Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara rompe com prefeitura e cria CEI

Por Sandra Pereira | 7/05/2011

cei

Sandra PereiraVereadores deram resposta a frase "doa a quem doer dita" pelo prefeito Evilásio Farias

A câmara municipal de Taboão da Serra saiu em defesa da instituição e declarou guerra à administração municipal. Numa sessão extraordinária nesta sexta-feira (6), os vereadores decidiram por unanimidade abrir uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar a responsabilidade sobre os desvios de recursos dos cofres municipais da cidade. Ainda abalados com a prisão de três vereadores na sessão  os parlamentares disseram que vão dar uma reposta à população e defender a instituição.

A CEI será presidida pelo vereador José Aparecido, o  Cido (DEM), terá como relator Olívio Nóbrega (PR). Já os vereadores Alexandre Depieiri (PSB), Valdevan Noventa (PDT) e Wagner Eckstein ( PT) serão membros. A previsão é de que os trabalhos comecem imediatamente, já neste sábado a CEI vai se reunir pela primeira vez. Os primeiros ouvidos pela Comissão devem ser representantes da emrpesa Conam e o secretário de Finanças Maruzan Corado.

Repetindo frases como  “doa a quem doer”, “a câmara agora vai cumprir o seu papel de fiscalizar", “vamos ouvir todos os responsáveis por fiscalizar esses atos”, “queremos saber quem assinou os balancetes e deu as senhas usadas para cometer os crimes”, “vamos investigar tudo” e “o crime foi cometido na prefeitura e não na câmara”, os vereadores avisaram que vão para cima da administração municipal a fim de tentar limpar a imagem da casa.

O líder do governo na câmara, vereador Paulo Félix deu o tom do embate e avisou que a casa vai resgatar o seu papel constitucional de fiscalizar. Ele disse que o momento é histórico para a cidade, já que “vai resgatar a essência do legislativo”.

“O Poder judiciário está funcionando. O executivo e a polícia também. Cada um está cumprindo o seu papel. A câmara infelizmente estava adormecida. Agora, Nós temos que cumprir o nosso papel e fazer o legislativo funcionar também. Temos que ter a consciência do momento histórico que estamos vivendo. Não teremos outra chance temos que ser lúcidos e serenos. Vamos atuar na defesa dessa instituição”, afirmou Paulo Félix. “O crime não aconteceu nessa casa. Foi lá na administração pública. Nós temos que preservar essa casa. A instituição é mais importante do que nós. Nós iremos morrer e essa casa vai ficar”, completou.

De acordo com Paulo Félix cada um dos 10 vereadores restantes vai se  transformar em agentes e detetives. Ele disse que o instrumento de luta, a espada da câmara  será a  CPI. “O legislativo é o único poder desarmado e a única arma é a verdade. A Bíblia diz que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, observou.

Olívio Nóbrega também fez um discurso firme cobrando que os “responsáveis por fiscalizar os balancetes e emitir as senhas sejam ouvidos”. Ele falou da repercussão negativa dos vereadores durante a sessão, mas disse que a câmara começa a levantar para dar uma resposta.

“Nós não vamos ficar de joelhos. Estamos começando a reagir. Vamos ouvir todos, investigar tudo e descobrir os culpados. Doa a quem doer, ninguém vai prevaricar aqui. Doeu muito naquela sessão, mas hoje começamos a dar resposta”, avisou. “O roubo foi lá [prefeitura], o crime foi lá, então é lá que vamos chegar. Demoramos muito para começar a investigar, mas nunca é tarde. Não terei medo de fazer meu trabalho. Fomos atingidos, humilhados, mas sobraram homens honrados aqui”, completou.

Valdevan Noventa fez vários questionamentos a respeito da ação da polícia e da prisão dos vereadores dentro da câmara, com cobertura ao vivo da imprensa. “Isso foi feito para difamar e sujar a imagem dos vereadores dessa casa. Mas, vamos cumprir o nosso papel e dar resposta à altura a quem quiser conhecer a verdade. Os vereadores se preparem para trabalhar 24 horas”, avisou, lembrando que vai buscar uma resposta para a questão do transporte alternativo que há um ano está sendo alvo de uma licitação que ainda não foi concluída.

O vereador José Aparecido, o Cido, assumiu o compromisso de trabalhar seriamente a fim de dar uma resposta a sociedade. Ele afirmou estar preparado para suportar as represálias que possam acontecer em função da investigação. Entretanto, salientou que não irá se abalar. “Vou trabalhar firme e manter a minha rotina. Meu compromisso é com a verdade. Doa a quem doer”, garantiu ao ser questionado se a CPI corria o risco de acabar em pizza.


O presidente da Câmara, José Macário, declarou que todos os envolvidos serão investigados. “A Câmara Municipal tem o dever e a obrigação de instaurar sua comissão para também fazer a apuração dos fatos. Todos aqueles que forem citados serão investigados, doa a quem doer”, afirmou, fazendo menção a frase dita pelo prefeito Evilásio Farias num programa de Televisão.

O vereador Wagner Eckstein avaliou que a câmara precisa dar uma resposta a população, em razão da exposição negativa da cidade em rede nacional. “A Câmara Municipal precisa dar uma resposta à própria Câmara Municipal e à opinião pública. E isso será feito através da CEI. Nós vivemos de credibilidade. Se o parlamentar perde a credibilidade, ele pouco serve”, discursou o vereador Wagner Eckstein.




12º

Alberto Domingues

Parabéns pelo texto, pela qualidade de informações e, principalmente, pela cobertura.

11º

Alguém

Ridículo, só foi estourar a corrupção no Taboão, agora os Vereadores querem fiscalizar, isso vai virar uma baixaria de acusação em represália ao acontecido pra que isso acabem em PIZZA. com sempre.

10º

maria ramos

o vereador ganha sete mil , o prefeito ganha doze mil , com este salario não ´dá pra morar onde moram,ter o carro que teem e tudo mais que teem,,a culpa é do povo que puxa saco dos caras que andam em carros de 150mil, casas de 1,5 milhoes povo vota neles ,bajulem os ricos ,,votem neles voces merecem

Beto

“vai resgatar a essência do legislativo”? Então a essencia nunca estve ativa e vocês são pagos para isso meus caros. Mal intencionados fiscalizando mal intencionados.

José Pereira

Prezados Srs, Precisam que o Povo de Taboão da Serra Mude de Atitude, e tirem esses definitivamente do poder Legislativo, Votando em outros novos vereadores, votem em novas pessoas que numca foram vereador novos candidatos ai sim pode ser que agente consiga mudar o sistema em Taboão! o Poder vai esta em nossas Mãos em 2012! vamos vota colocar novos vereadores e tira estes que comandão e faz tudo mais é pra eles!

antunes fagundes

É engraçado, mas chegou a sair na imprensa, na epoca da eleição que o secretário do evilasio Luiz Antonio e seu filho estariam envolvidos em corrupção, sendo investigados pelo GAECO. Segundo a reportagem eles teriam em pouco tempo trabalhando na prefeitura levantado milhões para suas contas bancárias, além de diversos imóveis, e os nobres vereadores nada fizeram na época. Espero que essa historia seja investigada pela CEI e colocada para a população.

Julia

Gostei muito da matéria e da confirmação de que a Câmara não fiscaliza nada, pois precisam "resgatar o papel de fiscalizar". "A folha on line" publicou o relatório do inquérito policial e muito ainda há para ser apurado... Porém, o relatório deixa muito claro a dobradinha existente entre o legislativo e o executivo, pois o executivo contrata funcionários indicados pelos vereadores sem qualquer questionamento e, em contra partida o legislativo que não fiscaliza nada, aprova matéria encaminhada pelo executivo sem qualquer questionamento... Que pena!

Sandro

Essa eu quero ver os vereadores de Taboão cumprindo realmente o papel de legislativo. Quem sabe isso ajude alguns deles a voltar em 2012 porque a maioria, certamente vai perder a eleição e ficar chupando dedo... Pode esperar para ver o povo vai dar a resposta que a camara não dá!

Roberto

Paulo Félix!! Ha muito tempo a câmara está "adormecida"!!! Será que vai acordar mesmo, ou só no "bla-bla-ba"? Só vocês vereadores é que nunca estiveram acordados!! A população está atenta - lembra-se do sonoro NÃO à lei de iniciativa popular?

Zinho

É mas que justo, os vereadores, que sobram tem que dar uma resposta à população, que estão sem entender muitas coisas a serem esclarecidas,não só os funcionarios puplicos, mas os vereadores envolvidos no escandalo., Por que o povo vai cobrar de alguns nas urnas de 2012, então acho bom começarem antes q sejá tarde..., A Camara Municipal de Taboão, está na boca do Brasil inteiro,.

Paulo Castor

É incrível a cara de pau. Agora não interessa mais quem comete o crime,mas, sim onde. Desta forma, quando um assalto for cometido na rua, prenda-se a rua não o assaltante. Se o caixa eletrônico for explodido o crime é do caixa eletrônico. Não dá pra escamotear os indícios são que os vereadores usaram seu "poder" para aliciar funcionários, oferecendo vantagens. Será que no fim a CPI vai acusar o prédio da prefeitura. Ah! Lamento que os vereadores do PT não tenham falado nada, se omitiram.

Paulo Castor

É incrível a cara de pau. Agora não interessa mais quem comete o crime,mas, sim onde. Desta forma, quando um assalto for cometido na rua, prenda-se a rua não o assaltante. Se o caixa eletrônico for explodido o crime é do caixa eletrônico. Não dá pra escamotear os indícios são que os vereadores usaram seu "poder" para aliciar funcionários, oferecendo vantagens. Será que no fim a CPI vai acusar o prédio da prefeitura. Ah! Lamento que os vereadores do PT não tenham falado nada, se omitiram.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.