Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito avalia plebiscito em coletiva de imprensa

Por Karen Santiago | 5/05/2011

chico

Karen SantiagoChico Brito convida à imprensa para coletiva; assunto principal: balanço do plebiscito

A imprensa regional participou na última terça-feira, 4, de uma coletiva de imprensa à convite do prefeito, Chico Brito para tratar do plebiscito, suas características, a participação dos moradores e esclarecer as dúvidas existentes sobre o pleito. Jornalistas da região aproveitaram para levantar questionamentos sobre as obras da cidade, entulho, emplacamento das ruas e logradouros públicos, e ainda eleição de 2012.

Avaliando como positivo o resultado do plebiscito e também a participação democrática dos moradores que nas urnas decidiram pela oficialização, ou não, do nome pelo qual a cidade já era conhecida “Embu das Artes”, Chico disse que o índice de abstenção foi menor do que do plebiscito do desarmamento (40%) contra (31,48%) de Embu. O comparecimento também foi grande segundo, Brito.

“Do total de 171.305 eleitores aptos a votar, 117.409 foram às urnas (68,54%). O sim venceu com 66,48% (74.286 eleitores), já o não ficou com 33,52% (37.463 pessoas). Considero o resultado bastante significativo, afinal mais de 66% dos eleitores compareceram às urnas para oficializar o sim. A população participou do plebiscito de forma democrática”, disse.

Chico ressaltou que das 494 sessões, o sim perdeu para o não em cinco sessões na cidade inteira. “Foi muito interessante que a votação do sim foi maior nos bairros periféricos do que no centro. A população confirmou o desejo de reafirmar o sentimento de pertencer a Embu das Artes”, observou satisfeito.

O prefeito avaliou como negativo as pessoas contra a alteração do nome, não terem formado um comitê do não. “Essas pessoas fizeram faixas, panfletos pedindo voto pela não oficialização [1o cometendo crime eleitoral] e ainda colocaram inverdades que teria que alterar documentos, a população teria gastos, placa de carro [muda se quiser], por esse motivo um grupo ficou com receio de votar no sim. Não entendo porque os contra a oficialização, não tiveram coragem de formar um comitê”, avaliou.

Para esclarecer tais dúvidas o prefeito observou que mandou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, dizendo que não haveria mudanças e custos para a população com a oficialização de Embu das Artes. “Isso acabou tranqüilizando os moradores. Realizamos 49 mil telefonemas, também para informar a população, 97% das pessoas atenderam e ouviram até o final a mensagem, se as pessoas tivessem contrárias a proposta teriam desligado e não escutado a mensagem até o final. Isso sinalizou a vitória do sim”.

Brito comentou ainda sobre as críticas que recebeu em relação repasse de R$ 135 mil, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para custear a eleição. “Esse valor ajudou a exposição da cidade em mais de 80 sites, 28 minutos de TV e mais 47 minutos em rádio. Além do fortalecimento, a cidade teve exposição positiva”, defendeu.

De acordo com o prefeito, a homologação do nome oficial de Embu das Artes será feita por meio do TER-SP, que oficializará o resultado do plebiscito à Câmara Municipal, à Prefeitura e à Assembleia Legislativa até 12 de maio.

O resultado positivo do plebiscito no domingo, dia 1o de maio tem importantes significados para a cidade e sua população. A consulta popular conduzida pelo TRE-SP e também pelo governo municipal tornou-se um marco dos dez anos de gestão democrática e participativa na cidade.

Questionado sobre as eleições municipais de 2012, Chico afirmou que o plebiscito não foi partidário. “Não partidarizamos o plebiscito. Não é o plebiscito que vai me eleger. A população vai analisar as minhas propostas e projetos, apresentado no meu governo”.

O encontro serviu ainda para reforçar o estreitamento da relação de Chico Brito com a imprensa regional. Em um mês é o segundo encontro com os jornalistas. O primeiro foi na caravana pelas obras pela cidade, realizada no fim de março. Onde a imprensa pôde conferir de perto o andamento das obras na cidade de Embu.

 

Elenice

Prefeito Chico Brito para de gastar dinheiro com besteiras e entrega o uniforme das crianças que a tanto tempo esperam. Sou a favor do sim, mas quando essa cidade será vista como artes e parar de ser Embu cidade dos buracos?

João

Ai Chico Brito, voce deve estar andando de avião por Embu das ARTES porque é só cego que não enxerga a porcaria que virou está cidade, lixo, buracos, uniforme atrasado, não existe carro que sobrevive a uma cidade dessas cheia.Um trabalhador aqui só leva a pior porque para voce não estar se importando com a população e porque não quer se reeleger. E triste ver meus filhos crescerem aqui.

Wilson

Onde foi parar meu comentário sobre os verdadeiros criminosos eleitorais da cidade de Embu? Quer dizer, o Chico Buraco pode falar que quem fez campanha do não cometeu crime eleitoral e eu não posso falar da turma do Natinha e de suas intervenções antecipando sua eleição nas convenções de outros partidos?

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.