Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Museu recebe exposição “Retratos do Samba – A história das Comunidades Negras”

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/05/2011

samba1

DivulgaçãoExposição acontece até domingo, dia 22 de maio, no Museu de Itapecerica

O Museu Histórico e da Memória recebe de 16 a 22 de maio a exposição: “Retratos do Samba – A história das Comunidades Negras” (de São Paulo a Itapecerica). A realização é da Secretaria de Cultura através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Igualdade Racial, em parceria com o Centro de Memória do Samba de São Paulo.

A exposição faz parte das comemorações do Ano Internacional dos Afro-descendentes, e propõe uma análise de usos e costumes de diferentes períodos históricos através do Samba, aqui retratado em forma de fotografias cedidas pelo Centro de Memória do Samba de São Paulo e das agremiações: Bloco da Kambinda, Menino Arteiro, Rosa Serrana e Acadêmicos do Jacira.

Na segunda-feira, 16 de maio, foi realizada uma cerimônia de abertura da exposição, que contou com a presença de membros da Embaixada do Samba de São Paulo, o Império Baluartes do Samba, A Bateria da Escola de Samba Rosa Serrana e as Rainhas da Bateria do Bloco Menino Arteiro, Bloco da Kambinda, Escola de Samba Acadêmicos do Jacira e a Escola de Samba Rosa Serrana.

“Nossa Administração sempre busca valorizar todas as manifestações culturais no município”, defendeu o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

Durante o evento foram indicados três membros para compor o Memorial do Samba, são eles: Bia, da Acadêmicos do Jacira, Mestre Orikerê e Solange da Rosa Serrana. Participaram também da abertura da exposição o vice-prefeito Antonio Trolesi; o vereador Zé Maria; secretário de Cultura, Paulo Roberto; secretária de Educação, Irani Baciega Rochel; secretário de Finanças, Antonio Godoy; assessor de gabinete Carlos Calado; assessor de Hip Hop da Secretaria de Cultura do Estado, Márcio Santos, entre outras autoridades.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.