Embu das Artes ganha a 1ª ciclovia da cidade

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/05/2011

A Prefeitura de Embu das Artes realiza a instalação de uma ciclovia na Avenida Tomáz Antônio Gonzaga e na Rua Idalina Fernandes Cavalheiro, no Jardim Independência como forma de incentivar o uso de um meio de transporte não poluente, como a bicicleta e ainda, a prática esportiva e a promoção de saúde.
 
Com 1.500 m de extensão e 2.20 m de largura, os ciclistas poderão circular com mais tranqüilidade e segurança sem atrapalhar quem faz atividade física na academia pública ou na pista de caminhada que existe no bairro. As ciclovias são espaços de uso exclusivo de bicicletas, separadas da via por algum elemento físico como guias ou sarjetas.
 
“Acho ótima essa iniciativa. Agora, enquanto eu caminho meu filho anda de bicicleta. Com certeza é mais seguro”, disse Hélio Francisco da Silva, 29 anos, pai de Kauã da Costa Silva, 6 anos.
 
A Secretaria de Trânsito e Transporte foi responsável pela elaboração e implantação do projeto. Novas ciclovias já estão sendo elaboradas, observando alguns requisitos como: o local onde a ciclovia será implantada, interferência no trânsito de veículos e pedestres e em vias públicas ter ainda 3,30 m para os carros circularem, explicou o secretário, Francisco Carlos Pereira.
 
Embu das Artes, como cidade turística, segue exemplos de outras cidades como São Paulo, Campinas e Santos, na tentativa de incentivar seus moradores a substituírem seus carros por bicicletas.
 
A rua Idalina Fernandes Cavalheiro passará a ser mão única e a Avenida Tomaz Antônio Gonzaga que recebe a feira aos domingos terá a ciclovia interditada até as 15 horas, para continuar recebendo a feira e depois para a limpeza do local. Neste dia a ciclovia fica liberada só após esse horário.

Cintia Capodicasa

 

Comentários