Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Embate político é travado em Itapecerica

Por | 8/05/2011

camara

Karen SantiagoVereadores José Maria e Clóvis Pinto mediram força durante sessão

Um embate político travado entre os vereadores, José Maria (PT) e Clóvis Pinto (PSDB) na quinta-feira, 05, esquentou o clima na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra. Visando discutir a saúde municipal em âmbito estadual, abordada na audiência pública, dia 04, em Embu, e contra a superintendente, Michele Salles, assumir a presidência do Conselho Municipal de saúde do município, a fim de eleger algum morador da cidade para o cargo, José Maria foi caracterizado por Clóvis Pinto, como “fantasiador e encenador de teatro”, tudo porque, segundo os demais vereadores quem define quem será a presidente do conselho é o prefeito.

Nas cidades vizinhas o conselho municipal de saúde não é presidido por pessoas ligadas a prefeitura e sim da sociedade civil. Afinal, o conselho é instrumento da participação popular.

Visivelmente alterados, os dois vereadores mediram forças na tribuna. “Quando escrevemos um requerimento pedindo para a superintendente Michele comparecer à Câmara para discutirmos a saúde municipal, você votou contra. Vou produzir um requerimento pedindo explicações para a Michele para saber por que a Autarquia está gastando mais de R$ 1,5 milhão para segurança privada, quero ver se o senhor tem coragem para assinar o requerimento. Quando fiz um requerimento sobre o uniforme escolar, o senhor não assinou, não consigo entender a sua linha de articulação”, provocou Clóvis Pinto.

Do outro lado, o petista afirmou que Clóvis está fugindo do debate da saúde em âmbito estadual. “Vocês que são do mesmo partido do Governo do Estado de São Paulo sempre querem passar o problema para o município. Não é a toa que você quis ser deputado estadual. Não menospreze a discussão. Nós temos visões diferentes. O conselho municipal da saúde não deve ser do governo e sim dos usuários”, disse.

José Maria afirmou que a verba vai para saúde, mas não é aplicada, “deveria ter controle do que é feito com a verba. Pois essa discussão trata de cumprir a regra nacional, da resolução 33 de 2003. Precisa mexer nos mecanismos que já estão enferrujados e a participação popular é pequena. Só quero com essa discussão é alterar o Conselho Municipal de Saúde”, explicou.

Clóvis Pinto afirmou que se o vereador petista largar o comando da secretária de cultura, as suas palavras serão ouvidas. “O que ele quer é causar teatro, para fazer disso aqui um palco de encenação. A atitude que vale no legislativo, o Paulinho PM teve que ensinar [fazendo referencia ao momento que José Maria disse ser contrário a Michele ser presidente do Conselho, e Paulinho afirmar que ele tinha que fazer um requerimento ao prefeito, Jorge Costa]. Ele (José Maria) fantasia, é como vender uma coisa que não existe, ele joga vereadores em uma labareda de fogo contra vocês [integrantes do conselho que assistiram à sessão], que temos que jogar na legalidade. Vocês estão sendo usados como manobra política. Falta atitude, não adianta fazer teatro (teatro faz em outro lugar, aqui é trabalho sério)”, acusou.

José de Moraes, afirmou que o vício de iniciativa (inicia de forma irregular) se dá porque quem tem que governar, é o prefeito. “Se seguirmos sua vontade [José Maria], vamos nos tornar infratores da lei”, frisou.

Para o vereador e Doutor José Martins, o conselho municipal é questão administrativa do prefeito. “Já temos sete projetos que tem ADIN”, disse. José Maria se defendeu. “Os sete projetos que tem ADIN não são meus, a maioria destes fazem que o executivo tenha gastos. Neste que estamos votando o prefeito não iria entrar com ADIN, porque, pelo que eu conheço dele, ele não faz projeto pequeno”, finalizou.

Os demais vereadores votaram a favor do parecer contrário emitido pela Comissão de Justiça e Redação da Casa ao projeto de Lei complementar no 07/11, do vereador Professor José Maria Rosa, que dispõe sobre a competência e composição do Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências.

 

21/01/2018

Mesmo em recesso, Câmara Municipal de Taboão da Serra continua com atendimento

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar....

19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

23/01/2018

Mulher esfaqueada nas costas pelo marido luta pela vida internada no HGP

Uma moradora de Embu das Artes identificada como Cleusa Alves de Amorim, 35 anos, está internada...

23/01/2018

Empresa DPC faz transporte e destinação final de resíduos em São Paulo

A DPC serviços é uma empresa voltada ao mercado de coleta transporte e destinação final de...

22/01/2018

Joice Silva destaca união de poderes durante a inauguração do Corpo de Bombeiros

A inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.