Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito avalia plebiscito em coletiva de imprensa

Por Karen Santiago | 5/05/2011

chico

Karen SantiagoChico Brito convida à imprensa para coletiva; assunto principal: balanço do plebiscito

A imprensa regional participou na última terça-feira, 4, de uma coletiva de imprensa à convite do prefeito, Chico Brito para tratar do plebiscito, suas características, a participação dos moradores e esclarecer as dúvidas existentes sobre o pleito. Jornalistas da região aproveitaram para levantar questionamentos sobre as obras da cidade, entulho, emplacamento das ruas e logradouros públicos, e ainda eleição de 2012.

Avaliando como positivo o resultado do plebiscito e também a participação democrática dos moradores que nas urnas decidiram pela oficialização, ou não, do nome pelo qual a cidade já era conhecida “Embu das Artes”, Chico disse que o índice de abstenção foi menor do que do plebiscito do desarmamento (40%) contra (31,48%) de Embu. O comparecimento também foi grande segundo, Brito.

“Do total de 171.305 eleitores aptos a votar, 117.409 foram às urnas (68,54%). O sim venceu com 66,48% (74.286 eleitores), já o não ficou com 33,52% (37.463 pessoas). Considero o resultado bastante significativo, afinal mais de 66% dos eleitores compareceram às urnas para oficializar o sim. A população participou do plebiscito de forma democrática”, disse.

Chico ressaltou que das 494 sessões, o sim perdeu para o não em cinco sessões na cidade inteira. “Foi muito interessante que a votação do sim foi maior nos bairros periféricos do que no centro. A população confirmou o desejo de reafirmar o sentimento de pertencer a Embu das Artes”, observou satisfeito.

O prefeito avaliou como negativo as pessoas contra a alteração do nome, não terem formado um comitê do não. “Essas pessoas fizeram faixas, panfletos pedindo voto pela não oficialização [1o cometendo crime eleitoral] e ainda colocaram inverdades que teria que alterar documentos, a população teria gastos, placa de carro [muda se quiser], por esse motivo um grupo ficou com receio de votar no sim. Não entendo porque os contra a oficialização, não tiveram coragem de formar um comitê”, avaliou.

Para esclarecer tais dúvidas o prefeito observou que mandou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, dizendo que não haveria mudanças e custos para a população com a oficialização de Embu das Artes. “Isso acabou tranqüilizando os moradores. Realizamos 49 mil telefonemas, também para informar a população, 97% das pessoas atenderam e ouviram até o final a mensagem, se as pessoas tivessem contrárias a proposta teriam desligado e não escutado a mensagem até o final. Isso sinalizou a vitória do sim”.

Brito comentou ainda sobre as críticas que recebeu em relação repasse de R$ 135 mil, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para custear a eleição. “Esse valor ajudou a exposição da cidade em mais de 80 sites, 28 minutos de TV e mais 47 minutos em rádio. Além do fortalecimento, a cidade teve exposição positiva”, defendeu.

De acordo com o prefeito, a homologação do nome oficial de Embu das Artes será feita por meio do TER-SP, que oficializará o resultado do plebiscito à Câmara Municipal, à Prefeitura e à Assembleia Legislativa até 12 de maio.

O resultado positivo do plebiscito no domingo, dia 1o de maio tem importantes significados para a cidade e sua população. A consulta popular conduzida pelo TRE-SP e também pelo governo municipal tornou-se um marco dos dez anos de gestão democrática e participativa na cidade.

Questionado sobre as eleições municipais de 2012, Chico afirmou que o plebiscito não foi partidário. “Não partidarizamos o plebiscito. Não é o plebiscito que vai me eleger. A população vai analisar as minhas propostas e projetos, apresentado no meu governo”.

O encontro serviu ainda para reforçar o estreitamento da relação de Chico Brito com a imprensa regional. Em um mês é o segundo encontro com os jornalistas. O primeiro foi na caravana pelas obras pela cidade, realizada no fim de março. Onde a imprensa pôde conferir de perto o andamento das obras na cidade de Embu.

 

Elenice

Prefeito Chico Brito para de gastar dinheiro com besteiras e entrega o uniforme das crianças que a tanto tempo esperam. Sou a favor do sim, mas quando essa cidade será vista como artes e parar de ser Embu cidade dos buracos?

João

Ai Chico Brito, voce deve estar andando de avião por Embu das ARTES porque é só cego que não enxerga a porcaria que virou está cidade, lixo, buracos, uniforme atrasado, não existe carro que sobrevive a uma cidade dessas cheia.Um trabalhador aqui só leva a pior porque para voce não estar se importando com a população e porque não quer se reeleger. E triste ver meus filhos crescerem aqui.

Wilson

Onde foi parar meu comentário sobre os verdadeiros criminosos eleitorais da cidade de Embu? Quer dizer, o Chico Buraco pode falar que quem fez campanha do não cometeu crime eleitoral e eu não posso falar da turma do Natinha e de suas intervenções antecipando sua eleição nas convenções de outros partidos?

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

13/04/2017

Partidos devem entregar prestações de contas de 2016 até 30 de abril

Os 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem entregar à...

13/04/2017

416ª Zona Eleitoral pede ajuda da Câmara para incentivar cadastro de biometria

Para evitar as longas filas que se formam no período que antecede as eleições, e, ao mesmo tempo...

13/04/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio fruto de emenda da deputada Analice

O prefeito de Itapecerica da Serra Jorge Costa esteve no Palácio dos Bandeirantes para...

25/04/2017

Embu das Artes terá palestra gratuita sobre conservação de animais silvestres

No próximo dia 29 de abril, o município Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo,...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.