Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Polícia já prendeu 23 por fraude em Taboão

Por Outro autor | 6/06/2011

caruzan1

Karen SantiagoMaruzan Corado foi um dos 14 presos, nesta segunda-feira, na operação da polícia em Taboão

Vinte e três prisões, sendo 4 vereadores, três secretários municipais e vários funcionários e ex-funcionários da prefeitura de Taboão da Serra. Quatro acusados foragidos. Dezenas de computadores, centenas de pastas de documentos e pelo menos 10 veículos apreendidos. Este é o saldo inicial da maior operação já realizada pela Polícia Civil de Taboão, que investiga a fraude na arrecadação de tributos como o IPTU e o ISS.

A primeira fase da operação aconteceu no dia 3 de maio. Neste 6 de junho aconteceu a segunda etapa que sacudiu ainda mais a cidade. A polícia garante que a investigação prossegue e não descarta a possibilidade de novas prisões.

Nesta segunda-feira (6) a polícia prendeu 14 pessoas. Nos dias 3 e 4 de maio outras  oito pessoas foram presas. Boa parte dos presos desta segunda foi transferida da delegacia seccional de Taboão para as cadeias de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.

A operação mobilizou 220 policiais desde a madrugada. Além dos 15 mandados de prisão, foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão.

Entre os presos nesta segunda-feira estão três secretários, o vereador Natalino José Soares, que não quis conversar com a equipe de reportagem, um proprietário de uma imobiliária, além de servidores e ex-servidores. A mulher do vereador Carlos Andrade também está entre os detidos.

Transferências

Uma grande movimentação marcou a transferência por cinco dias, prorrogavéis por mais cinco dos quatorze presos, nesta segunda-feira, na mega operação realizada pela Polícia Civil. Edgar, ex-secretário e funcionário da prefeitura, Maruzan Corado antigo secretário de finanças, atual de planejamento, Marcelo Marcelino Soares, assessor do vereador Natal, João Gilberto Domingues da Paz, ex-funcionário, Luis Antônio Orlandino, funcionário da prefeitura e Clomar Zottis, dono de uma imobiliária foram transferidos para a Delegacia da cidade.

Na sequencia, as presas Tereza Letícia Rocha, ex-funcionária da prefeitura (dona dos logins ‘letix’ e ‘tera’, usados na fraude), Aleckssandra Valentina Silva, funcionária da prefeitura e Cláudia Pereira Andrade, ex-funcionária da prefeitura e esposa do vereador Carlos Andrade (preso em Maio) foram levadas para a Delegacia de Embu-Guaçu.

Por fim, o vereador do PP, Natal, Marcos Campinas Pimentel, ex-funcionário da prefeitura e Tadeo Antônio, funcionário da prefeitura foram transferidos para a Delegacia de Itapecerica da Serra. O advogado Erick Augusto Vaz, que  também funcionário da prefeitura foi detido e liberado após pagar fiança. Ele foi preso quando a polícia cumpria mandato de busca em sua residência e encontrou munição de uma arma de um parente dele que estava no local.

Declarações da Polícia

A polícia não descarta que mais pessoas estejam envolvidas no esquema. “Vamos fazer interrogatórios e analisar todas as provas que foram apreendidas. Mas, em princípio, são prisões importantes, porque levam a crer que mais pessoas do Executivo estariam envolvidas. É isso que nós estamos checando. Não tem mais nada que me surpreenda,continuamos trabalhando e o que vier de informações que levem a este tipo de dado vai ser checado e analisado ”, disse o delegado Raul Godoy Neto.

De acordo com o delegado, o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio de Farias (PSB), não é, até o momento, investigado. “Nós não estamos investigando nenhuma pessoa isoladamente. Estamos investigando uma fraude que vem ocorrendo dentro da Prefeitura com participação de funcionários do Legislativo também. Se houver indícios da participação do prefeito, mais para frente ele vai ser responsabilizado. Se não houver, a responsabilidade foge dele”, afirmou.

Segundo Godoy os secretários e o vereador detidos na operação desta segunda-feira, 6, agiam da mesma forma que os vereadores detidos no início do mês. “Eles agiam da mesma forma que agiam os outros três vereadores que foram presos anteriormente. Pela posição que ocupam, pelo livre trânsito nos setores públicos, por serem pessoas de renome, de fácil acesso as informações, eles acabam sendo intermediários para localização / captação dos beneficiários para essa fraude. Tendo participação fundamental no esquema”, declarou.

Para o delegado a esposa do vereador Carlos Andrade e ex-funcionária da prefeitura Cláudia Pereira Andrade, presa nesta segunda-feira, atuava também determinando que o balanço patrimonial da prefeitura fosse maquiado para que as contas não parecessem irregulares.

Ivan Jerônimo da Silva, chefe dos investigadores disse que empresário Clomar Zottis,dono da imobiliária do município é apontado como responsável pela redução do valor venal dos imóveis para que os devedores tivessem o valor dos seus impostos reduzidos.

O delegado Raul Godoy afirmou que não é possível mensurar até esse momento o tamanho da fraude. No início de maio, em 30 dias foram desviados em torno de R$ 1,2 milhões.

Confira fotos dos presos:

natal

Vereador Natal sendo levado para fazer exame de corpo delito no IML

maruzan_corado

Maruzan Corado - secretário de Planejamento voltando do IML

Luiz_Antonio

Luiz Antônio - secretário de Administração andando na seccional

claudia

Claudia Pereira Andrade, ex-funcionária e esposa do vereador Carlos Andrade

edgard_damiani

Edgar Damiani - ex-secretário e funcionário da prefeitura

empresario_zottis

Clomar Zottis - dono de uma imobiliária em frente a prefeitura

marcelo_marcelino

Marcelo Marcelino - sobrinho e assessor do vereador Natal

marcos_pimentel

Tadeo Antônio - funcionário do setor de fiscalização da prefeitura

orlandino

Luis Carlos Orlandino - funcionário da prefeitura

natal1

Vereador Natal sendo transferido com os demais presos para a delegacia de Itapecerica

tadeo

Marcos Pimentel - ex-funcionário da prefeitura (a polícia encontrou munições em sua casa)

valadao

Antônio Valadão - atual secretário de Finanças

documentacoes

Dezenas de computadores e centenas de pastas de documentos foram apreendidos

lista1

Lista com nomes dos presos foi divulgada pela Polícia

Texto e Fotos: Karen Santiago e Sandra Pereira


13º

deolival gusson filho

Parabéns a policia que desmantelou toda esta quadrilha...é lamentavel saber que estas pessoas eram procximas a nós...votamos neste caras ...que engano...Otimas prisões ... que os outros fiquem atentos e alertas...parabéns mesmo... que seja feita justiça.

12º

Alberto Pinheiro

parabéns pelo trabalho da policia...espero que estes canalhas paguem por muito tempo na cadeia...

11º

PAULO CESAR

Nenhum de nós temos o direito de errar, mas todos somos falhos e passiveis ao erro, e se errar-mos teremos sim o direito de nos redemir, reabilitar-mos e pagar deacordo com a lei pelo erro cometido e não pelo que dizem que cometemos.

10º

vieira

Só sei de uma coisa,o soldado universal está chegando.... Quem será o próxima a visitar o IML,uma breve consultinha antes de ir pro CDP............ CDP ou tremembé...abastece o busão rsrssrr...estamos descendo a estrada.. rsrsrs

Anonimo

Pois é quem diria, quem precisava da prefeitura, antes da criação do atendimento no maria rosa, sabe como é. Não tinha uma unica vez que este povinho todo ai, funcionários, não passassem por você sem te esnobar. A Claudia então achava que era a dona da Prefeitura. E o Milton Andrade, com sua característica principal: A ARROGÂNCIA. Pois é, esses eram os Donos de Taboão da Serra, um bando de covardes que acham que podem se apossar das coisas. Interessante então é o Clomar Zottis, parecia até funcionário, vivia lá dentro da PMTS e ninguém nunca fez nada!!! É Gaúcho um dia a casa cai, vai fazer fama no xilindró!

Walter Parreira

Lixo humano Perderam até o senso ético (sic)- Bandido também tem codigo de ética. Apostaram sempre na passividade do povo taboanense. Imbecis, porre de perpetuação no Poder dá sentimento de impunidade. Em tudo se confirmando pela Justiça, é muito bom ver arrogância, passear pelo IML e pela Delegacia.Parabéns pelas fotos. Parabéns Policia de Taboão da Serra!!!! Parabéns a Imprensa taboanese que conseguiu passar ilesa por esses processos sem ser compradas por um anuncio público. Walter Parreira Jornalista

Henrique Lopes

Gostei muito que pelomenos esses ladroes foram presos e que pena que em outros municípios vizinhos nao estejá acontecendo o mesmo.

Vanessa M.

Nossa...legal seria se descobrissem tudo agora.... tem muita sujeira embaixo deste tapete...quantas pessoas foram prejudicadas...e crianças também...não era só IPTU!!!

Suzane Medeiros

O vieira ta demais com os comentários dele!! O VIEIRA VOLTOU!!! Minha gente!! Espero que a policia não venha agir aqui no Embu das Artes!

faisal cury

Dr cury, lamentável acontecimento este com o Roberto é uma pena, pois trata-se de um profissional bastante competente.jfsirol.

Marizete de Oliviera

Parabens a toda corporação da policia por estar fazendo a justiça pelo povo taboanense!!!!!!!!!!

Camila Pires

Que bom que estão descobrindo as roubaleira que esses porcos estão fazeno com o nossos dinheiro.... camila taboão da serra

vieira

O investigador acompanhando o secretário de finanças,lembra o soldado universal... Esse é o Marcos M... Com ele é sem massagem,qdo trabalhava em Itapecerica,as coisas eram bem diferente,neguinho respeitava,descia sózinho pra encarar...

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

25/04/2017

Polícia Rodoviária Federal divulga Balanço da operação Tiradentes

Durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal 2017 que ocorreu entre os dias 20 e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.