Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

População de Embu lota Câmara para pedir mudança de nome da cidade

Por Outro autor | 26/11/2009

embu_capa.jpg

Moradores lotataram a câmara da cidade

Embu das Artes todo mundo quer. O grito ecoou no plenário da Câmara Municipal de Embu nesta quarta-feira, 25, durante a solenidade de apresentação do Comitê Pró-Plebiscito que vai realizar a campanha em defesa da oficialização do nome Embu das Artes. A iniciativa do prefeito Chico Brito vai de encontro aos anseios da população da cidade que já é chamada por esse nome apesar de nas placas, mapas e documentos oficiais constar apenas o nome Embu. A noite foi considerada histórica pelas autoridades e lideranças presentes.

Moradores de várias partes lotaram a Câmara Municipal da cidade em apoio à mudança do nome do Município. O slogan do movimento: Todo mundo quer estava estampado nas camisetas de dezenas de moradores da cidade. O ato na Câmara também serviu para marcar o início da coleta das assinaturas para o abaixo assinado que deve ter 1% do eleitorado, ou 1.800 nomes. Depois do abaixo assinado a Câmara deve aprovar um projeto autorizando a mudança, que em seguida será encaminhado ao TRE que vai realizar uma consulta popular.

O prefeito Chico Brito, o ex-prefeitos Annis Neme e Geraldo Cruz, o vice-prefeito Natinha, vários secretários municipais, ex-vereadores e representantes de partidos, participaram da solenidade na Câmara.

O ponta pé inicial para a oficialização da mudança de nome foi dado pelo prefeito Chico Brito. Ele sensibilizou os deputados estaduais sobre a importância da inclusão do nome das Artes na cidade. Os deputados aprovaram emenda à Constituição Estadual  visando permitir a mudança. Eles perceberam que outros municípios também tinham interesse de corrigir o nome.

“O objetivo é oficializar Embu das Artes, não ser mais apelido. O nome é Embu, mas o sobrenome é das Artes. As pessoas falam Embu das Artes, queremos tornar isso oficial. Não queremos mudar nem alterar, queremos oficializar”, sustentou.

O prefeito defendeu que a idéia de oficializar o nome da cidade como Embu das Artes tem haver  com a autoestima  da pessoa. Ele disse que Embu não é mais periferia de São Paulo. É uma cidade que tem identidade e lembrou o Slogan dos 50 anos: Embu cada dia Melhor.

Chico Brito lembrou que até 2001 Embu era uma cidade dividida e a população da periferia não conhecia a região central. De lá para cá esse fato mudou e, agora, a meta é levar aos bairros da periferia o mesmo projeto paisagístico que predomina na região central.

 “Nós queremos que o povo da nossa cidade tenha orgulho de falar: eu moro em Embu das Artes. É por isso que nós trabalhamos 24 horas para que essa cidade seja melhor para se viver”, completou.

Para o presidente da Câmara, Silvino Bonfim a noite foi histórica para cidade. “A mudança é um desejo de todos”, defendeu.

O secretário de governo de Embu, Paulo Gianini disse que o município é conhecido mundialmente como Embu das Artes, mas oficialmente tem o título de Estância Turísticas. Esse problema acaba gerando dúvida em quem visita a cidade. “Há muitos relatos de pessoas que vão para o Embu Guaçu quando deveriam vir para cá. Nas placas dos veículos e de sinalização só consta Embu”, lembrou.

As três primeiras assinaturas coletas foram do primeiro prefeito e emancipador Annis Neme, do presidente da Câmara, Silvino Bonfim e do prefeito Chico Brito. E seguida os integrantes do Comitê também assinaram as listas que deve ter nome e título de eleitor. A expectativa é de que as assinaturas seja coletadas e entregues na Câmara Municipal no dia 9 de dezembro.

Texto: Cris França e Sandra Pereira

embu.jpg

embu1.jpg

embu2.jpg

embu3.jpg

embu4.jpg

embu5.jpg

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.