Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito avalia plebiscito em coletiva de imprensa

Por | 5/05/2011

chico

Karen SantiagoChico Brito convida à imprensa para coletiva; assunto principal: balanço do plebiscito

A imprensa regional participou na última terça-feira, 4, de uma coletiva de imprensa à convite do prefeito, Chico Brito para tratar do plebiscito, suas características, a participação dos moradores e esclarecer as dúvidas existentes sobre o pleito. Jornalistas da região aproveitaram para levantar questionamentos sobre as obras da cidade, entulho, emplacamento das ruas e logradouros públicos, e ainda eleição de 2012.

Avaliando como positivo o resultado do plebiscito e também a participação democrática dos moradores que nas urnas decidiram pela oficialização, ou não, do nome pelo qual a cidade já era conhecida “Embu das Artes”, Chico disse que o índice de abstenção foi menor do que do plebiscito do desarmamento (40%) contra (31,48%) de Embu. O comparecimento também foi grande segundo, Brito.

“Do total de 171.305 eleitores aptos a votar, 117.409 foram às urnas (68,54%). O sim venceu com 66,48% (74.286 eleitores), já o não ficou com 33,52% (37.463 pessoas). Considero o resultado bastante significativo, afinal mais de 66% dos eleitores compareceram às urnas para oficializar o sim. A população participou do plebiscito de forma democrática”, disse.

Chico ressaltou que das 494 sessões, o sim perdeu para o não em cinco sessões na cidade inteira. “Foi muito interessante que a votação do sim foi maior nos bairros periféricos do que no centro. A população confirmou o desejo de reafirmar o sentimento de pertencer a Embu das Artes”, observou satisfeito.

O prefeito avaliou como negativo as pessoas contra a alteração do nome, não terem formado um comitê do não. “Essas pessoas fizeram faixas, panfletos pedindo voto pela não oficialização [1o cometendo crime eleitoral] e ainda colocaram inverdades que teria que alterar documentos, a população teria gastos, placa de carro [muda se quiser], por esse motivo um grupo ficou com receio de votar no sim. Não entendo porque os contra a oficialização, não tiveram coragem de formar um comitê”, avaliou.

Para esclarecer tais dúvidas o prefeito observou que mandou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, dizendo que não haveria mudanças e custos para a população com a oficialização de Embu das Artes. “Isso acabou tranqüilizando os moradores. Realizamos 49 mil telefonemas, também para informar a população, 97% das pessoas atenderam e ouviram até o final a mensagem, se as pessoas tivessem contrárias a proposta teriam desligado e não escutado a mensagem até o final. Isso sinalizou a vitória do sim”.

Brito comentou ainda sobre as críticas que recebeu em relação repasse de R$ 135 mil, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para custear a eleição. “Esse valor ajudou a exposição da cidade em mais de 80 sites, 28 minutos de TV e mais 47 minutos em rádio. Além do fortalecimento, a cidade teve exposição positiva”, defendeu.

De acordo com o prefeito, a homologação do nome oficial de Embu das Artes será feita por meio do TER-SP, que oficializará o resultado do plebiscito à Câmara Municipal, à Prefeitura e à Assembleia Legislativa até 12 de maio.

O resultado positivo do plebiscito no domingo, dia 1o de maio tem importantes significados para a cidade e sua população. A consulta popular conduzida pelo TRE-SP e também pelo governo municipal tornou-se um marco dos dez anos de gestão democrática e participativa na cidade.

Questionado sobre as eleições municipais de 2012, Chico afirmou que o plebiscito não foi partidário. “Não partidarizamos o plebiscito. Não é o plebiscito que vai me eleger. A população vai analisar as minhas propostas e projetos, apresentado no meu governo”.

O encontro serviu ainda para reforçar o estreitamento da relação de Chico Brito com a imprensa regional. Em um mês é o segundo encontro com os jornalistas. O primeiro foi na caravana pelas obras pela cidade, realizada no fim de março. Onde a imprensa pôde conferir de perto o andamento das obras na cidade de Embu.

 

23/11/2017

Laércio Lopes deixa o PTB e busca novos partidos para disputar sucessão de 2020

O vice-prefeito Taboão da Serra, Laércio Lopes, anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai deixar...

23/11/2017

Novo texto da reforma mantém idade mínima de 65 para homens e 62 para mulheres

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016,...

23/11/2017

Polícia Federal prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral e cumpre outros

22/11/2017

Temer reúne governadores em busca de apoio para reforma da Previdência

Com a proximidade do recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 23 de dezembro, o...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

23/11/2017

ONG Sementes do Amanhã vira pauta de reportagem da rede Globo

A ONG Sementes do Amanhã será pauta de uma reportagem especial da rede globo. Denominada de...

23/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

23/11/2017

Laércio Lopes deixa o PTB e busca novos partidos para disputar sucessão de 2020

O vice-prefeito Taboão da Serra, Laércio Lopes, anunciou nesta quarta-feira, 24, que vai deixar...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.