Museu recebe exposição “Retratos do Samba – A história das Comunidades Negras”

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/05/2011

O Museu Histórico e da Memória recebe de 16 a 22 de maio a exposição: “Retratos do Samba – A história das Comunidades Negras” (de São Paulo a Itapecerica). A realização é da Secretaria de Cultura através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Igualdade Racial, em parceria com o Centro de Memória do Samba de São Paulo.

A exposição faz parte das comemorações do Ano Internacional dos Afro-descendentes, e propõe uma análise de usos e costumes de diferentes períodos históricos através do Samba, aqui retratado em forma de fotografias cedidas pelo Centro de Memória do Samba de São Paulo e das agremiações: Bloco da Kambinda, Menino Arteiro, Rosa Serrana e Acadêmicos do Jacira.

Na segunda-feira, 16 de maio, foi realizada uma cerimônia de abertura da exposição, que contou com a presença de membros da Embaixada do Samba de São Paulo, o Império Baluartes do Samba, A Bateria da Escola de Samba Rosa Serrana e as Rainhas da Bateria do Bloco Menino Arteiro, Bloco da Kambinda, Escola de Samba Acadêmicos do Jacira e a Escola de Samba Rosa Serrana.

“Nossa Administração sempre busca valorizar todas as manifestações culturais no município”, defendeu o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

Durante o evento foram indicados três membros para compor o Memorial do Samba, são eles: Bia, da Acadêmicos do Jacira, Mestre Orikerê e Solange da Rosa Serrana. Participaram também da abertura da exposição o vice-prefeito Antonio Trolesi; o vereador Zé Maria; secretário de Cultura, Paulo Roberto; secretária de Educação, Irani Baciega Rochel; secretário de Finanças, Antonio Godoy; assessor de gabinete Carlos Calado; assessor de Hip Hop da Secretaria de Cultura do Estado, Márcio Santos, entre outras autoridades.

Comentários