Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Polêmica domina sessão na câmara de Embu

Por Karen Santiago | 12/05/2011

camara_1

Karen Santiago Vereadores criticaram frases atribuídas ao prefeito Chico Brito em documento recebido na câmara

A passividade habitual da Câmara de Embu das Artes deu espaço a uma polêmica nesta quarta-feira (11). Os vereadores Carlos Pires, Luiz do Depósito, Ná e Silvino Bonfim criticaram na tribuna frases atribuídas ao prefeito Chico Brito, em uma carta encaminhada aos gabinetes pelo ambientalista professor Antônio Luiz Cagnin, na qual ele relata que o prefeito teria dito numa das audiências públicas de revisão do Plano Diretor "tenho 100% dos vereadores da câmara em minhas mãos, até os da oposição" e ainda aponta, "os vereadores vão votar, unânimes, pela aprovação do projeto, como aconteceu com o corredor empresarial do Jardim Tomé, com as moradias do Parque Pirajuçara e outros. Nem um vai ousar ir contra suas determinações [do prefeito]".

O primeiro a comentar o tema foi o vereador Carlos Pires. Ele se mostrou indignado com as afirmações contidas na carta e disse que os vereadores precisam dar uma resposta ao povo já que em 2012 irão às ruas pedir voto para retornar à câmara municipal da cidade.

“Os vereadores não são cordeirinhos do prefeito. Não tenho medo de vir aqui e falar o que eu penso. O ano que vem vamos encarar os moradores que vão jogar na nossa cara todas as nossas omissões”, afirmou o vereador Carlos Pires. “Ninguém vem pautar os vereadores se for para o mandato ser pautado prefiro ficar em casa. A mesma câmara que aprova projeto, também diz revoga se não for vontade dos moradores, é para isso que somos os legisladores”, observou.

Luiz do Depósito afirmou que quando precisar votar não, ele vai votar. “Essa falha a gente não paga, porque não somos coniventes. Nunca essa casa votou projeto impopular, sempre se posicionou defendendo interesse público, benfeitoria de toda a cidade”, argumentou.

A vereadora Maria Cleuza Gomes (Ná) ressaltou que em nenhum momento foi coagida pelo prefeito a votar a favor em nenhum projeto e que tem personalidade para votar ou não no projeto apresentado na Câmara. “Essas palavras me incomodam muito. Se tiver que votar não, voto não”, disse.

Segundo o presidente da casa e vereador Silvino Bonfim, os vereadores não estão na mão do prefeito, votam não em defesa do governo, mas da população. "Não me envergonho dessa câmara e nem dos vereadores pelo posicionamento”, afirmou.

O fato provocou surpresa porque os vereadores de Embu são os mais passivos da região.

Na mesma sessão eles criticaram a atuação da secretária de Saúde da cidade, Sandra Magali. A critica foi direcionada devido à troca de um médico. “Tirar o médico que trabalha a 10 anos no local, não tem explicação. Além de tirar o médico, o salário é reduzido pela metade. Por isso a saúde está ficando pior. Não é o governo, e sim ela [a secretária] que age assim. O caso precisa ser revisto”, comentou o vereador Pastor Edgardo.

Até o fechamento da matéria a reportagem não conseguiu contato com o prefeito Chico Brito. Ele será procurado nesta quinta-feira (12) pela nossa reportagem para repercutir o assunto.

21º

Claudia Soares

"Só tacam pedras em árvores que dão frutos"! Essa é a minha frase para os que criticam o governo do prefeito Chico Brito. Alguém faz obra em casa sem fazer quebradeira, poeira e incomodo? Se sim, me avisa. Desde que o PT governa essa cidade temos orgulho de dizer que moramos em Embu das Artes! É muito bacana ver o povo cobrar, porque isso é democracia, agora não ter proposta e só criticar é dor de cutuvelko.

20º

Laudenecio Delmiglio

Estranho, entrei no site da camara e não encontrei a sessão que está gerando tanta polemica. Será que não vão colocar lá pra gente assistir? Fiquei curioso porque o assunto é muito sério quero saber porque não colocaram lá pra gente assistir e tirar nossas conclusões.

19º

Marco

Esse WILSON é uma piada!Cordeirinho do Prefeito!

18º

Cordeirinhos SIM!

São cordeirinhos, sim, e muito sim, tanto que aprovaram no mês passado uma verba de 100 milhões que poderá ser aumentada vertiginosamente, caso o prefeito queira para terminar os esqueletos das construçõess que o prefeito deixou, e terminar antes das eleições. Mas seria injusto de minha parte criticar só os vereadores, pois a população não sabe votar! Exemplo: deveriam votar não em pessoas que faRIAM SOMENTE OPOSIÇÃO POR FAZER, DEVERIA VOTAR EM vereadores que fazem a oposição consciente e não só visando valores próprios!

17º

josé

Em data anterior já alertava o uso político partidário da Câmara, Face a passividade dos vereadores de Embu, especialmente os da "Oposição" conforme comentario de data anterior neste periódico: "quero parabenizar este periódico virtual por publicar democraticamente todos os comentários que lhes são enviados, não trabalhando digo não publicando exclusivamente comentários da situação política, mas de outros partidos também, digo de outros segmentos da sociedade. É assim que se constroe um municipio mais democratico com todas as bases de pensamentos se manifestando, certo ou errado. Passando ao assunto SABESP, Ela avançou muito, mais muuuuuuito na cidade, lembro-me de problemas sérios de falta de água em toda a cidade tempos atrás em quase todos os bairros, mas agora o que se vê são problemas pontuais, como os atuais. Mas não podemos deixar acontecer de forma nenhuma o uso político partidário da Câmara Municipal como tem acontecido ultimamente, tendo se intensificado à medida que o Partido do Trabalhadores permanece no poder no municipio, mas os vereadores da Oposição mesmo que em minoria não pode deixar acontecer a partidarização da Câmara e que nós do povo, não percebemos nenhuma inquietaçao por parte dos mesmos em relação a isto. Deixa no ar uma dúvida, que pode ser por falta de preparo para indignar contra isto ou mesmo uma acomodação política de conveniência para conquistar recursos em seus redutos eleitorais para continuarem no poder. O Ministério Público da Cidade também precisa olhar sem miopia para o que está acontecendo atualmente com a nossa CASA DE LEIS." Comentário postado em Fevereiro de 2011. Agora recentemente na Audiência Pública Sobre a Região Metropolitana de São Paulo, eu assisstia a sessão pela TV Câmara, quando um cidadão subiu à Tribuna para fazer suas colocações e sentir estranheza no fato de a câmera não tê-lo mostrado quando falava, desviando o foco para a mesa, onde estava o Presidente da Câmara e o Prefeito, e ali tendo permanecido até o final da fala do mesmo. Senti-me como cidadão Embuartense, extremamente revoltado. Tratava-se de um opositor, mas que naquele momento não estava fazendo política partidária, mas simplesmente participando e colocando suas idéias na referida audiência. E acredito que não foi uma coincidência, Acho que foi proposital e portanto Isso não mais pode acontecer dentro da Câmara Municipal de Embu das Artes.

16º

Wilson

Laudenicio, vc não entendeu novamente o que eu disse...quando vc me chamou de político eu disse para vc consultar um dicionário, pois lá está escrito que todos que moram em uma cidade são políticos. Não foi ofensa e sim uma indicação de consulta...A respeito dos antigos prefeitos vc tem razão. Nunca tivemos um prefeito da grandeza de Embu, e pelo visto está difícil... Quanto a 2012, provavelmente o Chico Buraco ganhe mesmo, o que não pode é depois esse monte de gente que reclama ficar aqui chorando, ele só ganha se o povo quiser e o dinheiro mandar né...Coisa que não falta no PT e na prefeitura...É só consultar o portal da transparência da prefeitura e você verá que o prefeito gastou 22mil em conta telefonica ligando para a casa das pessoas fazendo campanha do governo...UMA VERGONHA... E quanto ao "vê se não some" ta difícil...Já fui ameaçado até por aSSESSOR de vereador. E se Deus quiser em breve estarei de mudança...mas aqui no site continuarei a comentar... abraços

15º

Wilson

Silmara, se vc gosta do prefeito, ótimo, isso mostra que ele não é tão impopular assim, existem pessoas que gostam de sofrer, fazer o que rss... Quanto a sua reforma querida, é verdade, realmente quando estamos em reforma é uma bagunça, e aí nessa época vc tem que ter uma maior organização, gerenciar melhor o seu dinheiro e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo, senão todos que moram com vc ficarão chateados... Diferente do que a prefeitura faz. Tudo está em reforma ou sendo construído porque o nosso antigo prefeito só se preocupou em ficar rico e esqueceu a cidade...Fez propaganda demais e realizou de menos e Chico Buraco além de ter que fazer as obras de rotina, exagerou, secou os cofres da prefeitura, contratou um monte de empresa péssimas, como a ETAMA, vejam a obra da Av. Constantinopla e terminal do Casa Branca,

14º

Wilson

Carlos me acompanha como uma novela...sabe até minha profissão..rsrs...Obrigado pela audiência, espero que vc acompanhe assim de perto o trabalho dos nossos vereadores...Isso se vc não for um deles né... abraço

13º

Laudenecio Delmiglio

WILSON EU POSSO SER ANALFABETO POLITICO,MAS CEGO NÃO SOU. ESTÁ PRA SAIR UMA PESQUISA QUERO VER QUEM VAI FAZER FRENTE PRO CHICO.ORLANDI QUINZINHO YAZBEK PUCCINI NAO FIZERAM NEM METADE DO CHICO FEZ 2012 A GENTE CONVERSA VE SE NUM SOME TÁ?

12º

Carlos

Agora Wilson fica feio demais professor escrever errado a palavra assessor. Viu? você também erra, então não deveria condenar tanto os outros especialmente o prefeito. Se está insatisfeito e quer reclamar tudo bem, mas não zombe porque errar é humano e você é prova disso. Até hoje só vi você criticar e até parece que vc é dono da verdade, se liga meu!

11º

Wilson Ferreira

Laudenicio, é só você ver os comentários aqui e perceberá que é um prefeito extremamente impopular sim...Vá até o Jardim Castilho e pergunte do prefeito, o que eles acham dele...Converse com os moradores da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e pergunte o que eles acham da obra...No plebiscito 34% das pessoas votaram Nao e quem fez campanha, inclusive com a ajuda do site aqui foi só o pessoal do SIM... Meu amigo, político todos nós somos...procure em um dicionário o que significa a palavra e verá que até vc que não sabe do que ta falando é político...Agora se vc quer saber se eu quero um mandato? Não, não tenho interesse de me candidatar...até porque não terei os milhões que Geraldo Cruz e CIA depejaram na campanha...Até parceria com Nei Santos ele fez...por aí vc vê a índole das pessoas que Embu votou... Ainda bem que as eleições estão chegando, o como disse todos os outros comentários com excessão do seu, esses vereadores terão respostas nas urnas...

10º

Wilson Ferreira

Quando a acessores escreverem os discursos dos vereadores é normal em uma câmara semi alfabetizada... Compareçam na câmara e vejam o nível... Teve vereadora que o melhor que fez até agora foi criar projeto de lei solicitando uma data para comemorar o dia do Saci...

Silmara Correia

Wilson eu tenho que discordar de você de novo o prefeito Chico Brito tá trabalhando sim. A cidade tem problemas por causa das obras é claro. Toda obra traz problemnas até na casa da gente, fui reformar a cozinha e foi um pesadelo um cano estourou e foi um sufoco agora imagine a cidade com tanta obra. sei dos problemas mas votei e vou votar no prefeito pq pra mim o Embu melhorou.

morador revoltado

Nem sei pra que existe vereador no Embu eles nao faz nada pelo povo. É só esperar que na eleiçaõ o povo vai dar uma resposta e muitos vão perder pra aprender a trabalhar direito.

Paulo Souza

Até hoje não vi um projeto dessa camara que foi bom para o embu. Só vejo dizer que tudo foi o prefeito que fez. Então esses vereadores tão reclamando de que? Se quer reconhecimento tem que trabalhar.

André Luiz

Prefeito tem que dominar esses fracos mesmo. Até quem trabalha com os vereadores diz que eles são burros. Já vi gente dizer que tem ums que não sabem fala e nem escrever, onde já se viu isso. acorda vereaodres de embu 2012 tá chegandooooo...........

Adilson

Esses vereadores são uma vergonha para Embu. Ver as sessões é um constrangimento os caras nem sabem falar direito e não fazem nada. Já vi assessor dizer que até a fala deles é outra pessoa que escreve. Lamento e sinto vergonha disso.

Laudenecio Delmiglio

WILSON;GERALDO CRUZ ELEITO COM MAIS DE 100 MIL VOTOS, PLEBISCITO COM MAIS DE 70.000 VOTOS,TODOS FEDERAIS DO PT ESTOURARAM DE VOTOS NO EMBU E VOC~E VEM DIZER QUE CHICO ESTÁ IMPOPULAR? NAO ME FAÇA RIR.E OUTRA NAO ACHO QUE TODOS VEREADORES SAO CORDEIROS. QUEM DEVERIA FAZER OPOSIÇÃO NÃO FAZ , OS CORDEIROS DO PSDB. VC QUER SER POLÍTICO NÉ? MENOS CRÍTICA E MAIS AÇÃO COMPANHEIRO

Wilson Ferreira

Nossa que surpreza!!!! Só agora estamos sabendo da submissão dos vereadores de nossa cidade? Eles não tem moral nenhuma para criticar as palavras do prefeito. São cordeirinho SIM! Estão nas mãos do prefeito SIM! São omissos SIM! Vão pagar com os mandatos na próxima eleição NÂO! Pois eles investem pesado nas campanhas milionárias e contratam pessoas suficientes para serem eleitos...Tenho vergonha dos vereadores de minha cidade e acho uma hipocresia agora eles quererem bancar os opositores...Estão no terceiro ano de mandato e qualquer um deles que se incomode com meu comentário eu faço um desafio. Desde do início de seus mandatos, relatem qual projeto de lei, menção de vereador, ordem do prefeito que algum de vcs ousaram votar não?? Vou facilitar, não precisam nem ter votado não, mas qual projeto de lei vcs pediram um tempo maior para analizar pois não estavam certos de seu voto? Votaram 3 anos SIM em tudo. E agora são obrigados a dizer:SIM somos cordeiros do prefeito e estamos nos mostrando indignados pois as eleições estao chegando e pega mal apoiar tudo que um prefeito impopular diz... Vocês no mínimo deviam mostrar lealdade, pois comeram nas maõs do prefeito até agora... Outra coisa que cabe explicação por parte do senhor prefeito. Se ele tem tanta certeza dos vereadores votarem sim em tudo, inclusive dizendo "TENHO OS VEREADORES 100% EM MINHAS MÃOS ATÉ OS DE OPOSIÇÃO" eu começo a desconfiar que estes vereadores citados estão comprados e por um valor tão alto que não teriam coragem de dizer não a nada! MINISTÉRIO PÚBLICO, CADÊ VOCÊ?????????????????????

Otavio Benevides

Estou admirado e surpreso em ver alguma noticia de Embu das Artes nesse site. Porque só mostra oque acontece em Taboão e Itapecerica, precisa acompanhar mais o que acontece na Câmara de Embu que está realmente entregue às moscas!

Resposta:Queremos esclarecer ao leitor que nem sempre cobrimos a sessão da câmara de Embu.

MARCOS ALMEIDA- VAZAME

ELES SEMPRE FORAM UMA PANELA DE MAFIOSOS SÓ REPASSA VERBA PARA O BAIRRO DO SEU INTERESSE, O BAIRRO QUE FAZ OPOSIÇÃO AO PREFEITO ELES NÃO REPASSA VERBA, OU SEJA NÃO FAZ NENHUMA BENFEITORIA, SE SEU BAIRRO FALAR MAU DO PREFEITO,OS VEREADORES JUNTO COM O PREFEITO NUNCA MAIS INVESTE UM CENTAVO NO SEU BAIRRO, AGORA QUE ESSE PREFEITO ESTÁ SENDO QUEIMADO ELES QUEREM PULAR FORA. MAS 2012 VEM AIIIII.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.