Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embate político é travado em Itapecerica

Por Karen Santiago | 8/05/2011

camara

Karen SantiagoVereadores José Maria e Clóvis Pinto mediram força durante sessão

Um embate político travado entre os vereadores, José Maria (PT) e Clóvis Pinto (PSDB) na quinta-feira, 05, esquentou o clima na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra. Visando discutir a saúde municipal em âmbito estadual, abordada na audiência pública, dia 04, em Embu, e contra a superintendente, Michele Salles, assumir a presidência do Conselho Municipal de saúde do município, a fim de eleger algum morador da cidade para o cargo, José Maria foi caracterizado por Clóvis Pinto, como “fantasiador e encenador de teatro”, tudo porque, segundo os demais vereadores quem define quem será a presidente do conselho é o prefeito.

Nas cidades vizinhas o conselho municipal de saúde não é presidido por pessoas ligadas a prefeitura e sim da sociedade civil. Afinal, o conselho é instrumento da participação popular.

Visivelmente alterados, os dois vereadores mediram forças na tribuna. “Quando escrevemos um requerimento pedindo para a superintendente Michele comparecer à Câmara para discutirmos a saúde municipal, você votou contra. Vou produzir um requerimento pedindo explicações para a Michele para saber por que a Autarquia está gastando mais de R$ 1,5 milhão para segurança privada, quero ver se o senhor tem coragem para assinar o requerimento. Quando fiz um requerimento sobre o uniforme escolar, o senhor não assinou, não consigo entender a sua linha de articulação”, provocou Clóvis Pinto.

Do outro lado, o petista afirmou que Clóvis está fugindo do debate da saúde em âmbito estadual. “Vocês que são do mesmo partido do Governo do Estado de São Paulo sempre querem passar o problema para o município. Não é a toa que você quis ser deputado estadual. Não menospreze a discussão. Nós temos visões diferentes. O conselho municipal da saúde não deve ser do governo e sim dos usuários”, disse.

José Maria afirmou que a verba vai para saúde, mas não é aplicada, “deveria ter controle do que é feito com a verba. Pois essa discussão trata de cumprir a regra nacional, da resolução 33 de 2003. Precisa mexer nos mecanismos que já estão enferrujados e a participação popular é pequena. Só quero com essa discussão é alterar o Conselho Municipal de Saúde”, explicou.

Clóvis Pinto afirmou que se o vereador petista largar o comando da secretária de cultura, as suas palavras serão ouvidas. “O que ele quer é causar teatro, para fazer disso aqui um palco de encenação. A atitude que vale no legislativo, o Paulinho PM teve que ensinar [fazendo referencia ao momento que José Maria disse ser contrário a Michele ser presidente do Conselho, e Paulinho afirmar que ele tinha que fazer um requerimento ao prefeito, Jorge Costa]. Ele (José Maria) fantasia, é como vender uma coisa que não existe, ele joga vereadores em uma labareda de fogo contra vocês [integrantes do conselho que assistiram à sessão], que temos que jogar na legalidade. Vocês estão sendo usados como manobra política. Falta atitude, não adianta fazer teatro (teatro faz em outro lugar, aqui é trabalho sério)”, acusou.

José de Moraes, afirmou que o vício de iniciativa (inicia de forma irregular) se dá porque quem tem que governar, é o prefeito. “Se seguirmos sua vontade [José Maria], vamos nos tornar infratores da lei”, frisou.

Para o vereador e Doutor José Martins, o conselho municipal é questão administrativa do prefeito. “Já temos sete projetos que tem ADIN”, disse. José Maria se defendeu. “Os sete projetos que tem ADIN não são meus, a maioria destes fazem que o executivo tenha gastos. Neste que estamos votando o prefeito não iria entrar com ADIN, porque, pelo que eu conheço dele, ele não faz projeto pequeno”, finalizou.

Os demais vereadores votaram a favor do parecer contrário emitido pela Comissão de Justiça e Redação da Casa ao projeto de Lei complementar no 07/11, do vereador Professor José Maria Rosa, que dispõe sobre a competência e composição do Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências.

 

10º

José Teixeira

As reivindicações feitas pelo vereador José Maria foram solicitadas pelo próprio conselho de saúde. O que significa que o vereador José Maria não estava fazendo "teatro" ao contrário do que disse o vereador Clovis Pinto. Já que o vereador Clóvis Pinto refere estar tão revoltado com a situação saúde deveria de unir ao conselho para fazer valer a Constituição Federal.

Adriano

Enquanto esses ilustres vereadores,cada dia mais "interessados"pelo bem do povo ficam discutindo. A minha situação está na mesma,já estou pensando em montar uma empresa de reciclagem em frente de casa. Esses mesmos vereadores que discutem,interessados no'POVO",tem sites,emails,mas infelizmente eles não respondem,O senhor Clóvis pinto é um deles,enviei uma reclamação se poderia me ajudar e nada,o senhor José maria,respondeu depois de 9 dias. Espero que tome alguma providência,sinceramente não sei qual a diferença entre o povão que irá curtir essas festas da prefeitura e um cidadão que paga seus impostos,por mais que não seja atendido,queria que algum vereador me respondese. Mas não esquenta,2012 está chegando,espero que o povo crie vergonha!

Adriano/ 11 de maio

Enquanto isso o lixo continua se acumulando nas ruas. Sem coleta segunda,terça,quarta e pelo jeito chegaremos a um dia por semana,mas se preocupar pra que,vai ter show mesmo,ai sim o povo fica feliz.

J. R .C

quando nos jovens Itapecericanos vamos acordar e tirar essas velhas raposas sugadoras do poder

Adriano

Espero que na próxima eleição troque todos!

Alguém

Enquanto os Vereadores ficam fazendo cena para fazer de conta que trabalham, nós Itapecericanos estamos precisando urgente-mente de Médicos, tipo um especialista em Reumatologia,em Nefrologia, etc... para não sobrecarregar a Ortopedia, a Dermatologia, a Urologia, que estão sobrecarregados cobrindo essas duas especialidades tão necessárias para o município. Sem contar que se fiscalizassem, não teríamos tanto problemas com os caminhões de lixo, que mais falham que tudo, as calçadas que é um absurdos, é buraco pra todo lado, o asfalto das ruas do município, mais buracos, o Pronto Socorro Municipal e Maternidade que além de estar abandonado a sorte, os seus funcionários e seus usuários, o estado de abandono e falta higiene, não dá pra ficar lá dentro, o mal cheiro que vem do banheiro e o cheiro de bolor, que tem no corredor que aguardamos para ser atendido é de passar mal, sendo que eu estava lá pra tirar um raio-x, quase passei mal, odeio o cheiro de hospital, mas quando entrei na sala de raio-x e senti o cheiro de medicamento, pois é de frente com a sala de medicação, pela primeira vez amei o cheiro de hospital. Vão parando de se aparecer e comecem a a trabalhar por favor, ou será que estão fazendo esse Showzinho, pra desviar a atenção com medo de que o que aconteceu com Taboão, vai que essa investigação acabe em proporções maiores e acabem respingando em outros municípios.

Lucimar

Prefeito indique o Dr. JOSÉ MARTINS para prefeito junto com o Chuvisco.....

Poliana

Gostaria de saber quantos projetos desses vereadores foram aprovados em benificio da população ? se é que teve.

Hernesto

Os vereadores aqui só fazem aposentadoria,O que é nosso direito, e se acabarem com as aposentadorias nunca mais ganha para nada, pois nunca fez projeto para melhorar a vida da nossa gente.

JCMS

Os vereadores de Itapecerica da Serra, precisao saber o que diz a Resoluçao 333, CGU,e o relatorio das conferencia na esfera municipio, estado, e federal antes de falar tantas besteiras numa seçao de camara, quero deixar bem claro que no dia 18/122009 eles se reuniram para aprovarem uma Lei que vem contra a populaçao pois tira poderes de fiscalizaçao do conselho de saude, vcs leitores acham que na data acima eles estavam trabalhando nao a camara foi aberta em uma seçao extraordinaria somente para fera os municipes,porque digo isto, veja o que diz resoluçao 333 na criação e reformulação dos Conselhos de Saúde o poder executivo, respeitando os princípios da democracia, deverá acolher às demandas da população, consubstanciadas nas conferências de saúde. eu pergunto respeitaram nao porque nao sabem o que e isso querem saber mais. Os Conselhos de Saúde devem ter seu presidente eleito entre os seus membros, o vereador José Maria que ouviu o conselho de saude e foi solidario ao nosso pedido para apresentar nosso desejo, prova que esta do lado da saude desse municipio, nos agradecemos a coragem, e se realmente for inconstitucional o que a maioria dos vereadores relataram no minimo eles foram imoral no dia 1812/2009 com a populaçao, toda açao tem uma reaçao queremos deixar bem claro nao podemos nos manifestar dentro do recinto de Leis mas nas ruas sim.

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.