Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Onda de furtos e roubos de veículos assusta moradores

Por | 13/06/2011

matriz1

DivulgaçãoLargo da Matriz em Itapecerica também é alvo dos criminosos nos finais de semana

A onda de furtos e roubos de veículos está assustando e deixando literalmente, os moradores na mão nas cidades de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.  A cidade de Taboão, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, é a mais atingida pelos crimes, seguida de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

De janeiro a abril Taboão registrou 279 ocorrências de roubo e 225 de furto de veículos. Embu contabilizou 130 roubos e 109 furtos de autos. Já em Itapecerica o número de ocorrências é menor, nestes quatro meses, 102 roubos e 67 furtos foram registrados.

Praticamente todos os dias dois veículos são roubados e furtados em Taboão. Em Embu a situação é quase a mesma em relação aos roubos, uma vez que são contabilizados dois delitos por dia, furtos ocorrem em média uma vez por dia. A cidade de Itapecerica, segundo estatísticas, não apresenta a prática dos crimes diariamente.

Informações apuradas pela reportagem do Jornal na Net dão conta que as ruas centrais de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra são alvos dos criminosos. Aparentemente tranqüilas algumas ruas são constantemente freqüentadas pelos ladrões de veículos, que aproveitam a falta de policiamento e a facilidade para cometer o crime que acontece, segundo a polícia, em menos de cinco minutos, sem chamar atenção, muitas vezes até se passando por donos dos veículos.

Caracterizada como sossegada, a rua Cesário Dau, paralela a rua da câmara municipal de Taboão, é uma das escolhidas pelos criminosos e também pelos motoristas que sem conhecimento da ação dos ladrões, deixam por horas os veículos estacionados e quando chegam no local, não os encontram mais. Esse é o caso de uma jornalista regional, que após ficar cerca de três horas com o carro estacionado, ao voltar do trabalho, não localizou o seu veículo, somente a vaga onde ele estava vazia.

“Foi assustador, senti um grande vazio. No começo não acreditei, pensei até que tinha estacionado em outro local, mas após pensar, lembrei que foi naquele lugar que o vi pela última vez. Procurei a Polícia, fui até a delegacia fazer o boletim de ocorrência, mas até agora, mesmo com o carro no seguro, meu problema ainda não foi resolvido. Esse furto continua me dando muita dor de cabeça, já faz três semanas que isso aconteceu”, contou a jornalista.

Ruas em torno do Largo 21 de Abril, em Embu também são alvos de criminosos. Segundo informações, as ações dos ladrões ocorrem, principalmente, nos finais de semana, uma vez que um número maior de pessoas visitam a feira de artes da cidade. A reportagem apurou que somente neste último final de semana (11 e 12 de junho) dois veículos foram furtados no interior (estacionamento) do supermercado Lopes e um no hipermercado Extra.

Ruas dos bairros do Jardim Vista Alegre e São Marcos também são freqüentadas pelos criminosos. Na cidade de Itapecerica, os ladrões roubam e furtam veículos estacionados em ruas do Jardim Cinira e Parque Paraíso. Informações apontam que o município é utilizado para desova de peças dos veículos produtos de roubo e furtos. O Distrito do Jardim Jacira é o principal local de desova.

Apreensões, prisões e veículos recuperados
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal realizam constantemente apreensões, prisões em flagrante e recuperam veículos e peças produto de roubo e furto na cidade de Itapecerica da Serra. Só na última semana, a GCM recuperou três veículos (um Cross Fox, dia 29 de maio, um Fiat Punto, dia 01 e um Gol, dia 02). Dois foram presos nas apreensões.

Já a Polícia Militar recuperou um motor furtado, quadro de moto roubada (Honda CG Titan 150, azul) e suas respectivas peças em uma oficina de cromagem, entre outras apreensões, além de prender em flagrante pelo menos 10 envolvidos nos crimes de roubo e furto nos últimos meses.

16/11/2017

Polícia prende foragido em flagrante por roubo de carga na Régis Bittencourt

Policiais da 4ª Cia do 36º BPM/M prenderam na noite desta quarta-feira (15), conseguiram efetuar...

16/11/2017

Dono de bar é preso com arma e munições em Embu das Artes

Um homem foi detido na noite desta quarta-feira (15), acusado de porte e posse ilegal de armas...

14/11/2017

Força Tática está treinando para voltar a atuar em Itapecerica e Embu-Guaçu

Aguardada com grande expectativa pelos moradores de Itapecerica, São Lourenço Juquitiba e...

13/11/2017

Mulher é achada morta em terreno baldio e cheio de entulho no Santo Antônio

Uma mulher sem vida foi encontrada num terreno baldio no meio do lixo, no jardim Santo Antônio,...

12/11/2017

ROCAM prende dois homens com simulacro de pistola em Taboão

Policiais da ROCAM do 36º BPM da 4º Cia efetuaram a prisão de dois homens com simulacro de...

12/11/2017

GCM de Embu vai ganhar 15 viaturas, 4 motos e tropa de elite da ROMU

A segurança de Embu das Artes vai ganhar o reforço de 15 novas viaturas, sendo 5 Trailblazer, ...

12/11/2017

Câmeras de segurança flagram roubo a caixa de açougue no centro de Taboão

As câmeras do circuito interno de vigilância do açougue Boi do Barro, localizado na região...

09/11/2017

ROMU prende homem acusado de furto de veículo no Jardim São Judas em Taboão

O Pelotão 3 da ROMU conseguiu efetuar a prisão de um homem acusado de furto de veículo efetuado...

09/11/2017

Polícia Militar realiza resgate histórico de bebê em Embu

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou nesta madrugada do dia 7/11/2017 às 4:50, na...

07/11/2017

Jovem de 17 anos baleado no Record sobreviveu, teve alta e bala fica alojada

O menor de 17 anos, J.S.J. que atingido por um tiro enquanto caminhava na rua Estância Velha, no...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.