O Centro Expositivo de Taboão da Serra apresenta: Tatuagem - A arte começa no desenho

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/05/2011

Tatuagem é a arte da pintura sobre o corpo. Uma manifestação antiga, que traduzia poder, medo, autoridade, sensualidade e o terror. Chico Buarque de Holanda colocou em uma de suas canções “Corações de mãe, arpões Sereias e serpentes Que te rabiscam O corpo todo Mas não sentes” a arte de tatuar o coração.

Tatuagem é na verdade a inserção de pigmentos sob a pele com uma agulha para que o desenho fixe permanentemente. Esta modificação do corpo exige reflexão, pois é definitiva. Escolher o que tatuar envolve uma infinidade de decisões que podem ser religiosas, culturais, filosóficas e principalmente, as individuais.

Pensando nesta arte milenar a Secretaria de Cultura e Turismo apresenta a exposição: “Tatuagem. A arte começa no desenho” e propõe aos visitantes que sintam na pele a beleza desses desenhos.

O Espaço Expositivo do Cemur recebe os mais diversos estilos de tatuagem tais como: Oriental, old school, realista e maori dotwork, estes quatro estilos percorrem de forma satisfatória boa parte da história da tatuagem mundial, do Oriente a Oceania, da Europa à America.

Artistas como Fabio Massashi (Japinha), Bruno Costello (Kasaf), Reginaldo Silveira (Langa) e Leandro Augusto(Mil House), que tem nas mãos a responsabilidade de traduzir em desenho a idéia do cliente. “Cada mundo criado permite fazer uma ponte entre a técnica e estilo do tatuador-desenhista e o desejo da pessoa. E dependendo do local a ser tatuado são necessárias adaptações para que se crie um casamento perfeito” disse o curador da exposição Sidnei Akiyoshi que também é coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Taboão da Serra.

A exposição “Tatuagem. A arte começa no desenho” abre para visitação neste dia 13 das 9h às 17h e vai até o dia 04 de Junho sempre no Espaço Expositivo do Centro de Memória no Cemur.

Serviço:

Exposição “Tatuagem. A arte começa no desenho”
Local: Cemur - Espaço Expositivo
Endereço: Rua Levy de Souza e Silva, 33 – Jd. Bontempo
Data: Do dia 13 de Maio a 04 de Junho
Horário: das 9h às 17h

Anderson Silva

Comentários