Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Novas denúncias agravam crise em Taboão

Por Sandra Pereira | 8/06/2011

paulo

Eduardo Toledo - Assessoria de Imprensa da CâmaraPaulo Félix  é uma das pessoas mais bem informadas sobre as denúncias de corrupção em Taboão

A crise política sem precedente na história de Taboão da Serra não para de se agravar. Nesta terça-feira (7) várias denúncias feitas em tribuna na câmara municipal podem esquentar ainda mais o clima político na cidade. O vereador Paulo Félix, relator da CEI que apura a fraude na arrecadação de tributos da prefeitura tornou pública a informação de que a polícia está investigando uma possível tentativa do prefeito Evilásio Farias de barrar os trabalhos da comissão "blindando" a administração. Paulo Félix não citou nomes, mas as informações de bastidores indicam que ao menos dois vereadores integrantes da comissão teriam sido procurados pelo prefeito com essa finalidade.

As declarações a que Paulo Félix se refere constam nas páginas 36 e 37 do relatório da Polícia Cívil que culminou com as 14 novas prisões feitas pela polícia nesta segunda-feira (6). Uma testemunha que não teve a identidade revelada, mas que pelo teor do documento deve ter relações estreitas com o alto escalão do governo, relatou detalhes de conversas, reuniões e até pagamentos indevidos num depoimento espontâneo prestado no dia 25 de maio.

A suposta tentativa de frustrar os trabalhos da CEI foi repudiada por todos os integrantes da comissão. O presidente, José Aparecido Alves, o Cido, reafirmou o compromisso de trabalhar a fim de passar a situação a limpo dando uma resposta à câmara e à sociedade. Ele abriu mão dos sigilos bancário, fiscal e telefônico afirmando que não tem nada a temer.

O vereador Wagner Eckstein também autorizou a quebra dos sigilos.Todos os vereadores foram unânimes em admitir a fragilidade do sistema da Conam e cobrar mecanismos de segurança capazes de proteger a receita da cidade.

Já o vereador Valdevan Noventa disse que também vem recebendo várias denúncias que podem ajudar  a investigação. Segundo ele as informações apontam que em janeiro de 2005 Turíbio Antônio Castilho foi exonerado após constatação de envolvimento nesse tipo de fraude. Noventa afirmou que outros documentos recebidos por ele apontam que um terreno próximo a Prodesp teve seu valor venal reduzido indevidamente.

“A Conam presta serviço a prefeitura há muitos anos. Cabe a essa comissão aprofundar a investigação. O trabalho dessa CEI está apenas começando e não podemos saber onde e quando vai parar”, avisou Noventa.

Contrato da Conam 

Em meio à crise sem precedente a prefeitura fechou um contrato emergencial com a Conam. O contrato da empresa findou no dia 27 de maio e foi feito em regime de emergência. Os vereadores criticaram duramente a medida alegando que ela é um desrespeito a população. 

O vereador Paulo Félix disse que há indícios de que o pregão emergencial foi feito de forma irregular.


18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.