Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores questionam Jorge Costa e secretários

Por Karen Santiago | 25/05/2011

plenaria

Karen SantiagoJorge Costa responde questionamentos dos moradores; secretários e vereadores também

O prefeito, Jorge Costa, a superintendente de Saúde, Michele Salles, secretário de obras, Carlos Hueb, esportes, Cleber Bernardes e os vereadores José Maria (PT) e João Miranda (PSB) responderam as principais reivindicações dos moradores em relação à saúde, meio ambiente, trânsito, transporte, esporte, educação e cultura em plenária realizada nesta terça-feira, 24, na Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, no Parque Paraíso, em Itapecerica da Serra.

Questões como, a demora em marcar consultas médicas, falta de equipamentos básicos nos Prontos Socorros, pontos de alagamentos, ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, entulho e lixo nas portas das residências, dificuldade para conseguir vagas nas creches (EMs) e mudança do itinerário dos caminhões foram os principais assuntos apontados pelos moradores.

“Se não fosse o hospital das clinicas tinha perdido a visão e hoje não estaria aqui vendo vocês. Fiquei mais de seis meses para marcar consulta na cidade, mas não consegui”, disse um morador. Outro senhor afirmou que já tentou diversas vezes marcar consulta, mas também não conseguiu.

Michele Salles explicou que é normal a falta de material em algumas UBS e PS. “Trabalhamos com uma grade no almoxarifado, alguns lugares usa-se mais os materiais, por isso falta, e neste caso, é pedido emprestado para outra unidade próxima. Temos como comprovar pelos balancetes, contas que pedimos todos os materiais”.

Em relação às reclamações referentes à demora em marcar consulta médica, Michele afirmou que em média, durante um mês, 200 pacientes faltam nas consultas médicas, prejudicando aquele paciente que precisava passar. A venda de senha para marcar consulta também foi comentado por ela. “Se o paciente não for, desmarque a consulta, para dar vaga a outra pessoa que precisa passar pelo médico”, disse.

Jorge Costa, respondendo sobre o recapeamento em ruas da cidade, afirmou que somente no parque paraíso, 48 ruas passaram por recape. “O volume de carro aumentou muito na cidade e as ruas anteriormente não tinham manutenção. Nas glebas 6 e 7 (faltam recapear oito ruas), vamos realizar tapa buraco no Jardim Sampaio, Valo Velho recebeu o recapeamento hoje, Santa Júlia faltam duas ruas e novas ruas foram recapeadas e no centro 118 receberam o tapa buraco”.

O contrato com a Sabesp, o horário da sessão da Câmara e a eleição da presidente do conselho de saúde também foram questionados na plenária. “Não entendo porque o contrato com a Sabesp foi assinado, após a ineficiência do trabalho prestado”, diz um morador. Ele acrescentou que o horário da audiência pública sobre o contrato com a Sabesp e a sessão da Câmara da cidade impossibilita a participação dos moradores, “todos estão trabalhando no horário da sessão”, completa.

José Maria esclareceu que fez sua parte. “Tentei convencer os vereadores que poderíamos fazer um tratamento por nossa conta. O caminhão limpa fossa seria uma forma de amenizar o problema. O problema do esgoto é do Estado de São Paulo”.

Para o prefeito, as emendas propostas pelo vereador do PT seriam ideais para a cidade. Jorge negou que o contrato firmado com a Sabesp foi renovado por 30 anos. “Renovamos por cinco anos. A cada cinco anos vamos fazer uma avaliação, se continuamos ou não com o contrato”, explicou.

Em relação à eleição no Conselho municipal de saúde, onde os próprios conselheiros lutam para eleger como presidente uma pessoa da sociedade civil, não a superintendente de saúde, Michele Salles, um conselheiro, questionou porque deve ser a Michele que deve fiscalizar o seu próprio trabalho.

“Essa lei é de 1989, como já existia essa lei, não tinha porque mudá-la. Por exemplo, o presidente, se for da sociedade civil, decide que tenho que aumentar o salário dos médicos, com o valor atual de Taboão, R$ 80 por hora, mas eu não posso fazer isso, porque não tenho recurso, mas mesmo não podendo aumentar, tinha que fazê-lo, foi só por causa disso que não quis mudar. Quem decide a saúde é o conselho”, argumentou Jorge Costa.

A dificuldade para conseguir vagas nas EMs também foi esclarecida por Jorge Costa. “Contamos atualmente com 65 escolas municipais (antigas creches), temos 17 mil alunos matriculados e ainda faltam vagas. Entreguei esse mês mais duas escolas e estou desapropriando terreno para construir mais três, para atender a demanda da cidade”.

Ainda no âmbito da educação Jorge foi questionado sobre as faculdades existentes na cidade e também uma faculdade gratuita para beneficiar a população. “Itapecerica conta com uma Ufscar (universidade federal). A cidade de Embu conta com a ETEC. E a região irá receber uma universidade federal, Unifesp em Embu, as obras estão bem adiantadas”, finalizou.

Também acompanharam a plenária, os assessores do prefeito, Calado e Heleno. O diretor do meio ambiente, Marcos de Souza (Marquinhos), secretária de governo, Soraya Miranda e coordenador da defesa civil, Maurício Rocha.

plenaria1

Moradores compareceram em peso, na plenária

plenaria2

Prefeito recebe abaixo assinado dos moradores do Parque Paraíso

 


22º

Vania Colen

Passei para expressar o meu respeito pela pastoral Fé e Política. Tico, parabéns para você e toda sua equipe. Vocês fazem um trabalho que todos nós como cristãos deveriamos apoiar. Se a união faz a força, só assim podemos ser ouvidos pelas nossas autoridades. Ao contrario nunca nos ouviam, pois não seriamos recebido, falo por experiêcia própia. Parabéns a Claudia, sua esposa, que abraçou a idéia e está sempre ao seu lado.

21º

di

Estou errado,ou o nome do secretário so prefeito se chama(CALADO)??? Agora vai... Nessas reuniões quem anota tudo é o povo??? Na primeira foto,não vi nenhum dos secretários com algum papel,caderno,fazendo algum tipo de anotação. Se estiver errado me perdõe,mas acho que n estão felizes por estar ali....nem todo ser humano gosta de ser cobrado,é só olhar no semblante !!@

20º

Adriano///cheiro de lixo na porta de casa/secretários obras/limpeza pública

Estevão Dias_______________A o menos sirvo pra digitar,e vc??? Como alguns caem da paraquedas,sem saer de nada,é assim mesmo.. Mas peo jeito,o senhor aqui não acrescentou nada. Ao contrário de alguns comentários abaixo de raciocionio e tranquilidade,ao contyrário do seu que nada somou. Tenho mais o que fazer a noite,não posso faltar ao meu trabalho pra distutir algo que já foi amplamente tentado solução,infelizmente esse pessoal não respeita ninguém. Mas se o senhor___________Estevão Dias,está tão preocupado comigo,resolve meu problema,fique a vontade. Obrigado pelo elogio,sei digitar rsrssrsrrs... É cada um que aparece por aqui,qdo não parece os lambe sal,tem os puxa sacos,os que vivem de uma cesta básico....etc... Com raras excessões,como senhor Gilberto,posta um comentário digno de respeito,ai vem um anincefalo pra questionar.. Vamos vivendo,a propósito,n fui na reunião por que estava....rssr

19º

Claudia

Por aqueles que agora são felizes! por aqueles que agora choram! por aqueles que agora nascem !por aqueles que agora morrem!por aqueles que não sabem o que fala!Devemos mesmo assim agradecer e Orar por vcs. não aprenderão ainda o que é BEM COMUM, mas sei Nunca é Tarde Eu Creio e vc.? O Gilberto por acaso Incomoda? mas somente quer ajudar, pensa no seu próximo.... PARABÉNS GILBERTO! PARABÉNS EQUIPE FÉ E POLÍTICA..

18º

Gilberto Morais

Sr: Ademar quem de nós não tem de aprender mais na vida? Não sou candidato, sou apenas uma pessoa que atua de verdade, cobrando meus e seus direitos,exigir que os políticos cumpram os deveres deles,eu jamais defenderia uma administração do SR: Jorge Costa no atual momento em que nossa Cidade se encontra, as vezes falta sabedoria para que as pessoas entenda o que se é descutido,é uma pena que o SR ao invés de fazer o mesmo, pois meu caro Itapecerica esta adoecida.Qual ação dos Vereadores vc acha mesmo que eles estão defendendo os nossos direitos?vá ao Pronto Socorro,nas creches,ande um pouco na Avenida 9 de Julho ve de perto o sofrimento daquele povo, vc ja viu realmente os Vereadores se posicionando e exigindo do Prefeito ou apresentando propostas de manutençao desta via? e o trânsito caótico em nosso Bairro, o que eles fazem,aliás o que nós fazemos,eu falo sim de Política,atuo em uma Pastoral chamada FÉ E POLÍTICA, tenho de esar por dentro do que ocorre em nosso Bairro, isso mostra compromisso de pessoa que leva sério o que faz, um grande abraço a vc. Participe conosco teremos o prazer de ter vc ajudando a realizar debates exigindo de nossas autoridades.

17º

Ademar Reis

O Gilberto Moraes vc sera candidato ? pois vc esta fazendo só politica,vc criticou os vereadores que não foram e o padre Odair ele convidou a todos e nao foi ? se vc concorda ou não com o prefeito é problema só seu ,vc ainda tem muito a aprender na vida .

16º

Estevão Dias

O ADRIANO SÓ RECLAMA PELA INTERNET. NÃO FOI NA REUNIÃO POR MEDO. É BOM SÓ PARA DIGITAR.

15º

GILBERTO

Muito positivo os comentários postados sobre esta matéria, independente das opiniões,anseios,ou necessidades de cada um,isso é Democracia gente,no campo da Política exestira sempre os favoráveis e os contras,o importante é expressar pensamentos, exercer seus Direitos,cada um de sua forma, o perigo é estar ao mesmo lado defendendo a mesmissima causa e se desentender, é este tipo de situação que maus políticos querem que aconteça,por exemplo o problema de um é com lixo, do outro com enchentes,outro com buracos em vias, enfim problemas,problemas,prblemas,eles sempre estarão presentes,reclamar em conjunto acredito ser mais facil de se alcansar resultados, pois se tem algo que Político respeita é povo unido,reclamar por email,também funciona de vez enquando,afinal é uma forma de mostrar nossa indignação, o importante é exigir cada um de sua maneira,sem conchavos,precisamos mostrar mais nossa indgnação,temos todos de estar ao mesmo lado e mais foi pelo fato de elegermos mal,de escolhermos qualquer um que chegamos ao ponto que estamos,precisamos escolher melhor,sobretudo os Vereadores eles não são nossos fiscais?não são eles que criam as leis?,onde estão?,porque não aparecem para debaer com o povo?,enfim vamos todos juntos,unidos fazer valer mais nossa força,dividir só ajuda os nossos péssimos políticos,não é um erro na digitação que temos que nos apegar e sim na disposição de querer o bem. Parabéns a todos!, quer dizer menos a quem anda fazendo ameaças,isso é feio, apesar de eu não concordar com muitas atitudes do Atual Prefeito, naõ acredito nesses tipo de ameaça banal que alguns pregam,aliás é observando nossas atitudes que irão fazer com que ele venha a se corrigir, é claro se ele assim o quiser.

14º

Adriano/cheio delixo na porta de casa/prefeito/secretários

Claudia________________diz quem efetivamente quer o peixe pronto,assim fica mais fácil de entendermos seu raciocinio. Afinal,ser poética é muito interessante. Mas,precisamos entender sua posição,pelo menos eu,leio todos os comentários,só comento sobre quando vejo algo engraçado,ou estranho. Só que não venho aqui pra defender ninguém,nem se aparecer,apenas quero meu problema resolvido nada mais que isso. Por mim se na próxima eleição ganhar um cavalo,porco ou um cone,não muda nada minha vida. Só que se perpetuar no poder,não funciona,essa de querer o bem do povo é pura cascata! Os mesmos poéticos e brilhantes,são os mesmmos que daqui um tempo irão chorar pela falta de água,ruas escuras e barulho de botécos malditos. Pelo menos me posiciono e brigo pela que seja melhor p mim,cada um que faça o mesmo. Não preciso inpunhar um microfone pra saber dos problemas de um lugar desse tamanho. Alias,estamos em Itapecerica ou no Amazonas???

13º

Adriano/cheio de lixo na porta de casa dsde/20/10/2010

É bom participar,desde que possamos estar em casa sentados sem fazer nada. Infelizmente não pude comparecer,seria engraçado falar algumas coisas,só pra deixar sem conserto!

12º

Claudia

Tudo que é humano necessariamente retrocede quando não avança! por exemplo deixar de exercer a Cidadania é uma,colaborar para que cada um exercite a arte que conhece é outra. Enfim comer o peixe pronto é sempre mais fácil,mas ensinar a pescar é para poucos!pense nisso....

11º

Marco Aurélio

É Adriano..eu já arrumei a solução para o problema do lixão da Bogotá...sábado estou me mudando pra Avenida Xv de Novembro, acho que lá o prefeito não deixa o lixo amontoar na frente das casas. Na minha opinião, ninguém se importa com nada além si próprio, esse pessoal da câmara e da prefeitura, fica ali o dia inteiro pensando pra onde vai viajar com a familia, qual Mercedez vai comprar,Iate, jet-ski,piscina,acha que vai se importar se um monte de gente que invadiu o terreno publico que seria uma área de lazer fica jogando o lixo na porta da nossa casa? Infelizmente de nada vai adiantar ficar chorando as pitangas, só que o mundo dá voltas... Ah!sem esquecer da LIXEIRA COMUNITÁRIA!!!!Nossa, dá logo um tapa na minha cara!!!

10º

JRS

Parabens a equipe da Pastoral Fé e Politica da Igreja Católica do Parque Paraiso, por ter a coragem de patrocinar momentos com este de reflexao e dialogo entre a populacao Itapecericana e a atual administracao politica no municipio. E foi uma oportunidade entre poucas para aqueles que se interessam pelo bem comum. Questinar sempre é importante, mas participar tbm é preciso, parabens Pastoral Fé e Política.

Pedro Souza

O prefeito não sera cassado pois quem trabalha e produz jamais sai ....nunca vi tantas obras como estam acontecendo em nossa cidade ...

VILMA

De novo fofocas e mentiras ,Jorge Costa é muito poderoso não sera alguns que vão tirar um homem como esse, esquece.Esses que estam tentando que fiquem espertos ,quem avisa amigo é.

vieira

Algumas coisas me intrigam,será pura coincidência. A mesma pessoa que posta (PMIS),escreve:estam. Os dois comentários de nome,Pedro souza e Vilma,tbm usa esse mesmo erro. Mas,é só coincidência,não deve ser as mesmas pessoas. Só faço tal comentário por que esse erro não é tão comum,apenas isso. Quem o faz,é por vicio já,se acostumou. Espero que esteja errado,mas é claro que da próxima vez,não persistira no mesmo erro. Quem duvidar do que escrevo,vá na matéria sobre a rua próximo ao ginásio e leia o comentário com nome:PMIS,TIRE SUAS DUVIDAS!

Claudia

Boa noite a todos! passei somente para Parabenizar a todos aqueles que se esforçaram,se empenharam para que acontecesse o Debate com então ainda Prefeito Jorge Costa. Pois bem aquele ditado popular realmente tem força e peso "O povo Unido jamais será vencido" e esperamos que não seja somente fogo de palha, mas que todos encherguem, acordem para o novo, renovar é necessário já cançamos dos mesmos e mesmas atitudes! PARABÉNS PASTORAL FÉ E POLÍTICA E PASTORAL DA SAÚDE DA PARÓQUIA MARIA MÃE DOS CAMINHANTES CONTINUEM O TRABALHO VOCÊS SÃO A LUZ QUE AJUDA ILUMINAR OS NECESSITADOS!!

Gilberto Morais

Ola Karen,bela reportagem,parabéns! Desta vez a cassação é definitiva?

Resposta:A informação que temos é de que a decisão ainda cabe recurso

thyago

quando sai a materia com o prefeito karen?

Resposta:Provavelmente hoje.

Cesar

Karen pq é q vc não fala neste veiculo de comunicação da cassação do Sr prefeito q perdeu o ultimo julgamento na semana passada comente o fato para q seu jornal não cai em descredito com a população e com os leitores acredito na sua idoneidade faça a materia falando sobre a cassação...............

Resposta:Entrevistei o Jorge Costa nesta terça-feira e em breve postaremos uma matéria sobre a cassação.

Gilberto Morais-Pastoral Fé e Política Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes

Parabéns a população,como é gratificante ver o povo exercer cidadania,acredito que ontem nós demos um basta na atual situação administrativa, em especial ao nosso Bairro(Parque Paraíso),temos de exigir mesmo, afinal politico tem de trabalhar é para o povo,não para o bem próprio deles. Obrigado a todos os envolvidos neste debate.PARABÉNS!

Adriano//desde 20/10/2010 tentando tirar o lixo da porta de casa//eu,sou o pinóquio...

Estou tão decepcionado com essa turma,que infelizmente não sei o que postar mais. Cada vez que os vejo,pena não poder mencionar aqui meus sentimentos,respeito é bom,por mais que isso não seja reciproco! Nessa terça feira,estava trabalhando,queria muito poder olhar para o secretário de esportes,lembra quando o senhor foi até minha casa??? Até hoje não sei o que o senhor foi fazer lá,já que não éra secretário de obras,não fazia parte da limpeza pública,era o que,secretário do prefeito?? Lembrando dessa cena,vem a minha mente um fato: Sabe quando tem alguém trabalhando em alguma coisa,surge aquela roda de pessoas que não acrescentam nada e ainda dão palpites,esse é meu pensamento. Para os que acompanham audiência rotativa do jornal,sou o mesmo que reclama a quase dois anos,isso mesmo.. Para que simplesmente os responsáveis obriguem os moradores a providenciar suas lixeiras. Vamos ao passado,em setembro de 2010,uma pessoa de nome "professor",que dizem ser o responsável pela limpeza pública foi até minha casa. Ele disse que se reuniria com as pesssoas,notificaria os moradores para que cada um coloca-se sua lixeira. Esse mesmo professor quando liguei depois de uns três meses,disse que não havi recebido resposta da secretária de obras,o senhor mentiu., Não foi isso que conversou comigo,honre sua posição,se não está dando conta,não minta para as pessoas. _____________________________________________ Vamos as idéias mirabolantes,o atual fazedor de milagres,secretário Cleber bernardes,propos uma lixeira comunitária,faça em frente sua casa meu amigo. Não invadi terreno,não pedi casa de favor que entregam sem padrão de luz.....melhor pensar. Já que o secretário de esporte foi dar palpites onde não foi chamado,posso fazer o mesmo no seu trabalho,o que o senhor fez desde que entrou pelo campo atrás da escola sophia,nada,lá só exite mato e sujeira,que vergonha. Ouço alguns nomes de pré candidatos na próxima eleição,me dá medo sabia?? Lembra muito um filme de terror,massacre da serra alétrica lembra da frase?? "Nivela as duas"se referindo a cortar a outra perna da vitima. Só para que os senhores saibam,aqui publicaram matéria minha no dia 14 de março de 2011. É necessário colocar o link??? Bem provavel,só pra que não reste dúvidas,ainda tenho todos os emails que enviei para,secretária de obras,pelo menos uns 15. Para todos os contatos dos vereadores por emails,site da prefeitura,onde possa imaginar,isso é respeito com as pessoas??? Queria muito que o vereador senhor Chuvisco andasse pelo parque,só esqueci que ele agora não se preocupa mais com os pobres mortais. Em conversa com um irmão desse senhor,me confidenciou pra chegar lá umas 9 horas,quem sabe ele atenderia,eu ri,apenas isso! Todos nós sabemos que sempre existirá problemas aos diversos,infelizmente. Mas respeite as pessoas,respeite suas reivindicações,só paisagem não dá. É por isso que a politica não tem uma boa imagem perante a sociedade,só por isso. Espero que essa reunião não seja mais uma manobra daquelas,melhor não entrar em detalhes pra não ser leviano. Até os cães sabem dos problemas que existem nesse lugar.. ________________________________________________ PREFEITO,O SENHOR DEVIA SER MELHOR ASSESSORADO,A PREGUIÇA MATA! SE PUDESSE RESOLVER,PODE TER A CERTEZA QUE NÃO ESTARIA AQUI RECLAMANDO,JÁ QUE COM OS SEUS SUBORDINADOS NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO. OS QUE NÃO MENTEM,VEM COM UMA SOLUÇÃO BRILHANTE. ______________________________________________ MAIS UM DETALHE,NÃO SE CONSTRÓI (LIXEIRA COMUNITARIA EM FRENTE A TERRENO PARTICULAR) ___________________________________________ É POR ISSO QUE NÃO GOSTO DO CONTINUISMO,FAZ COM QUE AS PESSOAS NÃO PENSEM,É O FAMOSO COMODISMO. AH,OFERECE QUALQUER COISA,ELES ACEITAM,SEMPRE FOI ASSIM. SOU MORADOR DA RUA BOGOTÁ. PARQUE PARAISO DESCULPE O CAPS LOCK,é só para os menos inteligentes que não enxergam um elefante no centro do circo! Parabéns ao jornal na net pela matéria,sempre ha um predestinado!

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.