Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara rompe com prefeitura e cria CEI

Por Sandra Pereira | 7/05/2011

cei

Sandra PereiraVereadores deram resposta a frase "doa a quem doer dita" pelo prefeito Evilásio Farias

A câmara municipal de Taboão da Serra saiu em defesa da instituição e declarou guerra à administração municipal. Numa sessão extraordinária nesta sexta-feira (6), os vereadores decidiram por unanimidade abrir uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar a responsabilidade sobre os desvios de recursos dos cofres municipais da cidade. Ainda abalados com a prisão de três vereadores na sessão  os parlamentares disseram que vão dar uma reposta à população e defender a instituição.

A CEI será presidida pelo vereador José Aparecido, o  Cido (DEM), terá como relator Olívio Nóbrega (PR). Já os vereadores Alexandre Depieiri (PSB), Valdevan Noventa (PDT) e Wagner Eckstein ( PT) serão membros. A previsão é de que os trabalhos comecem imediatamente, já neste sábado a CEI vai se reunir pela primeira vez. Os primeiros ouvidos pela Comissão devem ser representantes da emrpesa Conam e o secretário de Finanças Maruzan Corado.

Repetindo frases como  “doa a quem doer”, “a câmara agora vai cumprir o seu papel de fiscalizar", “vamos ouvir todos os responsáveis por fiscalizar esses atos”, “queremos saber quem assinou os balancetes e deu as senhas usadas para cometer os crimes”, “vamos investigar tudo” e “o crime foi cometido na prefeitura e não na câmara”, os vereadores avisaram que vão para cima da administração municipal a fim de tentar limpar a imagem da casa.

O líder do governo na câmara, vereador Paulo Félix deu o tom do embate e avisou que a casa vai resgatar o seu papel constitucional de fiscalizar. Ele disse que o momento é histórico para a cidade, já que “vai resgatar a essência do legislativo”.

“O Poder judiciário está funcionando. O executivo e a polícia também. Cada um está cumprindo o seu papel. A câmara infelizmente estava adormecida. Agora, Nós temos que cumprir o nosso papel e fazer o legislativo funcionar também. Temos que ter a consciência do momento histórico que estamos vivendo. Não teremos outra chance temos que ser lúcidos e serenos. Vamos atuar na defesa dessa instituição”, afirmou Paulo Félix. “O crime não aconteceu nessa casa. Foi lá na administração pública. Nós temos que preservar essa casa. A instituição é mais importante do que nós. Nós iremos morrer e essa casa vai ficar”, completou.

De acordo com Paulo Félix cada um dos 10 vereadores restantes vai se  transformar em agentes e detetives. Ele disse que o instrumento de luta, a espada da câmara  será a  CPI. “O legislativo é o único poder desarmado e a única arma é a verdade. A Bíblia diz que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, observou.

Olívio Nóbrega também fez um discurso firme cobrando que os “responsáveis por fiscalizar os balancetes e emitir as senhas sejam ouvidos”. Ele falou da repercussão negativa dos vereadores durante a sessão, mas disse que a câmara começa a levantar para dar uma resposta.

“Nós não vamos ficar de joelhos. Estamos começando a reagir. Vamos ouvir todos, investigar tudo e descobrir os culpados. Doa a quem doer, ninguém vai prevaricar aqui. Doeu muito naquela sessão, mas hoje começamos a dar resposta”, avisou. “O roubo foi lá [prefeitura], o crime foi lá, então é lá que vamos chegar. Demoramos muito para começar a investigar, mas nunca é tarde. Não terei medo de fazer meu trabalho. Fomos atingidos, humilhados, mas sobraram homens honrados aqui”, completou.

Valdevan Noventa fez vários questionamentos a respeito da ação da polícia e da prisão dos vereadores dentro da câmara, com cobertura ao vivo da imprensa. “Isso foi feito para difamar e sujar a imagem dos vereadores dessa casa. Mas, vamos cumprir o nosso papel e dar resposta à altura a quem quiser conhecer a verdade. Os vereadores se preparem para trabalhar 24 horas”, avisou, lembrando que vai buscar uma resposta para a questão do transporte alternativo que há um ano está sendo alvo de uma licitação que ainda não foi concluída.

O vereador José Aparecido, o Cido, assumiu o compromisso de trabalhar seriamente a fim de dar uma resposta a sociedade. Ele afirmou estar preparado para suportar as represálias que possam acontecer em função da investigação. Entretanto, salientou que não irá se abalar. “Vou trabalhar firme e manter a minha rotina. Meu compromisso é com a verdade. Doa a quem doer”, garantiu ao ser questionado se a CPI corria o risco de acabar em pizza.


O presidente da Câmara, José Macário, declarou que todos os envolvidos serão investigados. “A Câmara Municipal tem o dever e a obrigação de instaurar sua comissão para também fazer a apuração dos fatos. Todos aqueles que forem citados serão investigados, doa a quem doer”, afirmou, fazendo menção a frase dita pelo prefeito Evilásio Farias num programa de Televisão.

O vereador Wagner Eckstein avaliou que a câmara precisa dar uma resposta a população, em razão da exposição negativa da cidade em rede nacional. “A Câmara Municipal precisa dar uma resposta à própria Câmara Municipal e à opinião pública. E isso será feito através da CEI. Nós vivemos de credibilidade. Se o parlamentar perde a credibilidade, ele pouco serve”, discursou o vereador Wagner Eckstein.




12º

Alberto Domingues

Parabéns pelo texto, pela qualidade de informações e, principalmente, pela cobertura.

11º

Alguém

Ridículo, só foi estourar a corrupção no Taboão, agora os Vereadores querem fiscalizar, isso vai virar uma baixaria de acusação em represália ao acontecido pra que isso acabem em PIZZA. com sempre.

10º

maria ramos

o vereador ganha sete mil , o prefeito ganha doze mil , com este salario não ´dá pra morar onde moram,ter o carro que teem e tudo mais que teem,,a culpa é do povo que puxa saco dos caras que andam em carros de 150mil, casas de 1,5 milhoes povo vota neles ,bajulem os ricos ,,votem neles voces merecem

Beto

“vai resgatar a essência do legislativo”? Então a essencia nunca estve ativa e vocês são pagos para isso meus caros. Mal intencionados fiscalizando mal intencionados.

José Pereira

Prezados Srs, Precisam que o Povo de Taboão da Serra Mude de Atitude, e tirem esses definitivamente do poder Legislativo, Votando em outros novos vereadores, votem em novas pessoas que numca foram vereador novos candidatos ai sim pode ser que agente consiga mudar o sistema em Taboão! o Poder vai esta em nossas Mãos em 2012! vamos vota colocar novos vereadores e tira estes que comandão e faz tudo mais é pra eles!

antunes fagundes

É engraçado, mas chegou a sair na imprensa, na epoca da eleição que o secretário do evilasio Luiz Antonio e seu filho estariam envolvidos em corrupção, sendo investigados pelo GAECO. Segundo a reportagem eles teriam em pouco tempo trabalhando na prefeitura levantado milhões para suas contas bancárias, além de diversos imóveis, e os nobres vereadores nada fizeram na época. Espero que essa historia seja investigada pela CEI e colocada para a população.

Julia

Gostei muito da matéria e da confirmação de que a Câmara não fiscaliza nada, pois precisam "resgatar o papel de fiscalizar". "A folha on line" publicou o relatório do inquérito policial e muito ainda há para ser apurado... Porém, o relatório deixa muito claro a dobradinha existente entre o legislativo e o executivo, pois o executivo contrata funcionários indicados pelos vereadores sem qualquer questionamento e, em contra partida o legislativo que não fiscaliza nada, aprova matéria encaminhada pelo executivo sem qualquer questionamento... Que pena!

Sandro

Essa eu quero ver os vereadores de Taboão cumprindo realmente o papel de legislativo. Quem sabe isso ajude alguns deles a voltar em 2012 porque a maioria, certamente vai perder a eleição e ficar chupando dedo... Pode esperar para ver o povo vai dar a resposta que a camara não dá!

Roberto

Paulo Félix!! Ha muito tempo a câmara está "adormecida"!!! Será que vai acordar mesmo, ou só no "bla-bla-ba"? Só vocês vereadores é que nunca estiveram acordados!! A população está atenta - lembra-se do sonoro NÃO à lei de iniciativa popular?

Zinho

É mas que justo, os vereadores, que sobram tem que dar uma resposta à população, que estão sem entender muitas coisas a serem esclarecidas,não só os funcionarios puplicos, mas os vereadores envolvidos no escandalo., Por que o povo vai cobrar de alguns nas urnas de 2012, então acho bom começarem antes q sejá tarde..., A Camara Municipal de Taboão, está na boca do Brasil inteiro,.

Paulo Castor

É incrível a cara de pau. Agora não interessa mais quem comete o crime,mas, sim onde. Desta forma, quando um assalto for cometido na rua, prenda-se a rua não o assaltante. Se o caixa eletrônico for explodido o crime é do caixa eletrônico. Não dá pra escamotear os indícios são que os vereadores usaram seu "poder" para aliciar funcionários, oferecendo vantagens. Será que no fim a CPI vai acusar o prédio da prefeitura. Ah! Lamento que os vereadores do PT não tenham falado nada, se omitiram.

Paulo Castor

É incrível a cara de pau. Agora não interessa mais quem comete o crime,mas, sim onde. Desta forma, quando um assalto for cometido na rua, prenda-se a rua não o assaltante. Se o caixa eletrônico for explodido o crime é do caixa eletrônico. Não dá pra escamotear os indícios são que os vereadores usaram seu "poder" para aliciar funcionários, oferecendo vantagens. Será que no fim a CPI vai acusar o prédio da prefeitura. Ah! Lamento que os vereadores do PT não tenham falado nada, se omitiram.

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

22/08/2017

Prefeitura de Taboão conclui vistoria de táxis e vans do Transporte Escolar

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra, por meio...

22/08/2017

Restaurante Popular de Embu comemora 5 anos com jantar especial

A Secretaria de Desenvolvimento Social convida todos para a comemoração do 5º aniversário do...

22/08/2017

Procon de Itapecerica da Serra realiza ação fiscalizatória no comércio e agência

A unidade do Procon de Itapecerica da Serra realizou nesta sexta-feira, 18, uma ação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.