Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Criador das senhas da fraude ainda é mistério em Taboão

Por Sandra Pereira | 14/06/2011

acar_copy

Eduardo Toledo - Assessoria da Câmara de Taboão Conam defendeu segurança do sistema e atacou prefeitura; funcionários criticaram sistema e disseram que erros permitem a fraude

A acareação entre os funcionários da prefeitura Aparecido Donizete da Costa e Rogério Godoy e os representantes da Conam Rinaldo Abreu e Walter Penninck  feita pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) nesta segunda-feira (13) em Taboão da Serra não esclareceu os principais fatos apurados pelos vereadores. De um lado os servidores da prefeitura criticaram a fragilidade do sistema da Conam, de outro, os representantes da empresa atacaram a prefeitura e questionaram os critérios para liberação de  senhas de acessos aos fraudadores do sistema.

“O sistema tem falhas. Digo porque eu que recebo os relatórios. Depois de 32 anos trabalhando na cidade o sistema de vocês ainda é fraco”, acusou Donizete. “Estive na Conam e vi que de lá é possível acessar o sistema da prefeitura. A minha senha foi criada por um funcionário da Conam”, disparou Rogério Godoy.

“A responsabilidade é sua (Donizete). Você liberou o acesso a pessoas que desvirtuaram o programa”, rebateu Walter Penninck. “Não entendo como o sistema e a Conam são ruins e vocês mandaram vários emails elogiando a nossa equipe”, completou Rinaldo Abreu.

Nem a Conam e nem os funcionários assumiram a responsabilidade pela criação da senha Zelda e a reativação da senha Letis usadas para praticar os crimes contra o erário municipal. Os integrantes da Conam se comprometeram a fazer um levantamento detalhado no sistema a fim de identificar quem executou ambas as tarefas.

O relator da CEI, vereador Paulo Félix, questionou a falta de mecanismos de segurança para acessar o sistema da Conam. Ele lembrou que o sistema bancário utiliza senhas com letras, números e até o fornecimento de datas de nascimento para aumentar a segurança.

acareac

Rogério Godoy e Donizete criticaram falta de segurança e falhas no sistema da empresa

“Temos que deixar para o futuro um sistema mais seguro que impeça esse tipo de fraude. O Sr. Walter vem defendendo a Conam com palavras  vazias. Queremos a aprimoração do sistema para preservar o erário da nossa cidade”, afirmou Paulo Félix, afirmando que antes da prefeitura criar um sistema paralelo de identificação do IPs era impossível saber quem estava mexendo no sistema. “O sistema Conam é frouxo, sem nenhum mecanismo de controle”, emendou Paulo Félix.

Durante a acareação os servidores e Conam tornaram públicos a existência de senhas como aaaaa e 11111, chamadas de padrão do administrador. A fragilidade das senhas chamou a atenção de todos que acompanharam a acareação. O dono da Conam Walter Penninck  declarou que a empresa está realizando estudos para dar mais segurança ao sistema, entretanto, disse que ele só pode ser violado se as senhas forem distribuídas sem critérios de segurança, ou se as pessoas que as utilizarem forem desonestas.

Rogério Godoy revelou na acareação que senha dele foi criada dentro da Conam por funcionário da empresa chamado de Wagner e assegurou que não é o responsável pelas senhas usadas para fraudar o sistema.

Polêmica do IPTU na cidade

Walter Penninck revelou em seu depoimento que o erro no IPTU de 2011 quando foi preciso emitir dois carnês de IPTU aconteceu em razão dos cálculos não terem sido conferidos pela Secretaria de Finanças. Ele afirmou que enviou três emails ao secretário Maruzan Corado e nenhum deles sequer foi aberto. Em razão da falta de resposta aos emails a Conam aplicou o entendimento de 2010 quando os IPTUS tiveram até 50% de desconto após a onda de protestos que tomou a cidade.

Ele disse que alertou ao prefeito  Evilásio Farias  e ao Secretário Maruzan Corado, sobre os efeitos que a correção da Planta Genérica de Valores (PGV), aprovada por unanimidade e sem qualquer discussão pela câmara municipal em Dezembro de 2009, causaria na cidade.

“A administração municipal foi avisada que o aumento era brutal. E a gente sabe que um aumento nessas proporções não tem guarida constitucional”, revelou Walter Penninck.

Ele não poupou críticas à prefeitura e nem a câmara municipal."A PGV aprovada por vocês aumentou drasticamente os impostos. Vocês [vereadores] deveriam exigir da prefeitura uma memória de cálculo para que os senhores tenham uma avaliação se aprovam ou não aprovam [a lei]”, disparou em tom de orientação.

Fabio

Impressionante como os comentários são piores que as acariações. Voces procuraram acompanhar pela internet on-line ?! Pois bem, vou ajudar tá, o Vereador perguntou acusando que a empresa havia errado e calculado, criando todo o transtorno que ocorreu. O vereador Paulo Félix (PSDB) respondeu que os vereadores já discutem uma nova revisão da PGV e que na época, em que ele era o líder do governo na câmara, eles “podem ter sido levados ao erro” na aprovação da lei. Outra coisa, já se perguntaram qual o motivo de se preocupar com as senhas, e não com quem foram os devedores beneficiados ?!

Roberto dias

Acho q nossa cidade esta infestada. Como os vereadores q Sao pagos para fiscalizar nem conferem a lei q vão aprovar? E mais vim relação as fraudes porque nao se discute a atuação criminosa dos membros da casa q estão presos

MAURÍCIO LOURENÇO

A impressão que se tem é que criou-se dificuldades para vender facilidades...

uMA ENTRE TANTAS PALHAÇAS.

o QUE TEM AGORA O AUMENTO DO IPTU HAVER COM A SITUAÇÃO, SE FOI BRUTAL OU NÃO!!!!! ESTAMOS FALANDO EM FRAUDE, NÃO DESVIE A CONVERSA, PORQUE UMA COISA NADA TEM HAVER COM A OUTRA E A CONAN É PAGA PARA EXECUTAR SERVIÇOS NÃO PARA DAR ORIENTAÇÕES, AGORA ESTA COM ESSAS CRITICAS TALVEZ PARA JUSTIFICAR A PÉSSIAM QUALIDADE DE SERVIÇO QUE PRESTA E PELO MESMO RECEBER FORTUNA E TENTANDO SE LIVRAR DA RESPONSABILIDADE, QUEM TEM QUE GARANTIR O SERVIÇO É A CONAN E NÃO OS FUNCIONÁRIOS QUE RECEBEM ORDENS E SEGUEM O QUE LHE É DETERMINADO.... AHHH FACIL JOGAR A RESPONSABILIDADE PARA OS OUTROS HEIN! MUI ESPERTO.

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.