Parque da Represinha ganhará observatório e reforma completa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 2/06/2011

A Prefeitura de Itapecerica da Serra deu início ao Projeto de Infraestrutura e Revitalização do Parque da Represinha. Entre as principais conquistas estão à construção de um observatório e uma sala para educação ambiental.

O observatório terá mais de 22 metros de altura e contará com uma luneta, que permitirá aos visitantes do parque admirar a fauna e flora e o complexo hídrico da região.

Já a nova sala para educação ambiental terá capacidade para atender 40 pessoas. O espaço servirá para complementar a visita monitorada do parque que recebe alunos das escolas da cidade.

Além disso, a sala será um novo espaço para atrair visitantes, já que permitirá também a realização de sessões de filmes educativos sobre o meio ambiente e exposições sobre o tema.

“O fortalecimento do Parque da Represinha é uma forma de valorizarmos o que Itapecerica da Serra tem de melhor: sua relação com a natureza”, explicou o prefeito Jorge Costa.

O Parque da Represinha ainda terá suas trilhas em meio à mata atlântica renovadas, reparo em seus decks de madeira e reforma completa em seus sanitários para melhor atender o público. A obra custará R$358.172,39 vindos do governo federal através do Ministério do Turismo.

Administrado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o parque é uma área de preservação com 4,3 hectares de Mata Atlântica. Possui sua área central constituída de sistemas aquáticos formados pelo represamento de águas e afloramentos na área de um pequeno riacho que o atravessa e conta com diversas nascentes com vegetação típica de várzea. Sua fauna e flora são bastante diversificadas.

Comentários