentou os programas que recebem esses produtos como o Banco de Alimentos e o Programa de Segurança Alimentar.

O presidente da Cooperativa Família do Vale, José Justino Desidério Filho (Zezinho), resumiu o objetivo do encontro: “ele é importante para que os consumidores possam conhecer um pouco da realidade dos agricultores familiares”. E ressaltou: “Para nós, é fundamental receber quem consome nossos produtos”.

Emocionado em conhecer o trabalho dos cooperados, Chico Brito enfatizou a importância dessa parceria entre prefeitura e as cooperativas e que, com a visita, “nossa consciência cresce ainda mais”. O prefeito propôs que fosse organizada uma visita dos produtores à Embu das Artes para conhecer o Programa Banco de Alimentos e a forma de utilização dos produtos na merenda escolar além de falar um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido no campo.

Na agricultura familiar, não é utilizado agrotóxicos no processo de cultivo o que garante produtos mais saudáveis à população. “Vocês fazem uma grande diferença na vida das pessoas, a medida que colaboram para a mudança dos hábitos alimentares através de produtos saudáveis que muitas vezes não são acessíveis a todos pelo alto preço”, disse Célia Balsi, diretora do Programa de Segurança Alimentar de Embu das Artes.

Além disso, dá oportunidade aos produtores rurais de se desenvolverem e disponibilizando produtos de qualidade como apontou Henrique Barbosa da Mota, secretário de Finanças da Cooperativa Família do Vale. “Fortalecer a agricultura familiar é melhorar a qualidade de vida do agricultor e do produto oferecido”. Ele ressaltou ainda que “o prefeito não precisava estar aqui porque poderia comprar alimentos de grandes fornecedores, mas ele está compromissado e apoia a agricultura familiar”.

Após as apresentações, o prefeito, juntamente com as secretárias de Educação, Rosimary Mendes de Matos, e de Assistência Social, Selma Fernandes, e parte da equipe técnica das duas secretarias, visitaram duas propriedades. A primeira, Chácara Bela Vista, começou a produzir em 2008 ainda em pouca quantidade. Tudo o que colhiam cabia no porta-malas de um carro. O negócio foi expandindo e hoje utilizam caminhão para entregar os alimentos. Na chácara, são produzidas, dentre outras coisas, abobrinha e berinjela, esta fornecida para Embu.

A segunda propriedade, Sítio Jardim das Flores, começou em um lote de 12 X 40 m como forma de terapia para a auxiliar de enfermagem, Eliana Pereira Soares, mas “depois vi que estava dando um dinheirinho e gostamos de plantar, aí resolvemos expandir”, contou. O lote foi vendido para aquisição de um terreno de 35 mil m² com um rio no fundo, o que ajuda na irrigação da lavoura.

Tudo no sítio foi pensado para aproveitar ao máximo a terra. O adubo é de compostagem, sendo uma parte dela é produzida no próprio local, utilizando restos de verduras. Para diversificar a produção, além de verduras e legumes, começaram a plantar frutas. Atualmente, são 50 pés frutíferos.

“Até meu marido passou a comer mais verdura e legumes depois que começamos a plantar, mudando seu hábito alimentar”, contou Eliana Pereira.

O PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi lançado em Embu das Artes em junho de 2010 para fortalecer a política de segurança alimentar. Ele é um programa criado pelo governo federal que visa valorizar o trabalho do homem no campo, incentivar o produtor rural a produzir com garantia de venda por meio de repasses de verbas tanto do governo federal quanto dos municípios.

Esse é apenas um dos programas inseridos no Fome Zero que objetiva garantir o acesso ao alimento em quantidade, qualidade e regularidade para pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo, assim, a inclusão social e econômica através do fortalecimento da agricultura familiar.

Todo alimento adquirido pelo PAA está isento de licitação e os valores são determinados por um valor de referência de mercado.

Diariamente, são fornecidas 50 mil refeições nas escolas e cerca de 3.400 famílias são atendidas pelo Banco de alimentos. Cada cesta é entregue com, aproximadamente, 25 quilos de mantimentos. Parte desses produtos é comprada de agricultores familiares.

Júlio Marcondes

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

16/07/2017

Instituto Edusa vai assumir saúde de Embu das Artes dia 1º de agosto

Cumprindo uma das suas principais propostas de campanha a administração do prefeito Ney Santos...

14/07/2017

Saúde de Taboão da Serra inaugura Oficina de Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas...

12/07/2017

Profissionais de Saúde iniciam formação voltada às urgências em Itapecerica

Desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde (MS) no...

11/07/2017

ANS abre consulta para inclusão de medicamento para esclerose múltipla

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar consulta pública (CP) para a...

05/07/2017

Frio quebra recorde em várias capitais do Brasil. Saiba como evitar as doenças c

29/06/2017

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 7 de julho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 7 de julho. O objetivo...

27/06/2017

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco,...

26/06/2017

Cirurgia plástica no inverno traz benefícios que vão do pós-operatório à rotina

Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.