Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Taboão aprova contas de ex-prefeito

Por Sandra Pereira | 11/05/2011

contas_1

Sandra PereiraApenas dois vereadores votaram a favor das contas. Reprovação não atingiu a votação mínima necessário para a reprovação

Com a câmara municipal lotada, ânimos exaltados, bate-boca, discussão, xingamentos e forte tensão no plenário os vereadores de Taboão da Serra aprovaram as contas do exercício de 2004 do ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB). A aprovação representa a primeira vitória do ex-prefeito rumo a corrida eleitoral de 2012. Fernandes vai disputar novamente a prefeitura de Taboão. Na mesma sessão Paulo Félix entregou de tribuna a liderança de governo para participar da CEI que vai investigar a fraude no pagamento de tributos da prefeitura de Taboão.

Apenas os vereadores Paulo Félix e Olívio Nóbrega votaram favoráveis às contas, mas, como somente 8 vereadores deram voto contrário elas foram aprovadas, uma vez que o regimento interno estabelece que a reprovação só ocorre se obtiver os votos de 2/3 da câmara. Em razão da prisão de três vereadores na última semana apenas 10 vereadores participaram da sessão. Para que as contas fossem reprovadas seriam necessários 9 votos.

Quando os vereadores, Natal, Noventa, Cido, Wagner, Aprígio, Valter Paulo e Alexandre Depieiri votaram contra a aprovação o plenário da casa reagiu e os vereadores favoráveis também. Imediatamente após a votação uma confusão generalizada se instalou no plenário. Alguns parlamentares foram xingados pela plateia e houve discussão. Logo depois Macário votou contra e em seguida Paulo Felix leu o artigo do regimento onde consta que a reprovação de contas só ocorre com os votos 2/3 da câmara.

Paulo Félix fez uma ampla defesa da aprovação das contas de Fernando Fernandes. Ele disse que a votação era a primeira após o tsuname enfrentado pela casa em razão da prisão dos vereadores Arnaldinho, Carlos Andrade e Eloi. “Nosso adversário agora é romper com as amarras que nos prendem”, declarou.

contas1_1

Publico recorde lotou câmara nesta terça-feira

Já o vereador Olívio Nóbrega alegou que a votação de 2007 quando aconteceu a reprovação da contas de 2004 do ex-prefeito foi política. Ele justificou a aprovação argumentando que o momento político na cidade é outro.

O vereador Cido alegou que o seu voto contrário às contas em razão da justiça ainda não ter se pronunciado sobre o recurso impetrado pela câmara municipal contra a decisão de anular a sessão de 2007 quando as contas de Fernando Fernandes foram julgadas e reprovadas na câmara. 

Pediu pra sair

Além da votação das contas do ex-prefeito Fernando Fernandes o fato mais marcante da câmara nesta terça-feira (10) foi a substituição de Alexandre Depieri (PSB) por Paulo Félix (PSDB) na CEI que irá investigar os desvios na arrecadação de tributos em Taboão. Paulo Félix entregou a liderança de governo para fazer parte da comissão.

A troca de Depieiri por Paulo Félix ocorreu a fim de evitar que os trabalhos da CEI sejam prejudicados já que ele é do mesmo partido que o prefeito Evilásio Farias. O pedido de troca foi feito por Olívio Nóbrega, relator da CEI, que comununicou aos presentes o fato de Depieri ter deixado o cargo à disposição dos pares.

Paulo Félix abraçou o desafio imediatamente. Ele disse que a CEI é a única chance do legislativo se redimir e limpar a sua imagem. Félix avisou que vai trabalhar firme e investigar a fraude "doa a quem doer".

"Em seis mandadatos não lembro de uma crise tão grande como essas. Vai demorar, mas iremos superar. O crime foi cometido na prefeitura. Três vereadores estão envolvidos mas o fato aconteceu na administração. É lá que vamos investigar", avisou.  

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.