Saúde realiza 1º Curso Introdutório Sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 10/05/2011

Com o objetivo de capacitar 100% dos profissionais da rede de saúde de Itapecerica da Serra quanto ao Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, a Autarquia Municipal de Saúde - IS iniciou nesta segunda-feira, 9 de maio, o 1º Curso Introdutório com esta temática.

Cerca de 80 profissionais entre enfermeiros, diretores e dentistas participaram da abertura do curso e do seu primeiro módulo, realizado no Complexo Administrativo Norberto José da Costa. A capacitação, que foi dividida em cinco módulos, tem como objetivo formar 100% dos profissionais de saúde em dois anos.

Na abertura do evento, a superintendente da Autarquia de Saúde – IS, Michelle Sales, explicou que Itapecerica saiu na frente entre os municípios da Rota dos Bandeirantes, sendo o primeiro a iniciar a capacitação sobre a saúde do idoso.

“Quando vamos falar do idoso, a maioria das pessoas pensa em doença, quando na verdade ser idoso é ser saúde, é ter qualidade de vida. A população idosa vem aumentando muito, porque hoje se envelhece mais e com mais saúde, por isso devemos estar capacitados para melhor atender estes pacientes”, concluiu.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, Dr. Milton Parron Junior, iniciou o curso apresentando seus objetivos, visando principalmente discutir em conjunto o tema: Envelhecer com dignidade: um direito humano fundamental.   

O primeiro módulo contou ainda com debates em grupo e uma palestra sobre Mitos do Envelhecimento, com a Interlocutora Regional da Saúde do Idoso, Dra. Doralice Severo do DRS1. Participaram também do evento a interlocutora municipal de Saúde do Idoso, Regina Garreta; a coordenadora técnica Karina Passos e a diretora da Unidade de Saúde da Família do Potuverá, Marcia.

Comentários