Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embate político é travado em Itapecerica

Por | 8/05/2011

camara

Karen SantiagoVereadores José Maria e Clóvis Pinto mediram força durante sessão

Um embate político travado entre os vereadores, José Maria (PT) e Clóvis Pinto (PSDB) na quinta-feira, 05, esquentou o clima na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra. Visando discutir a saúde municipal em âmbito estadual, abordada na audiência pública, dia 04, em Embu, e contra a superintendente, Michele Salles, assumir a presidência do Conselho Municipal de saúde do município, a fim de eleger algum morador da cidade para o cargo, José Maria foi caracterizado por Clóvis Pinto, como “fantasiador e encenador de teatro”, tudo porque, segundo os demais vereadores quem define quem será a presidente do conselho é o prefeito.

Nas cidades vizinhas o conselho municipal de saúde não é presidido por pessoas ligadas a prefeitura e sim da sociedade civil. Afinal, o conselho é instrumento da participação popular.

Visivelmente alterados, os dois vereadores mediram forças na tribuna. “Quando escrevemos um requerimento pedindo para a superintendente Michele comparecer à Câmara para discutirmos a saúde municipal, você votou contra. Vou produzir um requerimento pedindo explicações para a Michele para saber por que a Autarquia está gastando mais de R$ 1,5 milhão para segurança privada, quero ver se o senhor tem coragem para assinar o requerimento. Quando fiz um requerimento sobre o uniforme escolar, o senhor não assinou, não consigo entender a sua linha de articulação”, provocou Clóvis Pinto.

Do outro lado, o petista afirmou que Clóvis está fugindo do debate da saúde em âmbito estadual. “Vocês que são do mesmo partido do Governo do Estado de São Paulo sempre querem passar o problema para o município. Não é a toa que você quis ser deputado estadual. Não menospreze a discussão. Nós temos visões diferentes. O conselho municipal da saúde não deve ser do governo e sim dos usuários”, disse.

José Maria afirmou que a verba vai para saúde, mas não é aplicada, “deveria ter controle do que é feito com a verba. Pois essa discussão trata de cumprir a regra nacional, da resolução 33 de 2003. Precisa mexer nos mecanismos que já estão enferrujados e a participação popular é pequena. Só quero com essa discussão é alterar o Conselho Municipal de Saúde”, explicou.

Clóvis Pinto afirmou que se o vereador petista largar o comando da secretária de cultura, as suas palavras serão ouvidas. “O que ele quer é causar teatro, para fazer disso aqui um palco de encenação. A atitude que vale no legislativo, o Paulinho PM teve que ensinar [fazendo referencia ao momento que José Maria disse ser contrário a Michele ser presidente do Conselho, e Paulinho afirmar que ele tinha que fazer um requerimento ao prefeito, Jorge Costa]. Ele (José Maria) fantasia, é como vender uma coisa que não existe, ele joga vereadores em uma labareda de fogo contra vocês [integrantes do conselho que assistiram à sessão], que temos que jogar na legalidade. Vocês estão sendo usados como manobra política. Falta atitude, não adianta fazer teatro (teatro faz em outro lugar, aqui é trabalho sério)”, acusou.

José de Moraes, afirmou que o vício de iniciativa (inicia de forma irregular) se dá porque quem tem que governar, é o prefeito. “Se seguirmos sua vontade [José Maria], vamos nos tornar infratores da lei”, frisou.

Para o vereador e Doutor José Martins, o conselho municipal é questão administrativa do prefeito. “Já temos sete projetos que tem ADIN”, disse. José Maria se defendeu. “Os sete projetos que tem ADIN não são meus, a maioria destes fazem que o executivo tenha gastos. Neste que estamos votando o prefeito não iria entrar com ADIN, porque, pelo que eu conheço dele, ele não faz projeto pequeno”, finalizou.

Os demais vereadores votaram a favor do parecer contrário emitido pela Comissão de Justiça e Redação da Casa ao projeto de Lei complementar no 07/11, do vereador Professor José Maria Rosa, que dispõe sobre a competência e composição do Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências.

 

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.