Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Chico Brito visita produtores de agricultura familiar

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/06/2011

agricultura

DivulgaçãoPrefeito de Embu visita produtores

O prefeito Chico Brito esteve nesta sexta-feira, 10/6, em Barra do Turvo/SP (340 Km de Embu das Artes) para conhecer o trabalho dos agricultores familiares da região do Vale do Ribeira, que fornecem frutas e verduras para Embu, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele também apresentou os programas que recebem esses produtos como o Banco de Alimentos e o Programa de Segurança Alimentar.

O presidente da Cooperativa Família do Vale, José Justino Desidério Filho (Zezinho), resumiu o objetivo do encontro: “ele é importante para que os consumidores possam conhecer um pouco da realidade dos agricultores familiares”. E ressaltou: “Para nós, é fundamental receber quem consome nossos produtos”.

Emocionado em conhecer o trabalho dos cooperados, Chico Brito enfatizou a importância dessa parceria entre prefeitura e as cooperativas e que, com a visita, “nossa consciência cresce ainda mais”. O prefeito propôs que fosse organizada uma visita dos produtores à Embu das Artes para conhecer o Programa Banco de Alimentos e a forma de utilização dos produtos na merenda escolar além de falar um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido no campo.

Na agricultura familiar, não é utilizado agrotóxicos no processo de cultivo o que garante produtos mais saudáveis à população. “Vocês fazem uma grande diferença na vida das pessoas, a medida que colaboram para a mudança dos hábitos alimentares através de produtos saudáveis que muitas vezes não são acessíveis a todos pelo alto preço”, disse Célia Balsi, diretora do Programa de Segurança Alimentar de Embu das Artes.

Além disso, dá oportunidade aos produtores rurais de se desenvolverem e disponibilizando produtos de qualidade como apontou Henrique Barbosa da Mota, secretário de Finanças da Cooperativa Família do Vale. “Fortalecer a agricultura familiar é melhorar a qualidade de vida do agricultor e do produto oferecido”. Ele ressaltou ainda que “o prefeito não precisava estar aqui porque poderia comprar alimentos de grandes fornecedores, mas ele está compromissado e apoia a agricultura familiar”.

Após as apresentações, o prefeito, juntamente com as secretárias de Educação, Rosimary Mendes de Matos, e de Assistência Social, Selma Fernandes, e parte da equipe técnica das duas secretarias, visitaram duas propriedades. A primeira, Chácara Bela Vista, começou a produzir em 2008 ainda em pouca quantidade. Tudo o que colhiam cabia no porta-malas de um carro. O negócio foi expandindo e hoje utilizam caminhão para entregar os alimentos. Na chácara, são produzidas, dentre outras coisas, abobrinha e berinjela, esta fornecida para Embu.

A segunda propriedade, Sítio Jardim das Flores, começou em um lote de 12 X 40 m como forma de terapia para a auxiliar de enfermagem, Eliana Pereira Soares, mas “depois vi que estava dando um dinheirinho e gostamos de plantar, aí resolvemos expandir”, contou. O lote foi vendido para aquisição de um terreno de 35 mil m² com um rio no fundo, o que ajuda na irrigação da lavoura.

Tudo no sítio foi pensado para aproveitar ao máximo a terra. O adubo é de compostagem, sendo uma parte dela é produzida no próprio local, utilizando restos de verduras. Para diversificar a produção, além de verduras e legumes, começaram a plantar frutas. Atualmente, são 50 pés frutíferos.

“Até meu marido passou a comer mais verdura e legumes depois que começamos a plantar, mudando seu hábito alimentar”, contou Eliana Pereira.

O PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi lançado em Embu das Artes em junho de 2010 para fortalecer a política de segurança alimentar. Ele é um programa criado pelo governo federal que visa valorizar o trabalho do homem no campo, incentivar o produtor rural a produzir com garantia de venda por meio de repasses de verbas tanto do governo federal quanto dos municípios.

Esse é apenas um dos programas inseridos no Fome Zero que objetiva garantir o acesso ao alimento em quantidade, qualidade e regularidade para pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo, assim, a inclusão social e econômica através do fortalecimento da agricultura familiar.

Todo alimento adquirido pelo PAA está isento de licitação e os valores são determinados por um valor de referência de mercado.

Diariamente, são fornecidas 50 mil refeições nas escolas e cerca de 3.400 famílias são atendidas pelo Banco de alimentos. Cada cesta é entregue com, aproximadamente, 25 quilos de mantimentos. Parte desses produtos é comprada de agricultores familiares.

Júlio Marcondes

18/02/2018

Campanha de vacinação contra a febre amarela é prorrogada na capital paulista

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou hoje (18) que vai prorrogar por mais uma...

15/02/2018

Leis Antifumo e Antiálcool têm novos canais para denúncias

A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, ou de qualquer outro produto fumígeno, em locais...

15/02/2018

Campanha contra febre amarela imunizou apenas 19 por cento do público esperado

A campanha contra a febre amarela nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo resultou, até agora,...

15/02/2018

Câncer: mais de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado hoje (15), a Childhood Cancer...

12/02/2018

Clínica São Bento realiza exame Toxicológico para CLT e Habilitação

Melhor e mais conceituada clínica da região a Clínica São Bento, localizada em Embu das Artes...

02/02/2018

Conheça cinco motivos para doar sangue e salvar vidas

Você sabia que o sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o...

25/01/2018

Produção de vacina contra febre amarela deve dobrar no país

A partir de junho deste ano, 4 milhões de doses mensais da vacina contra a febre amarela devem...

25/01/2018

Paulistanos recebem senha em casa para se vacinar contra febre amarela

A campanha de vacinação contra a febre amarela, com a aplicação da dose fracionada, começou hoje...

25/01/2018

Banco de Alimentos de Embu produz bananas desidratadas

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do...

24/01/2018

Ministério da Saúde reconhece farmacêuticos como profissionais da saúde

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) duas medidas que visam melhorar a...

21/02/2018

Operação Harpócrates prendeu 33 pedófilos em Taboão, Embu e região

A Polícia Civil de Taboão da Serra prendeu, na manhã desta terça-feira (20), 33 pessoas acusadas...

21/02/2018

Grávida de 9 meses está presa por furto de comida em um mercado de Taboão

Desde 28 de janeiro, Cristiane Ferreira Pinto, grávida de 9 meses e mãe de dois filhos – um de...

21/02/2018

Embu comemorou 59 anos em sessão solene e entrega de medalhas

A Câmara de Embu das Artes realizou sessão solene no domingo, 18, em celebração pelos 59 anos de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.