Polícia já prendeu 23 por fraude em Taboão

Por Outro autor | 6/06/2011

Vinte e três prisões, sendo 4 vereadores, três secretários municipais e vários funcionários e ex-funcionários da prefeitura de Taboão da Serra. Quatro acusados foragidos. Dezenas de computadores, centenas de pastas de documentos e pelo menos 10 veículos apreendidos. Este é o saldo inicial da maior operação já realizada pela Polícia Civil de Taboão, que investiga a fraude na arrecadação de tributos como o IPTU e o ISS.

A primeira fase da operação aconteceu no dia 3 de maio. Neste 6 de junho aconteceu a segunda etapa que sacudiu ainda mais a cidade. A polícia garante que a investigação prossegue e não descarta a possibilidade de novas prisões.

Nesta segunda-feira (6) a polícia prendeu 14 pessoas. Nos dias 3 e 4 de maio outras  oito pessoas foram presas. Boa parte dos presos desta segunda foi transferida da delegacia seccional de Taboão para as cadeias de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.

A operação mobilizou 220 policiais desde a madrugada. Além dos 15 mandados de prisão, foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão.

Entre os presos nesta segunda-feira estão três secretários, o vereador Natalino José Soares, que não quis conversar com a equipe de reportagem, um proprietário de uma imobiliária, além de servidores e ex-servidores. A mulher do vereador Carlos Andrade também está entre os detidos.

Transferências

Uma grande movimentação marcou a transferência por cinco dias, prorrogavéis por mais cinco dos quatorze presos, nesta segunda-feira, na mega operação realizada pela Polícia Civil. Edgar, ex-secretário e funcionário da prefeitura, Maruzan Corado antigo secretário de finanças, atual de planejamento, Marcelo Marcelino Soares, assessor do vereador Natal, João Gilberto Domingues da Paz, ex-funcionário, Luis Antônio Orlandino, funcionário da prefeitura e Clomar Zottis, dono de uma imobiliária foram transferidos para a Delegacia da cidade.

Na sequencia, as presas Tereza Letícia Rocha, ex-funcionária da prefeitura (dona dos logins ‘letix’ e ‘tera’, usados na fraude), Aleckssandra Valentina Silva, funcionária da prefeitura e Cláudia Pereira Andrade, ex-funcionária da prefeitura e esposa do vereador Carlos Andrade (preso em Maio) foram levadas para a Delegacia de Embu-Guaçu.

Por fim, o vereador do PP, Natal, Marcos Campinas Pimentel, ex-funcionário da prefeitura e Tadeo Antônio, funcionário da prefeitura foram transferidos para a Delegacia de Itapecerica da Serra. O advogado Erick Augusto Vaz, que  também funcionário da prefeitura foi detido e liberado após pagar fiança. Ele foi preso quando a polícia cumpria mandato de busca em sua residência e encontrou munição de uma arma de um parente dele que estava no local.

Declarações da Polícia

A polícia não descarta que mais pessoas estejam envolvidas no esquema. “Vamos fazer interrogatórios e analisar todas as provas que foram apreendidas. Mas, em princípio, são prisões importantes, porque levam a crer que mais pessoas do Executivo estariam envolvidas. É isso que nós estamos checando. Não tem mais nada que me surpreenda,continuamos trabalhando e o que vier de informações que levem a este tipo de dado vai ser checado e analisado ”, disse o delegado Raul Godoy Neto.

De acordo com o delegado, o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio de Farias (PSB), não é, até o momento, investigado. “Nós não estamos investigando nenhuma pessoa isoladamente. Estamos investigando uma fraude que vem ocorrendo dentro da Prefeitura com participação de funcionários do Legislativo também. Se houver indícios da participação do prefeito, mais para frente ele vai ser responsabilizado. Se não houver, a responsabilidade foge dele”, afirmou.

Segundo Godoy os secretários e o vereador detidos na operação desta segunda-feira, 6, agiam da mesma forma que os vereadores detidos no início do mês. “Eles agiam da mesma forma que agiam os outros três vereadores que foram presos anteriormente. Pela posição que ocupam, pelo livre trânsito nos setores públicos, por serem pessoas de renome, de fácil acesso as informações, eles acabam sendo intermediários para localização / captação dos beneficiários para essa fraude. Tendo participação fundamental no esquema”, declarou.

Para o delegado a esposa do vereador Carlos Andrade e ex-funcionária da prefeitura Cláudia Pereira Andrade, presa nesta segunda-feira, atuava também determinando que o balanço patrimonial da prefeitura fosse maquiado para que as contas não parecessem irregulares.

Ivan Jerônimo da Silva, chefe dos investigadores disse que empresário Clomar Zottis,dono da imobiliária do município é apontado como responsável pela redução do valor venal dos imóveis para que os devedores tivessem o valor dos seus impostos reduzidos.

O delegado Raul Godoy afirmou que não é possível mensurar até esse momento o tamanho da fraude. No início de maio, em 30 dias foram desviados em torno de R$ 1,2 milhões.

Confira fotos dos presos:

natal

Vereador Natal sendo levado para fazer exame de corpo delito no IML

maruzan_corado

Maruzan Corado - secretário de Planejamento voltando do IML

Luiz_Antonio

Luiz Antônio - secretário de Administração andando na seccional

claudia

Claudia Pereira Andrade, ex-funcionária e esposa do vereador Carlos Andrade

edgard_damiani

Edgar Damiani - ex-secretário e funcionário da prefeitura

empresario_zottis

Clomar Zottis - dono de uma imobiliária em frente a prefeitura

marcelo_marcelino

Marcelo Marcelino - sobrinho e assessor do vereador Natal

marcos_pimentel

Tadeo Antônio - funcionário do setor de fiscalização da prefeitura

orlandino

Luis Carlos Orlandino - funcionário da prefeitura

natal1

Vereador Natal sendo transferido com os demais presos para a delegacia de Itapecerica

tadeo

Marcos Pimentel - ex-funcionário da prefeitura (a polícia encontrou munições em sua casa)

valadao

Antônio Valadão - atual secretário de Finanças

documentacoes

Dezenas de computadores e centenas de pastas de documentos foram apreendidos

lista1

Lista com nomes dos presos foi divulgada pela Polícia

Texto e Fotos: Karen Santiago e Sandra Pereira


Comentários